Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LCS 2023: Liga entrará em greve? Entenda toda a polêmica

League of Legends

O cenário norte-americano de League of Legends está passando por uma grande crise e podemos ter greve na LCS 2023 2° split.

Depois de decisões da Riot Games, os jogadores junto com a Associação de Atletas entraram em greve e a primeira rodada da liga pode não acontecer.

Qual é o motivo da greve na LCS?

Tudo aconteceu depois que a Riot Games acatou a um pedido das próprias organizações de que elas não precisassem ter uma equipe na NACL, o Academy da região. Isso porque, supostamente, as equipes vivem um período de instabilidade financeira.

De acordo com a desenvolvedora, isso traria mais flexibilidade operacional e financeira para as organizações. Neste sentido, apenas três dos 10 times das franquias seguiram com elencos na divisão de base: Flyquest, Team Liquid e Evil Geniuses.

Por conta disso, a LCSPA, Associação dos Jogadores da liga, agiu e emitiu um comunicado se posicionando a respeito do assunto.

Imagem do time da Golden Guardians na LCS 2023
(Foto: Divulgação/LCS)

O primeiro comunicado da LCSPA

Após o anúncio da desenvolvedora, a LCSPA (Associação dos Jogadores da Liga) emitiu um comunicado rechaçando as medidas tomadas pela Riot Games. Segundo eles, as mudanças impactarão nos empregos de mais de 70 jogadores, treinadores e gerentes da noite para o dia.

Outro ponto da nota, é de que os custos com a divisão de base, operacional e salarial, representam apenas 17% dos pagamentos de uma organização. A associação também apresentou medidas para diminuir os custos e tornar o campeonato mais atrativo.

As medidas apresentadas pela LCSPA

Antes da greve acontecer, a Associação de Jogadores formou cinco tópicos de reivindicações para a Riot Games. A partir disso, apresentaram em reunião e, em seguida, fizeram a votação da greve. Os principais pontos levantados foram:

  • Autorizar as equipes a pagar os jogadores da NACL com base nas leis locais, em vez da legislação da Califórnia;
  • Autorizar as equipes a fazer parcerias com organizações terceirizadas para operação dos elencos da NACL e divisão dos custos;
  • Criar um programa robusto de divisão, com os clubes da LCS, da receita obtida com a venda de itens dentro do jogo, assim como no Valorant;
  • Introduzir incentivos como promoção e rebaixamento e divisão de receitas com organizações de fora da LCS para investimento em elencos da NACL.

As reivindicações da LCSPA

  • Instituir promoção e rebaixamento entre a LCS e a NACL nos moldes do cenário competitivo de Valorant;
  • Compromisso da Riot Games com receita para bancar os salários dos jogadores da NACL no valor de US$ 300 mil por equipe por ano;
  • Permitir que as equipes da LCS façam parcerias com empresas terceirizadas para divisão das despesas;
  • Garantia de contrato mínimo de um ano para os cinco jogadores que vencerem a LCS Summer a cada temporada;
  • Instituir uma regra que permita que times da NACL dispensados continuem com a vaga se mantiverem três, dos cinco jogadores juntos.

Os impactos da greve na LCS

Marcada para acontecer na próxima quinta-feira (1), a LCS 2023 tem destino indefinido. No Hotline League, um dos principais programas do cenário norte-americano, o jornalista Travis Gafford revelou que a Riot Games liberou para que equipes contratassem jogadores sem restrição de elo.

Normalmente, apenas jogadores que atingiram o Diamante 1 ou superior podem ser inscritos e disputar a liga. Além disso, a desenvolvedora também teria liberado contratos temporários, para que a primeira rodada da LCS não fosse adiada.

Outro ponto que Travis apresentou é que a Riot Games também, supostamente, retirou a obrigatoriedade dos jogadores comparecerem ao estúdio para disputar as partidas, também para ajudar na busca das organizações.

LCS 2023 Estúdio
(Foto: Riot Games)

LCSPA se pronuncia sobre contratos temporários

Em comunicado, a associação deixou claro que a greve na LCS é para melhorar o ecossistema como um todo e, se os jogadores aceitarem as ofertas temporárias, prejudicam o cenário como um todo.

Confira os principais pontos levantados pela LCSPA:

  • Não aceitar jogar por nenhuma equipe da LCS como substituto;
  • A greve é em benefício de todos os jogadores de LoL da América do Norte;
  • Furar a greve é colocar o futuro de todos os jogadores em risco, seja na LCS, na NACL ou no cenário amador;
  • Furar a greve enfraquece o poder de negociação dos jogadores;
  • Se você já assinou um contrato de substituição, favor contatar a LCSPA para obter orientação de como lidar com a situação.

Riot adia início da LCS e fala sobre possível cancelamento do split

Em comunicado liberado pela Riot no dia 30, vários dos pontos estabelecidos pela LCSPA foram rebatidos pela Riot, incluindo sobre a inviabilidade de aceitar algumas exigências da associação.

No comunicado em questão, a desenvolvedora aplicou mais US$ 300 mil para a empresa que está realizando a LCS Academy neste split, e aproveitou para adiar o início da LCS 2023 2° split em duas semanas, a fim de tentar resolver a situação.

Além disso, a Riot afirmou que caso a situação não seja resolvida, ela poderá cancelar a LCS 2023 2° split, e como consequência, não haverá nenhum time da região no Worlds 2023, o mundial de LoL.

Poucas horas depois a LCSPA emitiu um comunicado se mostrando disposta a conversar com a Riot para tentar resolver a situação o mais rápido possível.

Riot Games e LCSPA entram em acordo

Na quinta-feira (08), ambas as partes emitiram um comunicado em que o retorno da LCS 2023 é definido: 14 de junho. Em nota, LCSPA e Riot Games também divulgaram que entraram em acordo em algumas partes, mas seguem conversando para outras melhorias no ecossistema norte-americano.

Linha do tempo da greve na LCS

LCS 2023 CHALLENGERS LEAGUE
Reprodução/Riot Games
Luis Santana

por Luis Santana

Publicado em 30 de maio de 2023 • Editado há mais de 2 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 13 horas
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 13 horas
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 13 horas
League of Legends
LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026
League of Legends

LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026

Riot detalha como cada rota completa as novas Missões de Função no League of Legends 2026.

Há 14 horas
League of Legends
LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL
League of Legends

LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL

O campeão mundial BeryL comentou momento atual da carreira e afirmou que a LCK 2026 pode marcar sua despedida do competitivo.

Há 14 horas
League of Legends
CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2
League of Legends

CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2

A Riot anunciou a saída da Isurus do CBLOL 2026. A empresa comunicou a decisão nas redes sociais da liga e já procura uma substituta.

Há 18 horas

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais