O patch 11.16 de LoL já está entre nós e contará com várias novidades e mudanças. As campeãs Sona e Karma receberão atualizações em suas habilidades, o que visa mudar um pouco o estilo de jogo de cada uma. Enquanto isso, campeões como a Diana, Lee Sin e Tahm Kench receberão alguns nerfs.
Do outro lado da balança teremos buffs no Jhin. Sivir e até no Shaco! O patch 11.16 também marcará a chegada de novas skins congregação das bruxas, mais punições para quem dá dodge na seleção de campeões e mudanças em itens. Veja abaixo todas as mudanças!
Nerfs do patch 11.16
![runterra](http://noticias.maisesports.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Diana_0-800x472.jpg)
Diana
- Dano da passiva causado a monstros não épicos reduzidos de 300% para 250%.
Fiora
- Tempo de recarga do E aumentado de 11/9,5/8/6,5/5s para 11/10/9/8/7s.
Lee Sin
- Vampirismo universal do W reduzido de 10/15/20/25/30% para 5/10/15/20/25%.
Lulu
- Tempo de recarga do W aumentado de 15/14/13/12/11s para 16/15/14/13/12s; tempo de recarga do R aumentado de de 110/95/80s para 120/100/80s.
Tahm Kench
- Dano base da Passiva reduzido nos primeiros níveis, foi de 12 – 60 (nos níveis 1 – 18) para 8 – 60 (nos níveis 1 – 18).
- Cura base do Q reduzida de 15/20/25/30/35 para 10/15/20/25/30.
Xin Zhao
- Dano de ataque base reduzido de 66 (nível 1) para 63 (nível 1).
Ziggs
- Mana base aumentada de 420 para 480 no nível 1
- Dano base por mina do E reduzido nos primeiros níveis e aumentado nos últimos de 40/75/110/145/180 para 30/70/110/150/190
- Lentidão do E reduzido de 30/35/40/45/50% para 10/20/30/40/50%.
Buffs do patch 11.16
![](http://noticias.maisesports.com.br/wp-content/uploads/2017/01/pbe-splash-jhin-lua-sangrenta-800x472.jpg)
Jarvan IV
- Dano da passiva aumentado de 8% para 10% da vida atual do alvo
- Multiplicador de dano adicional do R aumentado de 150% para 180% de DdA.
Jhin
- Dano do W aumentado de 50/85/120/155/190 para 60/95/130/165/200;
- Multiplicador de dano mínimo do R aumentado de 20% de DdA para 25% de DdA.
Maokai
- Cura da Passiva aumentada de 5 – 65 (+5% – 13% da Vida máxima) (nos níveis 1 a 18) (devido aos bugs de cura e escalamento) para 5/15/25/35/45/55/65 (+7/8,5/10/11,5/13/14/15% da Vida máxima) (nos níveis 1/6/9/11/13/15/17);
- Dano de detonação do E reduzido de 25/50/75/100/125 (+7/7,25/7,5/7,75/8% (+0,8% a cada 100 de PdH) da Vida máxima do alvo) para 20/45/70/95/120 (+7/7,25/7,5/7,75/8% (+0,7% a cada 100 de PdH) da Vida máxima do alvo).
Nunu
- Multiplicador de dano do E por bola de neve aumentada de 6% para 10% de PdH e multiplicador total de dano foi de 54% para 90% de PdH.
- Velocidade de movimento base aumentada de 340 para 345.
Sivir
- Multiplicador de dano do W aumentado nos últimos níveis, passou de 30/40/50/60/70% de DdA para 30/45/60/75/90% de DdA.
Vladimir
- Conversão de PdH em vida adicional da Passiva aumentada de 140% para 160% e conversão de vida adicional em PdH aumentado de 2,5% para 3,3333333%.
Mudanças da Sona e Karma
Karma
![A Karma passará por mudanças no patch 11.16](http://noticias.maisesports.com.br/wp-content/uploads/2021/08/karma-lol-800x472.jpg)
Passiva
- O Tempo de Recarga de Mantra não é mais reduzido em 1s cada vez que Karma usa ataques básicos em um Campeão inimigo.
- Redução o tempo de recarga de habilidades: 2/3,5/5s (nos níveis 1/6/11) para 5s
Q
- Dano base: 90/135/180/225/270 para 70/120/170/220/270
- Tempo de recarga: 8/7,5/7/6,5/6s para 9/8/7/6/5s
- Custo: 55 de Mana para 45 de Mana
Q + R
- Dano inicial: 25/75/125/175 para 40/100/160/220
E
- Escudo base: 80/120/160/200/240 para 80/125/170/215/260
- Velocidade de movimento adicional: 40/45/50/55/60% para 40%
- Efeitos de Afronta em campeões aliados próximos: 30% da quantidade total de Escudo e 100% de Velocidade de Movimento adicional para 30% da quantidade total de Escudo e 30% de Velocidade de Movimento adicional
Sona
![A Sona passará por mudanças no patch 11.16](http://noticias.maisesports.com.br/wp-content/uploads/2015/02/DJ-Sona-Splash-800x472.jpg)
Passiva
- As habilidades básicas da Sona geram acúmulos permanentes de Accelerando. Ela recebe +0,5 de Aceleração de Habilidades (exceto ultimate) por acúmulo, até um máximo de 60. Ao chegar a 60 de Aceleração de Habilidades básicas, em vez de gerar mais acúmulos de Accelerando, ela reduz o Tempo de Recarga atual da ultimate em 1,5s cada vez que fosse receber um acúmulo de Accelerando.
Q
- Custo de mana: 75/80/85/90/95 para 50/55/60/65/70
- Agora concede um acúmulo de Accelerando para cada raio que atingir um Campeão inimigo.
- Conceder a aura de Hino do Valor não restitui mais 30 de Mana a cada conjuração.
W
- Custo de mana: 05/110/115/120/125 para 80/85/90/95/100
- Agora concede um acúmulo de Accelerando toda vez que Sona curar outro aliado ferido ou evitar pelo menos 25 – 125 de dano de outro aliado com o Escudo da aura.
- Conceder a aura de Ária da Perseverança não restitui mais 30 de Mana a cada conjuração.
E
- Custo de mana: 90 para 65
- Agora conceder a aura de Canção da Celeridade não restitui mais 30 de Mana a cada conjuração.
R
- Agora atinge campeões, tropas e monstros, mas não reduz mais o tempo de recarga das habilidades básicas.
Mudanças em itens do patch 11.16
![Leblanc Congregação das Bruxas Edição de Prestígio](http://noticias.maisesports.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Leblanc-Congregacao-das-Bruxas-Edicao-de-Prestigio-800x466.jpg)
Lacre Sombrio
- PdH de Pavor por Acúmulo de Glória: 5 para 4
- Acúmulos de Glória perdidos ao morrer: 4 para 5
Redenção
- Cura de Intervenção: 180 – 360 (com base no nível do aliado) para 200 – 400 (com base no nível do aliado)
- Tempo de recarga de Intervenção: 120s para 90s
Chegadas de novas skins no patch 11.16 e mais punições nas ranqueadas
O patch 11.16 contará com sete novas skins. Evelynn, Cassiopeia, Ahri, Ashe e LeBlanc receberão skins Congregação da Bruxas, sendo a da LB uma edição prestígio. Já o Warwick e Malphite receberão do tema Deus Antigo. Todas elas terão chromas.
Além das skins, o novo patch marca a chegada de uma nova punição para o abandono de fila. Quem fizer isso três vezes em um período de 24 horas receberá uma punição de 12 horas e perderão 10 de PDL.