Com a chegada do patch 25.T1.1 no LoL também tivemos a estreia da runa nova Arcanista do Axioma, que aprimora o dano/cura/escudo de sua ultimate. Contudo, a novidade tem algumas interações questionáveis!
Nova runa do LoL tem interações específicas (e bugadas)
Um jogador do Reddit elencou algumas interações interessantes e outras bugadas que a nova runa pode trazer para o jogo, por exemplo: como o Arcanista do Axioma afetaria a ultimate da Camille que, em tese, não dá dano?
Nesse caso, a ult da Camille além de criar o “cercado”, ela também concede um bônus de dano mágico para todo Ataque Básico da campeã. Este bônus passivo é quem ganha o buff da runa!
A Karma é outra campeã que está com uma interação relativamente esquisita. O seu R junto Q não está recebendo o adicional de dano, contudo o seu R mais W está causando mais dano e cura extra, tal qual seu E ultado também fornece mais escudo!
Outro campeão que vive um caso semelhante ao da Karma é o Udyr, que tem a ultimate desde o nível, só que a interação é bem diferente: no caso deste campeão, o Axioma buffa a passiva, fazendo com que todas as habilidades sejam melhoradas pela runa!
Outro campeão que vai ter o Arcanista do Axioma buffando todas as habilidades é o K’Sante, mas só quando ele está ultado! Afinal, durante a ult, todas as suas habilidades têm o dano amplificado e esta amplificação que recebe o buff da runa. Por conta deste detalhe específico, o E do campeão não recebe impacto da runa.
Campeões que poderiam ter interação com Arcanista do Axioma, mas não tem
Na lista de quem poderia ter uma interação a mais, só que não acontece nada, é a Renata Glasc, que poderia ter algum dano bônus e o Zilean, que poderia renascer o alvo aliado com mais vida. Em ambos casos, é difícil chamar de cura, porque os textos das habilidades não comentam nada sobre.
A Renata aumenta a Velocidade de Ataque do alvo, mas não aumenta o dano causado ou causa dano bônus no alvo. Sendo assim, faz sentido a runa não interagir. Da mesma maneira, o Zilean, que é dito que ele “retrocede” o alvo no tempo, e não que cura.
Estes são bug e a Riot tem que rever o impacto da runa
O primeiro é mais fácil de explicar: o Mundo, por alguma razão, não recebe nenhum buff em seu R. O texto da runa não especifica que a runa tem que ser em outro alvo, mas é dito que as curas recebem alteração, logo pode ser visto como um bug.
O próximo caso é mais curioso, a Vayne recebe os 14% de dano adicional que a runa promete quando ela ulta, mas é apenas para os ataques básicos. Só que, pelo R da campeã ser um esteroide de AD, o Q dela também deveria ser buffado (como é no caso do K’Sante e Udyr).
Além disso, a porcentagem de dano adicional do W dela também não é alterada – mas também devia pelo R afetar diretamente seu ataque básico e tudo girar ao redor disso!
Pra quem não funciona, a runa devia ser removida?
Não! Apesar da “cereja do bolo” ser este buff de dano/cura/escudo, a runa também tem um segundo uso: quem tem esta runa e elimina um campeão, ganha uma redução do Tempo de Recarga de 7%. Ou seja: mesmo com alguns bugs, a runa não é “inutilizável”.