×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LoL: “Na Europa, é isolamento. Você está sozinho” diz Bwipo sobre diferenças da Fnatic e Liquid

League of Legends

Bwipo passou por muitos momentos em que se sentiu sozinho enquanto estava na Fnatic. Não porque ele estava de fato sozinho, afinal, ele tinha seu time. Mas o jogador, hoje na Team Liquid, contou em entrevista ao 2v1 Podcast como jogar na Europa pode trazer um sentimento de isolamento aos players de LoL.

Durante o bate-papo, ele explicou as principais diferenças entre jogar nos dois continentes e como faz bem estar perto de mais pessoas da mesma organização, como é o caso da Liquid.

Isolamento na Fnatic

Bwipo começou contando sobre o sentimento de solidão na Europa, principalmente devido ao fato do escritório da Fnatic ser em Londres, e como isso acrescenta ainda mais pressão aos times.

Na verdade, andei pensando nisso ultimamente já que tive muito tempo livre já que não me classifiquei para o Mundial. Eu pensava comigo mesmo ‘Por quê? Por que na Europa eu tinha tanto sucesso? Ia para o Mundial todo ano e era candidato a passar da Fase de Grupos e agora eu nem me classifiquei. Claro, foi só um jogo, mas mesmo assim. E na verdade, a questão principal que eu percebi é que na Europa, ao mesmo na Fnatic, o escritório fica em Londres, então é bastante isolado. A pressão é muito maior quando você não escuta nada. É tipo: quando você chega em casa com notas ruins e não sabe o que seus pais acham disso. Normalmente, é muito pior, aquela espera antes de ouvir o que eles têm a dizer é bem pior do que quando você de fato mostra pra eles. ‘Ah descupe mãe e pai, eu fui mal’ não é tão ruim. Eles te perdoam, falam que a próxima será melhor. Mas imagine que, permanentemente, você não escuta nada. É silêncio o tempo todo. Era assim na Fnatic, eu não tinha o meu CEO reagindo depois do jogo, eu não tinha ninguém, só o meu time. Sim, é claro que o time fica junto ‘está tudo bem gente, jogamos mal, mas precisamos nos esforçar mais para sermos melhores’.

Stress acumulado

A consequência do isolamento, Bwipo explica, é que há muito acúmulo de stress. Por isso, vencer acaba sendo a única forma de garantir que tanto o jogador quanto o time vão se sentir bem.

Não há uma fonte externa para aliviar o stress, o único jeito de fazer isso na Europa é vencer. Basicamente, você precisa ter resultados para fazer você e o time se sentirem melhor porque obviamente, como jogador, o que você faz quando perde? Você fica bravo, chateado, mas é claro, você coloca sua vida e paixão nisso, você quer vencer. Você não vai fazer de um jeito tóxico, xingando e culpando seu time, mas às vezes até isso é necessário para aliviar a pressão, mas também são cobranças maiores, essa é a principal diferença entre a Europa e a América do Norte, ao menos na minha experiência.

Team Liquid = grande família

Já na Liquid, Bwipo explica que o sentimento é bem diferente, já que o time de LoL é rodeado de gente o tempo inteiro e, portanto, recebem apoio mesmo quando não atuam bem.

Na Team Liquid você está no prédio, tem uma centena de pessoas trabalhando lá, tem muita gente lá e eles estão fazendo todo tipo de trabalho, como social media, criação de conteúdo, etc. Você passa por eles e eles falam ‘não se preocupe, você deu seu melhor’ e você pensa ‘isso é bom de ouvir’, mas ao mesmo tempo, isso alivia o stress. As pessoas falam que stress faz mal, a questão do stress no LoL é que ele te faz jogar mais, se esforçar mais, você se dedica mais porque sente a pressão desse stress. ‘Eu tenho que vencer, não posso ficar perdendo’. Talvez seja diferente em outros times e não estou dizendo que isso é algo totalmente ruim, mas pra compensar o quanto você pode estar confortavel, em relação a como eu me sentia na Fnatic. Não estou dizendo que eu não estava confortável na Fnatic, era o que eu disse, se a gente perdia, era muito duro. Enquanto na NA não é o caso, a gente perdia e era ‘ah, acontece’. Na Europa é ‘isolamento, você está sozinho, se não tiver bons resultados você se sente mal. Se você vence, se sente ótimo’. É bem isolado.

Além de falar da Europa e da América do Norte, na mesma entrevista o jogador ainda explicou sua origem brasileira. Você pode assistir ao episódio completo com Bwipo logo abaixo.

Veja também: Times da LCO disputarão playoffs da PCS por vagas no MSI e Worlds

Thaime Lopes

por Thaime Lopes

Publicado em 21 de novembro de 2022 • Editado há mais de 1 ano

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: O que vem no Passe de Batalha e Coleções do Hall of Legends do Faker
League of Legends

LoL: O que vem no Passe de Batalha e Coleções do Hall of Legends do Faker

Neste texto, você confere todos os itens que vem em cada um dos Pacotes de Lenda do Faker, além do Passe de Evento Hall of Legends.

Há 15 horas
League of Legends
LoL: Pacote com skin do Faker custa mais de 1300 reais
League of Legends

LoL: Pacote com skin do Faker custa mais de 1300 reais

A Riot lançou as novas skins do Faker para o Hall of Legends, e os fãs do jogador ficaram malucos pelo alto preço que está sendo cobrado pelos cosméticos.

Há 16 horas
League of Legends
Novas skins do Faker – Hall of Legends: preço, campeões e data de lançamento
League of Legends

Novas skins do Faker – Hall of Legends: preço, campeões e data de lançamento

Veja quais campeões receberão as Novas skins do Faker - Hall of Legends no LoL, bem como a data de lançamento e preço de cada uma delas.

Há 18 horas
League of Legends
LCK 2024: Faker tem recorde positivo contra todos os mid’s atuais
League of Legends

LCK 2024: Faker tem recorde positivo contra todos os mid’s atuais

Faker e domínio dos mid's da LCK é uma pauta que parece antiga, mas ela está se renovando. Apesar de ter um novo desafiante... acessa!

Há 21 horas
League of Legends
CBLOL 2024: “Foi uma decepção interna”, diz FURIA Maestro sobre o primeiro split
League of Legends

CBLOL 2024: “Foi uma decepção interna”, diz FURIA Maestro sobre o primeiro split

Em entrevista exclusiva ao Mais Esports, Maestro contou um pouco mais sobre o seu primeiro split de 2024 na FURIA. Acessa!

Há 23 horas
League of Legends
CBLOL 2024: Maestro fala sobre os testes do brTT na FURIA
League of Legends

CBLOL 2024: Maestro fala sobre os testes do brTT na FURIA

Em entrevista exlcusiva ao Mais Esports, o General Manager da FURIA, Maestro, contou mais sobre os testes do brTT na organização. Acessa!

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais