Em alguns momentos, jogadores e casters podem acabar trocando algumas “farpas”, por vezes até sendo o público incluído nisso. Em participação no 2v1 Podcast, o narrador do CBLOL, Schaeppi, comentou sobre como era receber tantas críticas, mas ver esse contexto mudar nos últimos anos.
Talvez pela minha idade, eu sou um dos mais velhos do cenário, eu também sou acessível, troco ideia… Todo o CBLOL, eu não fico no camarim, eu fico com os jogadores sempre, se você quer me achar, me procure na sala dos players, estou conversando com alguém. Eu sempre fui de entrosar, falar com o pessoal, ficar amigo e xingar a galera… Eu sou narrador, mas sou amigo dos caras, então por ser um dos mais velhos do cenário, talvez os jogadores mais novos olhem com outro jeito, sempre fui próximo de conversar e ouvir. Sempre fui muito respeitoso.
Schaeppi relembra de seu antigo colega e hoje comentarista de Valorant, Melão, que segundo ele, era mais assertivo e mais combativo em seus comentários nas redes sociais. “Ele teve guerras com algumas pessoas, por ele ser mais enérgico, falava mesmo, eu já não era desse perfil.”
Um dos fatores que ajudou demais a apaziguar a relação com os casters, de acordo com Schaeppi, foi a chegada de ex-jogadores ao time de comentaristas, primeiro com Takeshi e Nappon, depois com a adição de Mylon.
Eles foram grandes jogadores em sua época, então isso já trouxe propriedade para a transmissão. [Eles não vão atacar o Mylon] porque é o Mylon, eles são quase instituições, mas outra coisa que eu como narrador comecei a aprender, é usar meus companheiros. Eu não sou bom no LoL, eu não sei metade do que um cara desses, eu sei emocionar as pessoas.
Schaeppi complementa e diz que, com dois comentaristas “monstros” ao seu lado, ele precisa focar mais na transmissão e em sua própria voz. “Há coisas que eu preciso saber, mas outras não, então antes de afirmar algo, eu pergunto, ou levanto a bola para alguém.”
Para finalizar, o narrador presente no cenário competitivo de LoL há quase dez anos afirma que além disso, outro fator importante é que os próprios casters aprenderam a lidar melhor com as críticas, e por isso, há menos intrigas públicas.
Em sua participação no 2v1 Podcast, Schaeppi também contou de quando ele quis se retratar com Titan e Revolta, após interpretar de forma errada um momento específico durante a Final do CBLOL 2021 do 2º split.
Assista ao episódio completo logo abaixo: