LoL: Riot explica Academy e revela planos futuros

League of Legends
De:Victor Hugo Porto-
June 10, 2020

A franquia chegará ao CBLoL em 2021 e assim o Circuito Desafiante deixará de existir. A Riot Games decidiu por adotar o sistema de Academy para ser o primeiro torneio abaixo da elite nacional. Em coletiva com a imprensa, Carlos Antunes, diretor de esports da Riot no Brasil explicou a escolha.

“Na nossa visão, o Academy é uma solução, uma ferramenta que ajuda em algumas coisas mas ela não resolve todo o problema de acesso ao cenário. Nosso objetivo com o Academy é oferecer para os times um campeonato com palco, com premiação. Tudo isso para que esses jovens talentos que já estão no time consigam treinar e se desenvolver mais rápido”.

A liga Academy é um torneio no qual os times que estão na franquia têm um elenco como categoria de base. Esses jogadores podem ser chamados para a equipe principal a qualquer momento. Esse formato está vigente na LCS.

A Riot estuda também a implantação do Tier 3, uma terceira divisão abaixo do CBLoL e do Academy. A empresa se preocupa com a forma que esse torneio será realizado, que visará a formação de novos jogadores.

“Qual é o sentido do jogador que está no tier 3? Em algum momento poder entrar na liga principal. Se a liga está fechada, como ele entra? Estamos desenhando esse pedaço. Ele é como um semi-profissional, não uma super ranqueada. Tem que ser algo voltado a formação de um atleta”, disse Carlos Antunes.

“Quando falamos de tier 3, falamos de desenvolver um mercado, revelar novos talentos. É uma outra iniciativa nossa e que vamos divulgar em algum momento, mas também é uma inciativa que precisamos fazer de uma forma bem cautelosa para ser sustentável”, continuou.

CBLoL 2020
Logo do CBLoL no estúdio da competição (Foto: Riot Games)

Veja também: Entenda critérios da Riot para aprovação dos times na franquia do CBLoL