Nessa quarta-feira (22), a Redemption publicou informações detalhadas acerca da saída de BalKhan da equipe e seu retorno à Coreia do Sul. A organização explicou os motivos para a decisão e porque manteve a saída do jogador em sigilo.
Por questões burocráticas, o anúncio de saída do jogador não pode ter sido feito anteriormente.
O jogador já está em sua residência, tendo feito todos os testes e tomado as precauções necessárias na chegada do seu país.
2/2 #goRDP
— Redemption POA (@RedemptionPOA) April 22, 2020
No comunicado nas redes sociais, a Redemption confirmou a saída do jogador e a volta do caçador para seu país natal – como havia sido noticiado pelo Mais Esports na última segunda-feira (20). O pronunciamento diz que “por questões burocráticas, o anúncio de saída do jogador não pode ter sido feito anteriormente”, revelando também que houve a rescisão de contrato em comum acordo.
Em resposta à solicitação do Mais Esports, o diretor Vinícius Aguiar disse que BalKhan pediu para voltar à Coreia com a crescente da pandemia do coronavírus, revelando que o seu retorno foi pedido do jogador.
“Assim que o governo de São Paulo estendeu a quarentena no dia 6 de abril, o jogador demonstrou uma grande preocupação com ele e sua família. O fato de não falar a língua local (que poderia ser um agravante caso precisasse de um médico) e por estar no grupo de risco por ser fumante só deixavam a situação ainda mais complicada. Assim que chegou [na Coreia] fez o teste e sabemos que chegou bem”.
Vinícius também falou sobre a organização não ter publicado nada nas redes sociais, endossando a questão de “problemas burocráticos” e também afirmando que foi para preservar o jogador de comentários xenófobos.
“Infelizmente tivemos problemas burocráticos no meio desse processo. Também achamos melhor, no momento em que a equipe se encontrava, não comunicar nada sobre isso para que comentários de ódio, como foram feitos em ocasiões parecidas com jogadores de outros times que voltaram ao seu país, afetassem, dentro e fora de jogo, nossos jogadores e comissão técnica”.
O manager lamentou a saída de BalKhan e disse que a organização gostaria de “manter um jogador com o conhecimento e capacidade de BalKhan, mas ao mesmo tempo não podemos deixar de atender um pedido como esse”.
Entenda o caso
Na segunda-feira (20), o Mais Esports publicou que BalKhan não se encontrava mais no Brasil e já estava na Coreia do Sul, seu país natal, realizando streams diariamente, sem a Redemption ter divulgado a situação nas redes sociais.
A situação contratual e os motivos que levaram o caçador a sair do país ainda não haviam sido revelados. Nessa quarta-feira (22), a equipe porto-alegrense revelou o motivo e a rescisão de contrato em comum acordo com o jogador, como escrito acima.