Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LoL: Temporada 2026 terá ADC com 7 itens, fim do Atakhan, PDL em dobro para autofill, volta da Pistola Hextec e mais! Veja o resumo

League of Legends

A temporada 2026 do League of Legends marca o início de uma das maiores transformações da história do jogo. Entre as novidades, estão missões por rota, buffs específicos para cada função, reformulação total das torres, split push fortalecido, sistema ranqueado redesenhado e o retorno de itens lendários.

O tema Demacia dá o tom visual da temporada, que também aposta na acessibilidade com o modo Jogo Dinâmico renovado e controles WASD. Confira tudo o que muda no LoL em 2026.

A seguir, veja em detalhes tudo o que muda para a Temporada 2026 de LoL, que chegará no patch 26.1, marcado para o começo de janeiro.

Missões por função e buffs únicos

O destaque da atualização é o novo sistema de missões por função, que estreia para top, mid e bot. Inspiradas nos upgrades de suporte e jungle, essas missões concedem recompensas únicas conforme o jogador interage com a própria rota e objetivos.

  • Top laners ganham mais impacto e TP Grátis: Os topos terão um buff significativo. Ao completar a missão, ganham um novo Teleporte com escudo de vida máxima ou uma terceira spell se não escolherem TP no início. Também recebem mais XP e podem atingir níveis mais altos.
  • Mid laners terão recall mais rápido: Ao final da quest, os mids desbloqueiam um recall de 4 segundos com tempo de recarga e um par de botas Tier 3 gratuitamente, aprimoradas em alguns casos.
  • ADCs poderão fazer 7 itens: Quem joga de ADC receberá uma quantia fixa de ouro, ganho de ouro aumentado até o fim da partida e um slot extra exclusivo para as botas, liberando espaço para um sétimo item.

Jungle e suporte também mudam

Mesmo com sistemas já existentes, jungle e suporte foram ajustados. O smite agora causa mais dano, e junglers ganham mais XP e ouro por monstro grande. Suportes terão slot exclusivo para sentinelas de controle, desconto nas wards e geração passiva de ouro aprimorada.

Jungle receberá nerfs em 2026 para reduzir sua dominância no mapa

Imagem do campe~ao Lee Sin batendo em um monstro da jungle do League of Legends
(Imagem: Reprodução)

Embora as novas missões da Temporada 2026 tragam buffs importantes para top, mid e bot, os junglers receberão apenas ajustes modestos. A Riot confirmou que a selva é, atualmente, a função mais impactante do jogo e, por isso, terá sua força inicial reduzida.

Para isso, a velocidade dos primeiros ciclos da jungle será diminuída, o que deve abrir mais espaço para os confrontos nas rotas antes da chegada do caçador. Ainda assim, os junglers continuarão evoluindo seu mascote e o Smite PvP como parte da missão.

Summoner’s Rift começa 35s mais cedo e picks e bans será mais rápido

O início da partida será mais rápido: minions e monstros surgem 35 segundos antes, encurtando a espera inicial e agilizando a fase de rotas. O tempo de espera e animações durante o lobby foi reduzido em cerca de 30 segundos, agilizando a transição entre filas e partidas.

A Riot também desativou a opção de banir o campeão selecionado por um aliado. prática que causava desconforto e toxicidade antes mesmo do jogo começar.

LoL terá visão aprimorada com Lumes Feéricos

A nova mecânica de Lumes Feéricos adiciona locais especiais que ampliam o alcance da visão quando uma ward é posicionada neles. O objetivo é redistribuir a responsabilidade de visão, antes quase exclusiva dos suportes.

Imagem da mecânica de Lumes Feéricos no LoL
(Imagem: Divulgação/Riot)

Atakhan, Rosas de Sangue e Proezas de Força são removidos por sobrecarregar o jogo

Adicionados em 2025, os sistemas de Atakhan, Rosas de Sangue e Proezas de Força não voltarão em 2026. Segundo a Riot, essas mecânicas acabaram gerando “fadiga de objetivos” e deixaram as partidas muito dependentes de lutas em equipe ao redor deles.

Mesmo com ajustes durante o ano, como a remoção da segunda forma de Atakhan e do segundo conjunto de Grubs, os desenvolvedores entenderam que o sistema seguia problemático. Por isso, optaram por removê-lo por completo, junto das Rosas e suas Pétalas.

