Para 2023, a Riot Games trará mudanças significativas para a PCS e LCO. As duas ligas estarão juntas para o próximo e terão um novo sistema de classificação para o Worlds.
A fase regular da LCO continua no seu formato normal, com as equipes da Oceania jogando entre si até a fase decisiva da competição. Após isso, os dois melhores times não mais disputam entre si por uma classificação direta para o Worlds ou MSI e sim jogam os playoffs da PCS, competindo com os times do Sudeste Asiático pelas vagas.
De acordo com o comunicado, a Riot Games acredita que esse novo formato fará com que as equipes da Oceania tenham novas oportunidades para o desenvolvimento da liga e dos jogadores. Para a desenvolvedora, esse é um novo passo para a construção de um ecossistema mais competitivo em todo o mundo.
Update to the League of Legends Pacific Championship Series: https://t.co/Gh57wummDe pic.twitter.com/UqsGRgkXA5
— LoL Esports (@lolesports) November 18, 2022
Jogadores da LCO serão residentes na PCS
Com as mudanças, os jogadores da Oceania se tornarão atletas residentes no Sudeste Asiático. Ou seja, não mais ocupam vagas de estrangeiros nas equipes da PCS, em caso de alguma contratação.
Nesse sentido, as mudanças feitas para que players da LCO se tornassem residentes no NA serão descontinuadas. Jogadores que assinarem ou estiverem com contratos válidos até o final de 2022 poderão escolher entre as duas residências: NA e PCS. Já no futuro, não será mais possível fazer escolha e atletas da LCO serão residentes apenas no Sudeste Asiática e na liga nativa.