LoL: O novo Atakhan funciona no competitivo? Confira os números

LoL: O novo Atakhan funciona no competitivo? Confira os números

O novo Atakhan já apareceu em 93 partidas no Tier 1 do competitivo de League of Legends. Mas será que esse objetivo tem impactado os jogos de forma relevante? Vamos analisar os números por liga e explorar algumas particularidades.

O Atakhan é efetivo no competitivo?

Com base na nossa pesquisa — que, vale lembrar, considera apenas os dados disponíveis até o fechamento desta matéria (09/05) —, o que fica evidente é: a frequência com que o objetivo é realizado comprova que as mudanças trouxeram melhorias ao Atakhan.

Antes, o Atakhan era um objetivo difícil de abater e com uma recompensa que podia ser facilmente contestada — especialmente após os nerfs no chamado “Atakhan da G.A.”. Agora, porém, ele aparece praticamente em todas as partidas. Confira os dados:

  • LPL: no patch 25.09, 38 Atakhans feitos, com 26 vitórias para o time que o realizou, resultando em uma taxa de vitória de 68,42%;
  • LCK: 13 partidas no patch 25.09, 12 Atakhans feitos, 10 vitórias do time que o realizou (83,33%);
  • LEC: 12 partidas no patch 25.09, 12 Atakhans feitos, 10 vitórias do time que o realizou (83,33%);
  • LTA Norte: 10 partidas no patch 25.09, 10 Atakhans feitos, 6 vitórias do time que o realizou (60%);
  • LCP: 10 partidas no patch 25.09, 10 Atakhans feitos, 9 vitórias do time que o realizou (90%);
  • LTA Sul: 10 partidas no patch 25.09, 10 Atakhans feitos, 9 vitórias do time que o realizou (90%).

Continue depois da publicidade

(Imagem: Divulgação/Riot)

Caso isolado: Gen.G e NS protagonizam o único jogo sem fazer o Atakhan de Ionia

De forma surpreendente, o jogo 2 entre Gen.G e Nongshim foi o único confronto do Tier 1 sem a realização do Atakhan desde a chegada do patch 25.09. Ainda assim, esse caso reforça a força do novo objetivo: trata-se da partida mais rápida da LCK 2025.

Confira os dados desse jogo:

É importante lembrar que o Atakhan nasce aos 20 minutos de jogo, e essa partida terminou aos 21 minutos e 55 segundos — ou seja, não haveria tempo viável para contestar o objetivo.

Caso LTA Sul e LCP: quem foi o time que perdeu a única realização do Atakhan?

Os poucos casos em que o time que realizou o Atakhan acabou derrotado explicam os “apenas” 90% de taxa de vitória na LTA Sul e LCP. As responsáveis foram a Vivo Keyd Stars e a TALON. Esta última, representante da LCP, vive um momento difícil: conseguiu garantir o Atakhan no segundo jogo contra a Team Whales, mas acabou sendo derrotada por 2 a 0. Veja:

O caso da Vivo Keyd Stars é ainda mais curioso: no jogo em que a paiN Gaming perdeu dois banimentos por punição, os Guerreiros conquistaram o Atakhan. Ainda assim, não foi suficiente, e a equipe acabou derrotada. Na própria execução do objetivo, o setup não foi ideal. Relembre:

Conclusão: a frequência comprova a importância

O fato é que o buff concedido pelo Atakhan é excelente para as teamfights — e são justamente as lutas que definem o competitivo de League of Legends atualmente. Considerando que a única partida sem Atakhan teve um contexto atípico, fica claro que não há mais razão para ignorar o Monstro Épico, como acontecia com versões anteriores do objetivo.


Continue depois da publicidade

(Imagem: Reprodução/LoL)

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Jornalista nos Esports desde 2022. Tropa da Edificação. Jornalismo que incomoda.

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias