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LoL: Patch 12.23 traz mudanças no mapa do ARAM e alterações em 18 campeões 

League of Legends

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A última atualização do League of Legends, o Patch 12.23, chegará nesta quinta-feira (8) com diversas mudanças importantes no mapa do ARAM, alterações em 18 campeões, além de ajustes em itens, nos companheiros da jungle e outras mudanças também na selva, ajustando as novidades que chegaram na pré-temporada.

Mudanças no ARAM no patch 12.23 de LoL

  • Portais congelados: A partir do próximo patch, o mapa de Howlling Abyss também terá seu próprio portal Hextec, com o objetivo de fazer os jogadores chegarem mais rápido no centro da ponte, conectando a base à torre externa, ou T1. Quando ela for destruída, a ligação será até a Torre Interna e do Inibidor.
  • Falando em Torres: Quando as torres forem destruídas, seus escombros formarão uma nova parte do terreno
  • Os arbustos que já existiam aumentaram de tamanho e foi criado um novo no lado inferior do meio da ponte.
  • Novos espaços na ponte foram incluídos na parte inferior
  • Também houve uma atualização de item no ARAM: O Coração de Aço teve sua Vida Máxima recebida diminuída em relação ao dano causado, de 10% para 5%.
mapa aram LoL
(Imagem: Reprodução/Riot Games)

Mudanças em itens no patch 12.23

Esmagamusgo

  • Duração do Fortalecimento da Tenacidade diminuída de 3s para 1.5s
  • Tipo de Tenacidade alterado de Item (cumulativa com Tenacidade de itens) para Campeão (multiplicativa com Tenacidade de itens)

Hidra Raivosa

  • Vampirismo Universal de acúmulos: removido
  • Dano de Dispersão em área diminuído de 60% Melee/30% Ranged para 50% Melee/25% Ranged

Égide de Fogo Solar

  • Custo de Combinação diminuído de 1000 para 900
  • Custo total diminuído de 2.800 para 2.700
  • Vida aumentada de 400 para 500

Mudanças para a jungle no patch 12.23

  • Dano de Ataque do Companheiro: 20 (+ 15% do DdA) (+ 10% do PdH) (+ 4% bônus da Vida adicional) ⇒ 16 (+ 15% do DdA) (+ 10% do PdH) (+ 3% da Vida adicional) (+ 10% da Armadura adicional) (+ 10% da Resistência Mágica adicional)
  • Companheiros Maiores precisam de Mais Petiscos: após a primeira evolução, os Companheiros da Selva vão consumir 2 Petiscos adicionais ao abater monstros grandes e receber os benefícios associados
  • Ouro adicional de Petiscos: 50 de ouro ⇒ 35 de ouro
  • Os 20% de dano adicional providos pelos Companheiros não funcionarão mais em monstros épicos

Imagem dos pets na jungle do LoL

Mudanças nos Campos

  • Alcance de Ataque do Grompe: 175 ⇒ 150
  • Alcance de Ataque da Acuâmina Carmesim: 300 ⇒ 200
  • Alcance do limite: os centros de alcance do limite foram deslocados do local de surgimento do acampamento, dando mais espaço para os Campeões se moverem e atacarem
  • Multiplicador de experiência de acampamentos da selva: 1/1/1,025/1,075/1,15/1,15/1,25/1,25/1,35 (nos níveis 1 – 9) ⇒ 1/1/1,025/1,075/1,2/1,2/1,3/1,3/1,45 (nos níveis 1 – 9)

Buffs e nerfs nos campeões durante o patch 12.23

Amumu

  • Crescimento de vida aumentado de 89 para 100
  • Habilidade Q: Custo de mana aumentado de 30/35/40/45/50  para 40/45/50/55/60
  • Habilidade W: Dano por segundo alterado de 12/16/20/24/28 (+1/1,15/1,3/1,45/1,6% da Vida máxima do alvo) para 12/16/20/24/28 (+1/1,25/1,5/1,75/2% da Vida máxima do alvo)
  • Habilidade E: Dano mágico base alterado de 85/110/135/160/185 (+ 50% de PdH) para 80/110/140/170/200

Cho’ Gath

  • Mana restaurada ao abater inimigos aumentada de 3,5 – 7,75 (com base no nível) para 4,7 – 9,5 (com base no nível)
  • Habilidade W: Dano base aumentado de 75/125/175/225/275 para 80/135/190/245/300
  • Habilidade R: Tempo de Recarga diminuído de 80s para 80/70/60s

Dr. Mundo

Atributos base

  • Resistência Mágica base diminuída de 32 para 29
  • Crescimento de MR aumentado de 2,05 para 2,3
  • Velocidade de Ataque base diminuída de 0,72 para 0,67
  • Crescimento de AD diminuído de 3,5 para 2,5

Habilidades 

  • Passiva: Perda de Vida do recipiente: 7% da Vida atual ⇒ 3% da Vida atual; Cura do recipiente: 8% da Vida máxima ⇒ 4% da Vida máxima; Regeneração de Vida máxima a cada 5s: 0,8 – 1,6% (progressão linear) ⇒ 0,4 – 2,5% (progressão não-linear, igual no nível 11)
  • Habilidade Q: Custo de vida aumentado de 50 para 60
  • Habilidade W: Custo de vida atual aumentado de 5% para 8%; Vida cinza curada após não sofrer dano aumentado de 0% para 50%; Dano armazenado como vida cinza alterado de 25/30/35/40/45% para 80 – 95% com base no nível nos primeiros 0,75s, depois 25%; Duração diminuída de 4s para 3s
  • Habilidade E: AD adiciona passivo alterado de 15/20/15/30/35 (+ 25/30/35/40/45 com base na Vida perdida) para 2,5/3/3,5/4/4,5% da Vida máxima; Custo de Vida  aumentado de 10/20/30/40/50 para 20/30/40/50/60; Tempo de Recarga alterado de 8/7,5/7/6,5/6s para 9/8,25/7,5/6,75/6s; Dano adicional causado a monstros diminuído de 200% para 150%
  • Habilidade R: Vida perdida recebida como Vida máxima aumentada de 8/11,5/15% para 15/20/25%; A ult não concede mais AD adicional

K’Sante

Atributos Base

  • Mana Regen base aumentada de 8,5 para 9,5
  • Crescimento de Vida aumentado de 104 para 108

Habilidades 

  • Habilidade E: Agora essa skill redefinirá parcialmente os ataques básicos na forma base do K’Sante, e redefinirá completamente o ataque básico na Forma Irrestrita. Também pode atravessar paredes, caso ele esteja bem próximo a ela.

Kassadin

  • Escudo base do Q aumentado de 60/90/120/150/180 (+ 40% de PdH) para 80/110/140/170/200 (+ 30% de PdH). Agora o escudo surge quando o Q for conjurado
  • Habilidade E: Não são necessários mais acúmulos para conjurar. Agora, sempre que algum aliado ou inimigo conjurar uma habilidade perto do Kassadin, o CD da habilidade é reduzido em 1s.

Kayn

  • Passiva: Dano adicional do Assassino das Sombras aumentado de 8 – 30% (com base no nível) para 13 – 40% (com base no nível),
  • Habilidade E: Cura ao entrar em terreno alterada de 90/100/110/120/130 (+35% de DdA adicional) para 90/100/110/120/130 (+45% de DdA adicional)

Lilia

  • Habilidade Q: Dano AP aumentado de 35/50/65/80/95 (+40% do PdH) para 40/50/60/70/80 (+40% do PdH); Dano verdadeiro da extremidade aumentado de 35/50/65/80/95 (+40% do PdH) para 40/50/60/70/80 (+40% do PdH)

Malphite

  • Habilidade E: Dano AP aumentado de 60/95/130/165/200 (+60% do PdH) (+30% de Armadura) ⇒ 70/110/150/190/230 (+60% do PdH) (+40% de Armadura); Custo de mana alterado de 50/55/60/65/70 para 50 em todos os níveis