Na foto, a carta de Atakhan, o novo Monstro épico do LoL
(Imagem: Reprodução/LoL)

As Proezas de Força também saem do jogo, mas seus efeitos serão parcialmente reaproveitados: o bônus de botas Tier 3, por exemplo, estará disponível na missão dos mid laners. Como compensação, a Riot vai reativar recompensas tradicionais: 100 de ouro para o First Blood e 300 para a Primeira Torre destruída.

LoL terá mecânica de “Demolir universal”

O novo sistema Crescimento Cristalino funciona como um “Demolir para todos”. Cristais se acumulam em torres ao longo do tempo e, ao serem atingidos, explodem causando dano adicional. O efeito visa acelerar pushes e dar mais agency para quem joga pelas laterais.

Imagegem do Crescimento CRistalino no LoL
(Imagem: Reprodução)

Já a runa Demolir foi simplificada: agora ativa seu dano bônus após três ataques consecutivos na torre. Isso torna o efeito mais intuitivo e acessível em qualquer situação de cerco.

Placas em todas as torres  para sempre

As placas, antes exclusivas das torres exteriores nos primeiros 14 minutos, agora passam a ser permanentes e aparecem também em torres internas e inibidores. O ouro total não aumentou, mas será distribuído ao longo das novas placas.

Com isso, qualquer torre, mesmo no mid ou late game, pode render recompensas se bem pressionada. A Riot também removeu as resistências graduais das torres internas e reduziu o ataque das externas após 15 minutos.

Homeguards mais inteligentes

O buff de retorno à base (Homeguards) foi aprimorado. Agora ele permanece até o jogador alcançar o minion mais avançado da sua lane, agilizando tanto splits quanto defesas rápidas. O efeito se perde ao entrar na selva ou rio, mantendo o foco no deslocamento pelas rotas.

Torres do Nexus irão ressuscitar com 40% da vida para evitar abusos

Introduzida em 2025, a mecânica que permite o ressurgimento das torres do Nexus será mantida em 2026, mas com uma alteração importante. A Riot confirmou que as estruturas reviverão com apenas 40% da vida total, evitando que se tornem um obstáculo desproporcional em partidas prolongadas.

Segundo os desenvolvedores, manter a mecânica ajuda equipes que seguram o jogo com o Nexus exposto, impedindo backdoors inesperados. No entanto, quando as torres ressuscitavam com vida cheia, às vezes era melhor deixá-las em pé propositalmente com pouca vida, o que criava situações antijogo.

Novos itens para todas as classes

Imagem dos novos itens do LoL
(Imagem: Riot)

A temporada adicionará pelo menos 9 itens novos, com foco em preencher lacunas de subclasses específicas. Além disso, também teremos a volta dos itens Chuva de Canivete e Pistola Lâmina Hextec! Veja os itens:

