O primeiro split de 2025 está chegando ao fim e o resultado do teste da Riot com o Fearless Draft não poderia ter sido melhor. O novo sistema de escolha de campeões foi bem recebido pelo público e trouxe mudanças significativas para o cenário competitivo de League of Legends.
Mas quais foram os reais impactos dessa mudança? No vídeo abaixo, falo um pouco sobre todos os pontos positivos que o Fearless Draft gerou, algumas melhorias que ele precisa e, principalmente, impacto para os espectadores!
O que é o Fearless Draft?
O Fearless Draft impede que os times escolham novamente campeões utilizados anteriormente na mesma série. Isso força as equipes a terem uma Champion Pool mais ampla e a se adaptarem rapidamente ao longo das partidas.
A implementação do sistema não aconteceu da noite para o dia. Ele foi testado inicialmente na LDL, segunda divisão da LPL, no segundo split de 2022. Desde então, a Riot Games tem estudado seus impactos até decidir implementá-lo nos torneios Tier 1 em 2025.

Impacto no competitivo
Embora alguns pro players tenham reclamado da mudança, alegando que favorece times mais fracos e exige uma adaptação maior, outros abraçaram a novidade. Um dos casos mais emblemáticos é o do suporte BeryL, da DK, que afirmou que o Fearless Draft trouxe mais diversidade para o jogo e tornou as séries melhores de assistir.
A série entre Hanwha Life Esports e T1 na LCK Cup exemplificou esse impacto. Com um total de 50 campeões banidos ao longo da MD5, os times precisaram inovar constantemente, trazendo picks como Akali Top, Draven e Soraka no bot, e isso a tornou uma das séries mais aclamadas pela comunidade esse ano.
Além disso, em outras séries, tivemos até Mel no bnot e o Kled Mid do ShowMaker. O resultado? Uma das séries mais empolgantes do torneio!
KLED FOR SHOWMAKER in GAME 5! #LCK pic.twitter.com/9mNrUg706O
— LCK (@LCK) February 19, 2025
Não precisamos cruzar o oceano pra ver reações positivas dos profissionais a esse formato. Aqui no Brasil, o treinador da Vivo Keyd Stars já expressou seu descontentamento com o fato do segundo split não ter Fearless Draft. Bielzera falou que, depois de treinar um split todo nesse formato, voltar a usar o draft normal é “muito chato”.
Vou dar o papo aqui, eu que sou o MAIOR STAN do fearless. Depois de um split todo treinando fearless, voltar a treinar draft normal é MUITO BORING. Cara é 0 dinâmico cada role tem 3 picks.
Estarei nas trincheiras pelo fearless até o fim do ano. pic.twitter.com/Ozkr9AXOtv— VKS bieLzera ™️ (@bielzeralol) February 21, 2025
Quebrando o status quo
O Fearless Draft também contribuiu para mudar o equilíbrio de forças no cenário competitivo. Na LPL, equipes como NIP e TT surpreenderam ao terminarem em primeiro lugar em seus grupos, enquanto times tradicionalmente mais fortes, como BLG, IG e TES, tiveram dificuldades para se adaptar ao novo sistema.
Um exemplo marcante é o do mid laner Doinb. Ele mesmo admitiu que, sem o Fearless Draft, provavelmente não teria sido contratado pela NIP. A equipe se aproveitou da mecânica para explorar estratégias diferenciadas, incluindo o uso recorrente do Ryze, mesmo quando ele não estava no meta.
Inclusive, mesmo passando dois anos aposentado, o Doinb voltou e foi eleito o MVP da Fase Regular da LPL 2025. Será que sem o Fearless Draft, ele brilharia tanto?
O futuro do Fearless Draft
A experiência do primeiro split de 2025 mostrou que o sistema tem seus desafios, mas também trouxe uma nova dinâmica para o competitivo. Embora o nível de jogo possa cair em algumas séries devido à necessidade de picks menos comuns, o entretenimento e a diversidade estratégica aumentaram significativamente.
Com os playoffs da LPL 2025 1° split prestes a começar e a LCK Cup 2025 1° split já em andamento, o público ainda terá mais oportunidades de acompanhar partidas emocionantes sob esse novo formato.
Aqui no Brasil, já está confirmado que o segundo split voltará ao formato tradicional, mas no terceiro, a Riot deixou em aberto que pode fazer adaptações a depender dos resultados do primeiro e segundo split, então podemos sonhar com o Fearless draft sendo aplicado novamente.
Ah, e vale lembrar que o First Stand, primeiro torneio internacional que acontece em 2025, adotará o Fearless Draft. Poderemos ver as melhores equipes do mundo jogando entre si e mostrando o que aprenderam com esse formato, além de ver a diferença de aplicação dele em diferentes regiões.