Maokai

  • Passiva: Cura alterada de 4 – 34 (com base no nível) + (4 – 10% da Vida máxima (com base no nível)) para 4 – 34 (com base no nível) + (4-12% da Vida máxima (com base no nível))
  • Habilidade Q: Dano base alterado de 65/110/155/200/245 (+2/2,25/2,5/2,75/3% da Vida máxima do alvo) para 70/120/170/220/270 (+2/2,25/2,5/2,75/3% da Vida máxima do alvo); Dano adicional causado a monstros aumentado de 80/100/120/140/160 para 120/140/160/180/200

Mordekaiser

  • Passiva: mite do dano contra monstros alterado de 180 para 28-164 com base no nível; Acionamento da Passiva em monstros: gera um acúmulo em todos os acertos de monstros alterado para acertos de monstros grandes.

Shyvana

  • Habilidade E: Ataques básicos fortalecidos contra inimigos marcados diminuído de 3.5% da vida máxima do alvo para 3% da vida máxima do alvo.

Sion

Atributos Base

  • Mana base aumentada de 330 para 400
  • Crescimento de mana aumentado de 42 para 52

Habilidades 

  • Habilidade Q: Dano base aumentado de 30/50/70/90/110 para 40/60/80/100/120

Syndra

  • Habilidade W: Dano adicional do aprimoramento alterado de 15% (+1,5% a cada 100 de PdH) para 12% (+2% a cada 100 de PdH)
  • Habilidade E: CD aumentado de 15s para 17s; Dano AP alterado de 75/115/155/195/235 (+55% do PdH) para 75/115/155/195/235 (+45% do PdH)

Tahm Kench

  • Passiva: Dano adicional ao contato ao acertar o Q alterado de 8 – 60 (com base no nível) (+ 3% da Vida adicional) para 8 – 60 (com base no nível) (+ 3% da Vida adicional) (+ 2% de PdH a cada 100 de Vida adicional)
  • Habilidade Q: Dano AP aumentado de 80/130/180/230/280 (+ 90% do PdH) para 80/130/180/230/280 (+ 100% do PdH); Autocura alterada de 10/15/20/25/30 (+ 3/3,5/4/4,5/5% da Vida perdida) para 10/15/20/25/30 (+ 5/5,5/6/6,5/7% da Vida perdida)
  • Habilidade W: Dano AP aumentado de 100/135/170/205/240 (+ 125% do PdH) para 100/135/170/205/240 (+ 150% do PdH)
  • Habilidade E: Dano armazenado na Vida cinza aumentado de 13/21/29/37/45% para 15/23/31/39/47%; Dano aumentado armazenado na Vida cinza alterado de 40/42,5/45/47,5/50% para 42/44/46/48/50%
  • Habilidade R: Dano AP aumentado de 100/250/400 (+ 15% (+ 5% a cada 100 de PdH) da Vida máxima do alvo) para 100/250/400 (+ 15% (+ 7% a cada 100 de PdH) da Vida máxima do alvo); Escudo agora decai em 50 de Vida a cada 0,25s após o término de Devorar até desaparecer

Trundle

Atributos Base

  • Velocidade de Ataque base diminuída de 0,67 para 0,60

Habilidades 

  • Habilidade R: Dano com base na vida máxima do Alvo diminuída de 20/27,5/35% (+2% a cada 100 de PdH) para 20/25/30% (+2% a cada 100 de PdH)

Yuumi

Atributos Base

  • Passiva: CD aumentado de 14-6s para 18-6s

Habilidades 

  • Habilidade R: Duração do Stun diminuída de 1,75s para 1,25s

Zac

  • Passiva: Cura por pedaço aumentada de 4/4,75/5,5/6,25% (com base no nível do R) da Vida máxima para 4/5/6/7% (com base no nível do R) da Vida máxima
  • Dano base alterado de 40/55/70/85/100 (+2,5% da Vida máxima do Zac) para 40/55/70/85/100 (+4% da Vida máxima do Zac)

