LoL: Novo sistema dará PDL em dobro a jogadores autofill que jogarem bem

LoL: Novo sistema dará PDL em dobro a jogadores autofill que jogarem bem

A Riot Games anunciou nesta semana um novo sistema de recompensas para quem cair de autofill no League of Legends: o Égide da Valentia, previsto para estrear na ranqueada de 2026.

O que muda no autofill no LoL em 2026?

A reformulação busca tornar mais justas as partidas em que um jogador é forçado a atuar em uma função que não escolheu. A partir da próxima temporada, o sistema vai tentar emparelhar jogadores autofillados na mesma função, como, por exemplo, um jungler autofill contra outro jungler também autofillado.

Se isso não for possível, o algoritmo priorizará o equilíbrio geral: mesmo número de autofillados por time ou, em último caso, um leve ajuste no MMR do time com mais autofillados para compensar.

Égide da Valentia: como funciona o sistema de recompensa

Para incentivar a dedicação mesmo fora da role principal, a Riot criou o sistema Égide da Valentia. Jogadores que caírem de autofill e alcançarem pelo menos nota C na partida terão direito a uma das seguintes vantagens:

  • PDL em dobro se vencerem a partida
  • Proteção total contra perda de PDL em caso de derrota

Continue depois da publicidade

(Imagem: Divulgação/Riot)

O Égide da Valentia será ativado automaticamente, com um aviso no lobby de seleção de campeões. O bônus, no entanto, só é aplicado se a nota mínima for atingida.

Quem joga jungle e suporte também será beneficiado

Funções como suporte e jungle, que têm alta taxa de autofill natural por serem menos populares, também entram na nova lógica de recompensas. Nesses casos, o Égide da Valentia será aplicado com uma frequência semelhante à de quem cai autofill, mesmo que o jogador tenha escolhido a função.

O benefício, porém, será discreto: não haverá aviso no lobby nesses casos, apenas a aplicação automática dos efeitos ao fim da partida.


Continue depois da publicidade

(Imagem: Divulgação/Riot)

Por que a Riot está fazendo isso?

Segundo a empresa, embora cair de autofill não seja uma ocorrência tão frequente, ela ainda gera frustração significativa. O objetivo das mudanças é preservar o tempo de fila curto sem sacrificar a qualidade das partidas, além de reconhecer o esforço de quem encara o desafio fora da função principal.

A Riot também afirma que, no longo prazo, jogar em outras funções fortalece o entendimento geral do jogo e melhora o desempenho do jogador como um todo.

Além do Égide da Valentia, o sistema de autofill também passa por ajustes em outras frentes. A partir de 2026, dar dodge não remove mais o autofill, e quem estiver em elos altos (Master ou superior) será ainda mais punido: o dodge contará como derrota completa, com penalidade de tempo e autofill mantido.

Confira todas as novidades da Temporada 2026 de LoL


Continue depois da publicidade

Bruno Rodrigues

Bruno Rodrigues

Em um match up de Riven vs Irelia você rusha dano ou CDR?

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias