A Riot anunciou grandes mudanças no seu sistema de ranqueadas para a temporada 2023 do League of Legends. Agora, as séries de promoção serão em MD3, haverá duas etapas no ano para a fila ranqueadas e a skin vitoriosa será dada também para elos inferiores ao Ouro.
Outra novidade é que as recompensas das filas ranqueadas serão aprimoradas e podem ser habilitadas na progressão de cada etapa, e não somente no fim das temporadas. Além disso, agora serão duas skins ranqueadas!
Duas temporadas por ano, duas skins vitoriosas!
A mudança mais impactante é que agora serão duas temporadas ranqueadas por ano, o que também implica em duas skins vitoriosas por ano! A primeira etapa começa em janeiro de 2023 e a segunda no meio do ano, ainda sem datas exatas.
Outra mudança importante é que agora não haverá MD5 para a série de promoção entre os elos, serão todas transformadas em séries MD3. A influência visível de ranque das partidas também será removida!
Nova forma de distribuir as Skins Vitoriosas das Temporadas Ranqueadas do LoL
A Riot afirmou ter revisado as recompensas ranqueadas e dado uma atenção especial para as Skins Vitoriosas, que é a recompensa mais aguardada pelos jogadores de ranqueadas do LoL. Nessa análise, a desenvolvedora encontrou alguns problemas:
Primeiro, os jogadores no limite de habilidade entre Ouro e Prata geralmente param de jogar assim que atingem o Ouro. Nós definitivamente não queremos que isso aconteça, em especial no início da temporada! Depois, jogadores de alto nível podem ganhar a skin jogando um número relativamente pequeno de partidas, apenas o suficiente para manter o ranque. E quanto a todos os jogadores do Prata e abaixo que estão jogando centenas de partidas por ano, tentando ativamente aprender e melhorar? Fundamentalmente, nos perguntamos que equilíbrio queríamos alcançar entre recompensar a habilidade e recompensar seu tempo jogando partidas ranqueadas.
Dessa forma, jogadores do elo Ouro ou superior ainda receberão os cromas após concluírem as partidas de colocação, porém, jogadores abaixo do Ouro também terão chance de ganhar as skins, e isso vai acontecer assim que atingirem o elo Ouro, ou seja, mesmo que sejam rebaixados depois, já vão ter garantido a skin.
Isso diminui consideravelmente a quantidade de partidas que os elos inferiores precisam jogar e acaba com problemas de pessoas que chegam no Ouro e param de jogar ranqueadas com medo de serem rebaixadas e perderem a recompensa.
Para elos mais altos que alcançavam o Ouro em poucas partidas, o cenário continua o mesmo, já que eles não passavam pelo problema citado anteriormente.
Recompensas de etapa aprimoradas
No sistema usado em 2022 pela Riot, os pontos de etapas eram dados apenas em vitórias nas partidas ranqueadas, sendo distribuídos da seguinte forma:
- 20 pontos por jogar em sua posição primária ou secundária favorita.
- 25 pontos por jogar voluntariamente em “Preencher”.
- 30 pontos se cair no preenchimento automático.
Agora, os pontos de etapas também são dados em caso de derrota, ajudando os jogadores a fazerem as trilhas de recompensas mais facilmente. Por falar nessas trilhas, a Riot percebeu que elas não eram muito motivadoras por vários motivos, e que os jogadores não eram devidamente recompensados pela quantidade de partidas que jogavam, ou mesmo quem jogava pouco, também via como difícil o caminho para recompensas.
As recompensas também foram aprimoradas. A trilha anterior tinha somente quatro recompensas, e algumas estavam “distantes uma das outras”, conforme cita a Riot. Agora, o número de recompensas será aumentado e dado de forma gradativa aos jogadores, como forma de incentivá-los na “caminhada” para concluir cada objetivo.
Em breve a Riot deverá liberar mais detalhes do novo sistema de ranqueadas do LoL.