A Riot anunciou dezenas de novos itens para a próxima temporada, e muitos jogadores estão estranhando um novo atributo neles: Aceleração de Habilidade. Isso nada mais é que a Redução de Tempo de recarga (CDR, ou em RTR em pt), funcionando de uma forma diferente.
Diferença entre Aceleração de Habilidade e RTR
Atualmente, a redução de tempo de recarga acumula exponencialmente, ou sejam quanto mais RTR o jogador possui, melhor ele se torna. Por exemplo, 10% de RTR correspondem a 11% mais habilidades, enquanto que 40% de RTR correspondem a 66% mais habilidades, e não 44% (11×4, porque os 10% aumentaram em 4x).
A Aceleração de habilidade chegou para trabalhar de forma linear, ou seja, 20 de aceleração corresponde a 20% mais de habilidades, 40 corresponde a 40% a mais, e por aí vai. Dessa forma, ela terá o mesmo impacto do quanto que você compra, e não de forma exponencial.
O novo atributo também abriu espaço para que o limite de RTR aumentasse, e será possível chegar a até 66% em uma combinação especifica de itens. Atualmente o limite máximo é 40%.
Com esse calculo sendo linear, o usuário pode construir o quanto de Aceleração de Habilidade ele quiser, e isso também abrirá espaço para mais itens terem o atributo. Como o RTR funciona de forma exponencial, é difícil colocá-lo em vários itens, pois ficaria fácil de escalar o valor.
Aceleração de Habilidade funcionará igual à Armadura ou Resistência mágica, por exemplo. Você pode fazer o quanto quiser e o resultado será equivalente a esse valor, ou seja, a cada 1% de Aceleração, você poderá usar 1% mais habilidades.
Conversão dela para RTR
A conversão de dela para RTR não é de 1:1, conforme ressaltou a própria Riot, pois isso deixaria o atributo fraco. Então pelo menos no começo, fazer as contas de cabeça não será tão intuitivo para os jogadores, por isso um usuário do Reddit criou uma tabela com a conversão da Aceleração de Habilidade para CDR.
Ele ressaltou que O problema é que a Aceleração de Habilidade é menos intuitiva do que o RTR. “Quando você está no jogo, faz mais sentido dizer ‘Minha habilidade que tinha um CD de 10 segundos agora está em 6 segundos com 40% CDR’ do que dizer ‘Meu DPS (dano por segundo) máximo é 67% maior do que costumava ser agora que tenho 67 de Aceleração de Habilidade”.
A conversão foi feita desde o valor inicial 0 para Aceleração de Habilidade, até o 200, que é o máximo que um jogador conseguirá alcançar no jogo. A fórmula usada foi: Aceleração de Habilidade = 1/(1-RTR)-1. Veja a tabela:
Aceleração de Habilidade | Redução de Tempo de Recarga equivalente |
0 | 0% |
5 | 4.8% |
10 | 9.15 |
15 | 13.0% |
20 | 16.7% |
25 | 20% |
30 | 23.1% |
35 | 25.9% |
40 | 28.6% |
45 | 31% |
50 | 33.3% |
55 | 35.5% |
60 | 37.5% |
65 | 39.4% |
70 | 41.2% |
75 | 42.9% |
80 | 44.4% |
85 | 45.9% |
90 | 47.4% |
95 | 48.7% |
100 | 50% |
105 | 51.2% |
110 | 52.4% |
115 | 53.5% |
120 | 54.5% |
125 | 55.6% |
150 | 60.0% |
175 | 63.6 |
200 | 66.7% |
No momento os novos itens ainda estão em fase de testes no PBE, e também passarão por testes na pré-temporada, que acontece no fim do ano. Até serem lançados oficialmente, esses atributos podem ser alterados, bem como suas fórmulas.
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