  • Cetro de Sopapo: item de Fulgor para lutadores de PdH. Dobra os ataques de contato, permitindo que alguns Campeões mandem ver, como a Diana, cuja passiva não precisaria mais de um acerto à frente, ou a Gwen, cujo Q receberia um acúmulo adicional de Afiada.
  • Emblema do Tudo ou Nada: item de Zelo para ADCs que curtem ultar e mandar ver. Concede Aceleração de Habilidade para a ultimate, além de um impulso de Velocidade de Ataque e acertos críticos por três golpes após ultar. Quando esses ataques básicos já seriam críticos, você recebe Dano Verdadeiro adicional.
  • Esfera de Sangue: este item de Vampirismo Universal e DdA também concede um pouco de Tenacidade e Aceleração que escalonam com seu DdA adicional. Para lutadores leves, deve ser o item de sustentação ideal para o fim de jogo, já que concede uma grande quantidade de Vampirismo Universal adicional após um abate para te ajudar a tocar o terror nos confrontos.
  • Item de Assassino: oferece uma ajuda para os Assassinos de DdA no fim de jogo. Sempre que o usuário faz uma eliminação, recebe um fortalecimento que faz com que o próximo ataque contra um monstro épico ou uma torre cause grande quantidade de dano ao longo do tempo escalonando com a Letalidade, o que possibilita que Assassinos de DdA mais avançados encerrem partidas se tiverem assassinado seus alvos com sucesso. Também concede ocasionalmente Dano Verdadeiro adicional a uma habilidade com base na Letalidade.
  • Mananomicon: um item com um novo efeito ativo! É o primeiro em um bom tempo. Este item de PdH pode ser ativado para entrar em um estado fortalecido por um curto período em que você consumirá bem mais Mana, porém suas habilidades serão mais poderosas e terão Tempos de Recarga menores. A cura, o Escudo e o dano adicional das suas habilidades escalonam com seu Mana, então há um retorno ao investir nisso.
  • Arco de Neve: item de longo alcance para ADCs. Aumenta o Dano de Ataque com base na distância do alvo, e, em abates, também concede grande quantidade de Alcance de Ataque por um tempo para ajudar a dar aquela limpada nos confrontos.
  • Motor de Fortalecimento: item de aura com uma certa mecânica de jogo. Ele traz aura de Velocidade de Ataque para suportes corpo a corpo mais tanques, e ativa a aura por um período após causar Lentidão ou Imobilização a um inimigo. A duração é bem maior para Campeões corpo a corpo do que à distância, então será mais fácil manter a Velocidade de Ataque para sua equipe caso seja um suporte corpo a corpo mais tankudo.
  • Manto da Meia-Noite: item salva-vidas para tanques. Concede grande efeito de cura ao longo do tempo quando a Vida fica baixa, escalonando a partir do bônus de Armadura e Resistência Mágica. Ao se curar com este item, ele também concede Velocidade de Movimento e Tenacidade para poder avançar e tankar mais dano pela sua equipe, ou tentar escapar após terem deixado sua vida no chinelo.
  • Sino de Mana Redentor + Supersino: este conjunto de dois itens é um novo item de Lágrima aprimorável para encantadores. Sino de Mana concede potência de Escudo e cura com base no Mana e, quando aprimorado para um Supersino com acúmulo máximo de Lágrimas, também cura seu aliado mais próximo com a Vida mais baixa a cada segundo enquanto você está em combate com Campeões inimigos. A cura escalona com base no seu Mana.
  • Pistola Laminar Hextec: a Pistola Laminar é um dos itens híbridos característicos do LoL, que concede PdH, DdA, Vampirismo Mágico e Roubo de Vida, além de um efeito ativo direcionado que causa dano e Lentidão ao alvo.
  • Chuva de Canivete: retornando como item de Dano de Ataque, Chance de Acerto Crítico e Velocidade de Ataque com um efeito Energizado que causa dano e concede Velocidade de Movimento quando pronto.

Monstros épicos estão mais resistentes

Dragões e Barão ganharam mais vida, especialmente conforme buffs acumulam. Isso reduz o snowball e permite jogadas arriscadas de equipes atrás no placar. Em contrapartida, o ouro foi reduzido e o XP ajustado.

O escalonamento dos monstros agora segue os níveis dos campeões em vez do tempo de jogo, tornando as partidas mais consistentes e fáceis de balancear entre modos.

A Riot também confirmou o retorno de recompensas para First Blood (100 de ouro) e Primeira Torre (300 de ouro), como forma de valorizar jogadas iniciais sem depender dos antigos Proezas da Força, que foram removidos.

Aegis of Valor: recompensa para autofill e funções impopulares

O novo sistema Aegis of Valor garante proteção ou bônus de LP em partidas autofilladas. Se o jogador atingir nota C ou superior na partida, poderá receber LP em dobro ou evitar perda. O benefício também é concedido automaticamente a quem joga funções pouco populares, como suporte e jungle, mesmo sem aviso no lobby.

A meta da Riot é incentivar a diversidade nas posições e reduzir o impacto negativo do autofill no desempenho individual.

Imagem do novo sitema Aegis of Valor no LoL
(Imagem: Divulgação/Riot)

Dodges terão punição pesada no alto elo

Jogadores de Mestre ou mais alto que derem dodge perderão a partida como se fosse uma derrota completa, além de manterem a flag de autofill para o próximo jogo. A medida visa coibir manipulações de pick/ban e lobby hostaging nas ranqueadas de elite.

