×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LoL: Robo: “Vimos nos treinos que podemos ganhar de qualquer time do Play In”

League of Legends

O Flamengo estreou no Mundial de League of Legends 2019 nesta quinta-feira (3) e a equipe brasileira conseguiu conquistar sua primeira vitória no torneio, contra a Royal Youth, da Turquia. Na primeira partida, contra a DAMWON Gaming, da Coreia, a derrota ocorreu como “esperado”, já que o time da LCK era amplo favorito.

Após a participação do Flamengo neste primeiro dia, o Mais Esports conversou com o top laner Rubro-negro, Leonardo “Robo” Souza, que falou sobre a postura e confiança da equipe para esta Fase de Entrada, os erros e acertos, além da torcida flamenguista presente no estúdio da LEC.

Falando do primeiro jogo, vocês perderam para a DAMWON Gaming e você foi o grande foco, o Nuclear até falou que isso varia pelo matchup e, que para esse jogo, era melhor focar você. Como foi esse jogo para você? Ficou frustrado?

Sendo bem sincero, eu fiquei bem puto no primeiro game, porque eles basicamente deram um cheese, achei que era Ryze top, fui com duas runas de resistência mágica, eles trocaram com o Renekton, e a ward do Shrimp não pegou a invasão deles… Nós vimos eles invadindo, mas quando checamos eles não estavam lá, talvez estivessem em outra moita que não esperávamos, aí empurrei a wave e o cara apareceu Nível 1, eu já tinha pushado… Ele freezou por muito tempo, eu fiquei com dois de farme em seis waves e foi muito difícil para mim por conta disso.

Acho que se eu tivesse prestado um pouco mais de atenção, ou talvez a ward estivesse mais para o lado, teríamos visto o swap, eu teria freezado a wave, o jogo seria diferente, mas vamos pro 2º game agora.

Neste primeiro jogo ainda, você sentiu que os coreanos não são invencíveis? O que você achou?

Percebi sim, quando vimos Turquia x Coreia, principalmente porque vimos que a RY ganhou o early-game, e já treinamos com a Turquia, sabemos que é possível, até ganhamos deles, mas sabemos que se a DWG perde o early para a RY, eles podem perder para nós também, então sabíamos que podíamos ganhar, estávamos confiantes no 4-0, mas aconteceram esses cheeses e deu errado, mas viremos mais fortes no próximo dia.

O ban de Draven era esperado?

Olha, sendo bem sincero, eu falei para o time “Será que eles vão banir Draven? Talvez… brTT nem jogou de Draven no CBLoL, acho que não.” Aí o brTT falou “Acho que não joguei, eles não vão banir não… Eles gostam de Kai’Sa, eles vão banir hein?” Mas aí baniram o Draven, estávamos meio que esperando.

O Nuclear só joga de Kai’sa, basicamente, então vocês já esperavam e decidiram não banir. Você pode explicar isso melhor?

A Kai’Sa é uma campeã que escala bastante, mas é fraca no early-game. Nós teríamos uma grande pressão no Bot, tivemos uma pressão bot, mas o que complicou mesmo foi no Top, eu empurrei a primeira wave, não pude mais farmar, o Shrimp precisou ficar ao redor de mim, algo que não é normal naquela match-up, então… Nossa ideia era pressionar Bot, pegar a torre, mas a DWG fez isso no Top por erro meu e erro do time, da ward, etc. Eles abusaram bastante disso.

No segundo jogo, a Kai’Sa voltou nas mãos do Pilot. Eu pensei “não baniram Draven, o brTT vai pegar porque é bom contra Kai’sa” e vocês não pegaram na primeira rotação. Vocês ficaram com medo dele ser banido? Vocês já queriam Draven depois que ele mostrou a Kai’Sa?

Sim, pensamos em pegar Draven no três, mas vimos uma boa janela para pegar o jungle e banir mais junglers, já tinham muitos junglers banidos, já iríamos tirar o Closer da zona de conforto dele, então, meio que abusamos disso no terceiro pick. Achei bem estranho eles não terem banido Draven, para ser sincero… Ficou open e pegamos.

Como foi este jogo? Vocês pegaram vantagem, etc, como foi para controlar os ânimos?

Para mim, foi difícil, porque de novo, eu fiz armadura, fui contra campeão de dano mágico, uma match-up ruim para a Neeko, mas eu estava bem confiante porque eu sabia que, se os turcos não ganhassem o early-game, eles ficam bem perdidos no mid-game, e quando vi que eu estava atrás de farme, mas as outras lanes estavam tranquilas, pensei que tava tudo encaminhado, só encaixar as rotações e tudo certo.

Os gringos estavam assustados com a torcida brasileira, né? O que você achou?

Para falar a verdade, eu nem esperava essa torcida, mas Flamengo é Flamengo em qualquer lugar do mundo. Eu cheguei assim, até falei depois que coloquei os equipamentos pela primeira vez, voltei para o backstage “Po, tem brasileiro em qualquer lugar do mundo mesmo hein, que doido”. Eles fizeram bastante barulho.

Flamengo teve uma torcida presente e barulhenta nos estúdios da LEC (Foto: Riot Games)

Você sente uma energia, ver o cara antes do jogo? Vocês foram comprimentar a galera, já que aqui no estúdio tem isso, o Luci estava muito animado, você acha que isso ajuda?

Acho que sim, passa uma energia muito boa antes do jogo. Quando entramos na partida, focamos totalmente, não dá para ouvir ou ver, principalmente no Worlds, se você dá uma olhada na torcida pode ser que você perca alguma janela, o cara passando na ward, você morre ou toma uma skill que não deveria… Quando entro no jogo eu foco, mas antes é muito bom, é sensacional, nossa torcida é maravilhosa, não tenho palavras.

Vocês passaram um tempo treinando na Espanha, nós falamos com o Peter ontem e ele disse que foi a melhor decisão que vocês tomaram. Você pode falar um pouco mais disso? O bootcamp e o que vocês já puderam trazer de lá?

A Buser nos ajudou muito com esse bootcamp, e foi isso que está nos fazendo ir bem. Basicamente, quando chegamos aqui e treinamos com os turcos, não conseguimos nem passar da lane phase. Aqui as pessoas jogam muito mais agressivo no começo, punem muito mais os erros e quando chegamos na Espanha, nós tomávamos pau na lane, aí jogamos soloQ, jogando e jogando, eu mesmo joguei muitas partidas e agora estou bem tranquilo para jogar contra qualquer jogador.

Não sei, acho que foi essencial. Se não fosse isso, talvez nem passasse da lane phase contra os caras, talvez estivéssemos com jet lag, seria bem mais difícil.

Para você, quem foi o MVP da vitória contra a Royal Youth?

Diria que o Goku, ele encaixou umas bolhas muito boas, para darmos pick-offs, o Luci jogou muito bem também, o Shrimp… Acho que o Goku, ele comunicou muito bem nesse jogo, claro que vocês não podem ver, mas ele comunicou bem, ele acertou muitas skills shots, até antes de dragão e barão, abriu janelas para fazermos os objetivos, então diria que o Goku foi MVP.

Como está o Flamengo fora de jogo? O ritmo, vocês estão animados e o grupo está unido?

Estamos bem animados, vimos nos treinos que podemos ganhar de qualquer time do play-in, já que o pessoal dos Grupos não chegou ainda. Vimos que podemos ganhar, treinamos com Clutch, alguns dos melhores times, piores e até “médios”, vimos que podemos ganhar de qualquer um então estamos bem confiantes para o play-in.

O Flamengo terá um intervalo nesta sexta-feira (4), e retorna ao palco no dia seguinte, sábado (5). Com a vitória, o Brasil está em 2º lugar do Grupo D com placar de 1-1, enquanto DAMWON lidera com 2-0 e RY está na lanterna com 0-2. Enquanto isso, os Grupos A e B decidem seus classificados, com as partidas começando a partir das 7h, horário de Brasília, amanhã.

Vitor Ventura

por Vitor Ventura

Publicado em 03 de outubro de 2019 • Editado há mais de 4 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
CBLOL 2024: “Meu maior medo é decepcionar quem acredita em mim”, diz brTT
League of Legends

CBLOL 2024: “Meu maior medo é decepcionar quem acredita em mim”, diz brTT

brTT já confirmou o seu retorno para o CBLOL 2024 e o Mais Esports conversou com o Pai e entendeu um pouco mais lado pessoal do jogador. Acessa!

Há 9 horas
League of Legends
LoL: Confira os vazamentos da nova campeã, a Aurora
League of Legends

LoL: Confira os vazamentos da nova campeã, a Aurora

Confira alguns vazamentos da possível nova campeã do LoL: Aurora. Os leaks dizem sobre a rota dela e um pouco de sua história, acessa!

Há 10 horas
League of Legends
LoL: Você sabe quantas vezes o Faker usou alguma skin?
League of Legends

LoL: Você sabe quantas vezes o Faker usou alguma skin?

Você sabe quantas vezes o Faker já usou skin? Ou em quais oportunidades? Listamos todas aqui nesta matéria, acessa!

Há 11 horas
League of Legends
Nova skin Xerath Crystalis Indomitus: preço e data de lançamento
League of Legends

Nova skin Xerath Crystalis Indomitus: preço e data de lançamento

Veja quando será lançada a skin Xerath Crystalis Indomitus, veja sua arte oficial, vídeo dela no League of Legends e também preço.

Há 12 horas
League of Legends
CBLOL 2024: brTT conta suas impressões da LOS para o segundo split
League of Legends

CBLOL 2024: brTT conta suas impressões da LOS para o segundo split

brTT já é LOS! E pra entender um pouco mais do novo momento do Pai, o Mais Esports conversou com exclusividade com o ADC. Acessa!

Há 13 horas
League of Legends
TBT do LoL: você lembra de quando o Nautilus ajudou os oceanos?
League of Legends

TBT do LoL: você lembra de quando o Nautilus ajudou os oceanos?

Você sabia que o Nautilus já salvou a vida do fundo do mar? E não é lore ou fic, é real e é o que contamos no TBT do LoL!

Há 13 horas

















































Campeonatos Atuais