Zeri

Atributos Base

  • Velocidade de Movimento aumentada de 325 para 330
  • AD base aumentado de 50 para 53
  • Armadura base aumentada de 20 para 24
  • Vida base aumentada de 600 para 630
  • Crescimento de Vida aumentado de 109 para 115
  • Multiplicador de Velocidade de Ataque aumentado de 0,568 para 0,625

Habilidades 

Passiva:

  • Dano de Ataque Básico completamente carregado: 90 – 200 (com base no nível) (+90% do PdH) (+1 – 15% (com base no nível) da Vida máxima do alvo) ⇒ 90 – 200 (com base no nível) (+110% do PdH) (+1 – 15% da Vida máxima do alvo)
  • Escudo adicional do impulso de energia: 10% de Velocidade de Movimento multiplicativa ⇒ 10% de Velocidade de Movimento
  • Duração da Velocidade de Movimento adicional: 3s ⇒ 2s

Habilidade Q:

  • Alcance: 825 ⇒ 750
  • Conversão de Velocidade de Ataque excedente para DdA adicional: 60% ⇒ 70%
  • Dano Físico: 8/11/14/17/20 (+ 100/105/110/115/120% do DdA) ⇒ 15/18/21/24/27 (+ 104/108/112/116/120% do DdA)

Habilidade W:

  • Tipo de dano: Mágico ⇒ Físico
  • Dano Físico: 20/55/90/125/160 (+100% do DdA) (+40% do PdH) ⇒ 20/60/100/140/180 (+130% do DdA) (+25% do PdH)
  • Tempo de conjuração: 2,5x o tempo de ataque ⇒ 0,55 – 0,3s (com base na Velocidade de Ataque)
  • Velocidade do projétil: 2.200 ⇒ 2.500
  • Tempo de conjuração do laser: 0,75s ⇒ 0,85s

Habilidade E:

  • Custo de Mana: 80 ⇒ 90/85/80/75/70
  • Tempo de Recarga: 24/22,5/21/19,5/18s ⇒ 22/21/20/19/18s
  • Balas-Relâmpago são Mágicas: por 5s após usar o E, Zeri ganha Balas-Relâmpago e seu Q – Rajada Reluzente causará Dano Mágico adicional ao primeiro inimigo atingido
  • novoDano Mágico adicional ao primeiro alvo atingido com Balas-Relâmpago: 20/22/24/26/28 (+20% do PdH) (+12% do DdA adicional), aumentado em até 65% com base na Chance de Acerto Crítico da Zeri.
  • Redução do dano de atravessamento das Balas-Relâmpago após o primeiro alvo ser atingido: 60/70/80/90/100% ⇒ 80/85/90/95/100%
  • Visão ao deslizar em terrenos: 850 unidades ⇒ 1.500 unidades

Habilidade R:

  • Alcance da cadeia de relâmpagos: 450 ⇒ 650
  • Dano Mágico ao conjurar: 150/250/350 (+80% do PdH)(+80% do DdA adicional) ⇒ 175/275/375 (+110% do PdH)(+100% do DdA adicional)
  • Relâmpago Marquinhos: se o R da Zeri acertar ao menos um Campeão inimigo, Zeri recebe 10% de Velocidade de Movimento, 30% de Velocidade de Ataque e tiros em cadeia por 5s. Atingir Campeões com o Q ou com ataques básicos atualiza esse fortalecimento por 1,5s. Nota: o fortalecimento não pode ser estendido por mais tempo do que sua duração original.)
  • Energia infinita: atingir Campeões inimigos concede a Zeri 1 acúmulo (3 acúmulos para Acertos Críticos) de Sobrecarga por 1,5s. Zeri recebe 0,5% de Velocidade de Movimento para cada acúmulo de Sobrecarga, acumulando infinitamente.
  • Curto Circuito removido

O Patch 12.23 do LoL chega nesta quinta-feira (8) e será a última atualização do jogo em 2022.

Veja também: Yuumi passará por um grande rework, afirma Riot

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Vitor Ventura

por Vitor Ventura

Publicado em 07 de dezembro de 2022 • Editado há quase 2 anos

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