Outro ajuste é que o autofill não será mais “resetado” ao dar dodge: se você foi autofillado e sair do lobby, continuará com a função forçada no jogo seguinte.

LoL mostrará quando você está “smurfando” no elo

Uma nova etiqueta chamada Climb Indicator será exibida no carregamento da partida quando o MMR de um jogador for significativamente maior que seu elo atual. A ideia é combater a sensação de “elo errado” nas filas, esclarecendo que aquele player está subindo rápido e merece estar ali.

Duo liberado nos elos mais altos!

O MMR do modo Flex será calibrado com base no Solo/Duo, reduzindo os casos de jogadores Mestre/Solo jogando contra Pratas em Flex. A calibragem só desce (nunca sobe), evitando abusos de elos altos no modo casual.

Além disso, o duo será liberado novamente no topo do ranking, incluindo o Desafiante, graças a melhorias no sistema anti-boosting. A decisão atende a pedidos da comunidade por mais liberdade em filas competitivas.

Swiftplay mais curto, mais direto e mais divertido

O modo Jogo Dinâmico também passou por reformulação e agora reflete melhor sua proposta de partidas rápidas. O tempo de jogo foi reduzido, começando já no nível 3 com 1.400 de ouro inicial e novos itens iniciais.

Grubs, Arauto e Feats foram removidos. Os dragões aparecem apenas duas vezes e o Dragão Ancião surge fixamente aos 15 minutos. O Barão aparece aos 12 e permanece até o fim. O Sudden Death (Morte Súbita) agora ocorre aos 25 minutos.

Outra mecânica nova é o *Minion Frenzy: ao matar um inimigo, seus minions próximos recebem bônus de velocidade, dano e dividem o ouro com campeões aliados nas proximidades, sem precisar disputar last hit.

Outras melhorias e controles WASD

Uma das mudanças mais pedidas pela comunidade, o controle por WASD, será ativado oficialmente já no patch 25.24. O recurso estará em testes opcionais e poderá ser ativado nas configurações.

Imagem da função de WASD no LoL
(Imagem: Divulgação)

LoL terá mapa com visual de petricita e tons de ouro

O Summoner’s Rift receberá um novo visual com elementos clássicos de Demacia: pedras de petricita, detalhes em azul real e ouro, e ambientação que remete à era de ouro da região. O tema é reforçado pelo conceito de “esperança, união e justiça” que guia a narrativa da temporada.

O clima visual também será aplicado no modo Jogo Dinâmico, que herdará a maioria das alterações do mapa tradicional, com exceção das quests por função.

Imagem do novo mapa Demaciano do LoL
Imagem: Divulgação/Riot

Battle Pass trará skins Demacianas — até para campeões de fora

A primeira leva do Passe de Batalha incluirá skins Demacianas inclusive para campeões que não fazem parte da região. Uma skin Prestígio para a Morgana já está confirmada, misturando a estética da facção com elementos únicos da personagem.

Outros campeões também devem receber visuais alternativos com temática Demaciana, ampliando o leque de fantasia para além dos nativos da região como Jarvan IV, Lux ou Garen.

Imagem: Divulgação/Riot.

Apesar de mais curto, o modo Swiftplay compartilhará boa parte da experiência visual da nova temporada. O mapa alternativo contará com os mesmos cristais nas torres (Crescimento Cristalino) e novo ritmo de jogo com objetivos simplificados.

Segundo a Riot, o Swiftplay foi redesenhado para ser mais direto, divertido e menos punitivo, servindo tanto para quem tem pouco tempo quanto para novos jogadores explorarem o jogo.

Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 01 de dezembro de 2025 • Editado há 3 dias

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 10 horas
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 11 horas
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 11 horas
League of Legends
LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026
League of Legends

LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026

Riot detalha como cada rota completa as novas Missões de Função no League of Legends 2026.

Há 11 horas
League of Legends
LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL
League of Legends

LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL

O campeão mundial BeryL comentou momento atual da carreira e afirmou que a LCK 2026 pode marcar sua despedida do competitivo.

Há 12 horas
League of Legends
CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2
League of Legends

CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2

A Riot anunciou a saída da Isurus do CBLOL 2026. A empresa comunicou a decisão nas redes sociais da liga e já procura uma substituta.

Há 16 horas

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais