Pouco a pouco mais ligas de LoL ao redor do mundo estão adotando o formato de dupla eliminação. Para muitos, esse é um formato mais justo, pois além de dar mais uma chance para os times se provarem, também promovem “caminhadas” incríveis, e esse split foi o exemplo perfeito disso.
Conforme mostrou Shakarez, ex-analista e hoje produtor de vídeos da LEC, quatro times que foram campeões neste primeiro split vieram da Lower Bracket, ou chave inferior, em tradução direta.
LCS – Lower bracket run from EG
LEC – Lower bracket run from G2
CBLOL – Lower bracket run from RED
OPL – Lower bracket run from ORDImagine not liking double elimination, this shit is lit pic.twitter.com/dgM97jAecc
— Renato Perdigão (@Shakarez) April 24, 2022
No formato de dupla eliminação, os playoffs são divididos em duas chaves: superior e inferior (Upper e Lower). Os times que estão na superior, “podem” perder uma vez que não serão eliminados; quem está na inferior não pode perder mais.
O que aconteceu neste split é que a Evil Geniuses (LCS), G2 (LEC), Order (OPL) e até mesmo a RED Kalunga (CBLOL) são times que começaram fizeram toda uma caminhada na chave inferior até chegaram na final e conseguir o título. Com exceção da Order, que já jogou a Lower desde o começo, os outros três times citados começaram na Upper, mas perderam e caíram.
Muitos argumentam que isso é um pouco “injusto”, mas a maior parte da comunidade de LoL aprova o formato, pois cria narrativas incríveis de times que deram a volta por cima. A Evil Geniuses, G2 e RED Kalunga tiveram que jogar novamente contra os “carrascos” que os fizeram cair na chave inferior, o que torna a narrativa ainda melhor.
Apesar de boa parte das ligas estarem adotando esse formato, o MSI 2022 ainda contará com o formato de eliminação simples para os seus playoffs. No entanto, o diretor global de esports da Riot não descarta o formato de eliminação dupla para o Worlds 2022.
Veja também: RNG vence a TES e garante título; veja os melhores momentos