A Riot Games publicou nesta quinta-feira (17) detalhes de como funciona o Torcidômetro, a batalha de hashtags de torcidas nas redes sociais. A desenvolvedora declarou que o objetivo do sistema é incentivar o fã a conversar e expressar sua torcida de uma forma criativa, positiva e capaz de engajar cada vez mais pessoas.
“Desde o começo do ano, estamos em conversas com as organizações que participam do campeonato para discutirmos nossa definição de “engajamento positivo”, que é o que queremos incentivar. Como identificar conversas espontâneas ou estimuladas por bons conteúdos originais e criativos”, disse a Riot no comunicado.
O #CBLOL sempre estimulará o respeito, o espírito esportivo e o acolhimento entre seus fãs e torcedores.
Hoje, gostaríamos de dar visibilidade a todos sobre a Batalha das Hashtags, o nosso “Torcidômetro”.
Veja todos os detalhes aqui:
🔗 https://t.co/FZxpcW4BMI— CBLOL (@CBLOL) June 17, 2021
A Riot também declarou que a intenção sempre será ter a melhor expressão dos torcedores, não necessariamente “a maior”, já que o Twitter mede as conversas em alta via Trending Topics.
“Ser a maior conversa nas redes sociais é muito interessante, mas nunca foi nosso objetivo. Nossa ideia sempre foi ter na Batalha de Hashtags o melhor reflexo do engajamento de alta qualidade, que renova conversas, atrai novas pessoas a contribuírem com oCBLOL e complementa a transmissão como uma segunda tela”.
A Riot revelou que realizará uma mudança no formato de coleta de mensagens, que foi aprovado pelos times participantes do CBLOL. Antes, a desenvolvedora coleta todos os posts e comentários que contivessem as hashtags definidas pelos times das 20h do dia anterior à partida até o momento da extração dos dados. Retweets não entravam na contagem.
Agora, a coleta passará a contar com os retweets com comentários, aqueles que levam uma citação do usuário que deu RT. A Riot declara que este movimento de evolução “não está vinculado a nenhum acontecimento específico, e nem a uma correção de erro nas medições que tivemos até agora. Trata-se de uma evolução natural e vinda de um processo de conversa com os times”.