Mais Esports
BetBoom

LoL: O Smolder, dos últimos campeões, é um dos poucos que deu certo

League of Legends
BETBOOM

Naafiri, Briar, Hwei e Smolder, estes foram os últimos quatro campeões a serem lançados no LoL, e a maioria vivendo porcentagens “polêmicas” e esquecimento. Ainda que o Hwei tenha alcançado uma popularidade significativa, nada parece ser tanto quanto o efeito Smolder.

Na foto é possível ver a splash art de Smolder, novo campeão do LoL
Divulgação/Riot Games

O Smolder deu certo como campeão?

Há tempos a comunidade critica, seja o design do campeão ou o kit do boneco e por fim até mesmo a história fora de jogo ser fraca. Smolder também sofreu com reclamações quanto ao design, mas isso não afetou a popularidade do campeão, por que isso?

Smolder tem um kit fácil (e faz sentido)

A jogabilidade é o primeiro passo para a aceitação de um campeão, algo que afetou até lançamentos um pouco mais antigos como o da Renata Glasc, K’Sante e Zeri.

No caso, as habilidades do Smolder são muito autoexplicativas: basta você acumular pontos no Q e usar as habilidades, que dificuldade existe nisso?

E ainda existe um sentimento recompensador com o campeão de conseguir os acúmulos, ser uma máquina de pentakill e atravessar terrenos.

Ele é fofo – sim, isso é um argumento

Ainda que tenha sido muito alvo das críticas, o espírito mais cartunesco do campeão é muito convidativo e como isto interage com as habilidades é incrível. É um dragão que literalmente espirra e ganha um 2v2 ou chama a mãe e ganha a team-fight, isso é muito carismático – apesar de infantil.

Na imagem tem o novo campeão, Smolder, um pequeno e fofo dragão
Reprodução/Riot Games

Smolder é completamente adaptável

Você, de Smolder, pode fazer: Letalidade, Crítico, Build focando o AD nas habilidades e AP. Grande crítica dos jogadores mais casuais é a “ditadura” dos itens, de só poder fazer build X e Y, e com o dragãozinho não tem isso.

No início julgavam o início de jogo dele, e depois da build coreana do Smolder aparecer, o campeão se tornou completamente adaptável tanto no early-mid-late game.

Imagem da skin Smolder Escalamas Celestiais no LoL
Imagem: Reprodução/Riot

Números de popularidade do campeão

Segundo o site LoLalytics, o campeão tem 2.448.182 jogos nesse patch, contando com todos os elos e servidores. Veja a comparação com os últimos campeões:

  • Smolder: 2.448.182 jogos
  • Briar: 957.722
  • Hwei: 686.747
  • Naafiri: 257.016

Um fator bizarro: a diferença da porcentagem de vitórias entre Naafiri e Smolder é de apenas 3%, apesar de uma diferença de mais de 2 milhões de partidas.

O campeão além de fácil e carismático, vence as partidas. 49% de vitórias e a maior popularidade do patch, contrariando o efeito dos últimos campeões (tanto em frequência de pick, quanto em vitória).

Smolder no competitivo

Por enquanto o campeão ainda não brilhou no competitivo: só apareceu em três jogos na LCS 2024 e perdeu dois, no CBLOL 2024 ele está com apenas duas vitórias em seis partidas.

Não vai demorar muito para o Smolder aparecer na LCK 2024 ou LPL 2024, e pela cobertura do Mais Esports, você vai ficar sabendo quanto antes!

Contando todas as ligas, são 17 vitórias e 19 derrotas para o dragãozinho. Vale lembrar que ainda não houve uma adaptação completa ao campeão. Então, tudo indica que o tempo será o melhor aliado do pequeno queridão do LoL.

Imagem do Smolder, novo campeão do LoL
Imagem: Reprodução/LoL
BETBOOM
Sérgio Fiorini
publicado em 20 de fevereiro de 2024

Matérias relacionadas

Logo MaisEsports
© Todos os direitos reservados à maisesports