Uma organização da TCL (Liga turca de LoL) foi excluída do campeonato por infringir uma das regras da competição. A 5Ronin não enviou o seu elenco para a próxima temporada no prazo estipulado e foi retirada do torneio.
Segundo o Leaguepedia, a liga está procurando uma nova organização para ocupar o espaço deixado, mas em caso de não conseguir, apenas sete times disputarão a liga no 2ª Split.
Na última etapa, a 5Ronin ficou na última colocação, com apenas uma vitória e 13 derrotas.
TCL se tornou parte do EMEA
Em 18 de novembro de 2022, a Riot Games anunciou que a Turquia e Rússia não seriam mais regiões independentes e integrariam o circuito competitivo da Europa, o EMEA Masters. Além das duas regiões, a desenvolvedora também incluiu o Oriente Médio e a África em um dos seus circuitos oficiais de LoL.
Logo no primeiro ano no circuito Europeu, a Turquia teve um grande sucesso. A Istanbul Wildcats venceu a liga e chegou até a final do EMEA Masters, erguendo a taça ao derrotarem a Unicorns of Love SE por 3-2 com direito a reverse sweep.
É válido ressaltar que, com a mudança, tanto a Turquia, quanto a Rússia perderam suas vagas diretas para campeonatos internacionais de LoL, como MSI e Worlds.
- Veja também: LCS entrará em greve? Entenda toda a polêmica