LoL: Veja quais times já passaram perto do Grand Slam

League of Legends
De:Bruno Rodrigues-
November 13, 2019

Você sabe o que significa conquistar o Grand Slam? O termo veio do Tênis, e lá é usado para determinar quem consegue vencer os quatro principais torneios do ano. Essa expressão acabou se popularizando em outras modalidades, inclusive em algumas dos esports. No LoL, caracterizamos como conquistar o Grand Slam a equipe que consegue vencer as duas etapas de seu campeonato local, o MSI e Mundial.

A G2 estava com grandes expectativas do mundo todo de ser a primeira equipe a conseguir esse feito. Os europeus estavam em uma ótima fase, dominaram os dois splits da LEC com direito até a Soraka top. No MSI eles surpreenderam e conseguiram o primeiro título da competição para o ocidente, com direito a eliminação em cima da SKT nas semifinais.

Resultado de imagem para g2 msi 2019
Foto: LoL Esports

Os samurais chegaram como um dos favoritos para o Mundial 2019 e, jogando em casa, fizeram valer as expectativas. Mesmo terminando em segundo na fase de grupos, a G2 mostrou sua força nos playoffs e novamente foi o carrasco da LCK, dessa vez eliminando a DAMWON Gaming nas quartas de final e SKT (novamente) nas semifinais. A Funplus Phoenix não quis saber de Grand Slam e atropelou os samurais, se sagrando campeã e mais uma vez levando a Summoner’s Cup para a China.

Funplus Phoenix
Foto: LoL Esports

Apesar da G2 quase ter conseguido, já tivemos outras equipes que também passaram perto de conquistar os quatro campeonatos no ano. A primeira delas foi a SKT T1, em 2015. A equipe estava com uma line-up muito forte e havia vencido o primeiro split da LCK. Naquele ano aconteceu a primeira edição do MSI e os sul-coreanos chegaram com tudo. Não perderam nenhuma partida na fase de grupos e conseguiram vencer a Fnatic nas semifinais, em uma série muito disputada. O time era o franco favorito para ganhar o torneio, mas acabou sendo surpreendido pela EDward Gaming, que venceu a série por 3-2.

Imagem relacionada
Foto: LoL Esports

A SKT daquele ano também venceu o segundo split da LCK e, ao se classificar para o Mundial, conseguiu uma das melhores campanhas da história da competição. A equipe chegou na grande final sem perder nenhum jogo, e na ocasião venceu por 3-1, conquistando seu segundo título da competição.

Resultado de imagem para skt worlds 2015
Foto: LoL Esports

Um ano depois a SKT novamente quase conseguiu conquistar o Gram Slam. A equipe venceu o primeiro split da LCK sem muitas dificuldades, terminando na terceira colocação e conseguindo um 3-1 em todas as séries dos playoffs. Ao ir para o MSI, Faker e companhia ficaram na quarta colocação na fase regular, mas novamente cresceram no mata-mata e conseguiram o título da competição.

Resultado de imagem para skt msi 2016

O caminho para o Grand Slam estava indo bem, até chegar o momento em que eles não conseguiram o título do segundo split da LCK. A T1 foi derrotada por 3-2 no round 3 da competição pela KT Rolster.

Eles se classificaram para o Mundial pelos pontos de campeonato, sendo o seed 2 da LCK. No grupo B junto a Cloud9, I May e Flash Wolves, passaram em primeiro com apenas uma derrota. O caminho dos playoffs começou tranquilo, com a equipe vencendo a RNG por 3-1, mas nas semifinais acompanhamos uma das melhores séries da história! Com direito a Miss Fortune suporte, a Rox levou a SKT ao seu limite. O time que até então era bicampeão mundial, conseguiu se classificar para a final, e em mais uma série MD5 que só foi definida no quinto jogo, venceu a Samsung e conquistou o título.

Outro time que quase conseguiu o Grand Slam foi a Royal Never Give Up, em 2018. Os chineses começaram o ano com uma boa campanha na LPL, conseguindo vencer a competição após derrotarem a Edward Gaming na grande final. Eles se classificaram para o MSI, mas claramente o time favorito naquela época era a Kingzone DragonX, representante da LCK. Logo na fase de grupo Uzi e companhia já mostraram que a RNG não estava para brincadeira, terminando na primeira colocação. Sem muitas dificuldades, venceram a Fnatic por 3-0 nas semifinais e, ao enfrentar a equipe sul-coreana, conseguiram o título ao aplicar um 3-1 incontestável.

Resultado de imagem para rng msi 2018
Foto: LoL Esports

No segundo split da LPL mais uma vez a equipe brilhou. Ela terminou em segundo lugar de seu grupo na fase regular, e conseguiu a classificação direta para as quartas de final. A RNG venceu a Top Esports por 3-1, avançou para a semifinal e venceu a Rogue Warriors pelo mesmo placar, conseguindo chegar a decisão contra a Invictus Gaming. A série foi disputada, chegando ao quinto jogo, mas novamente deu Royal com a taça chinesa! Com três títulos seguidos, o time chegou no Mundial 2018 como favorito para vencer o torneio. Na fase de grupos conseguiram finalizar em primeiro lugar, mas logo nas quartas de final aconteceu um dos maiores upsets da história. Ao enfrentar a G2, a RNG foi surpreendida e perdeu a série por 3-2, sendo eliminada precocemente da competição.

mlxg - RNG 2018
Foto: LoL Esports

Apesar da RNG ter sido derrotada, a Invictus Gaming os vingou naquele campeonato, vencendo a G2 nas semifinais e, posteriormente, conquistando o título da competição. Foi a primeira vez que a China venceu um campeonato mundial.

Será que em 2020 teremos outra equipe tentando o feito que até então é inédito no League of Legends?

Veja também: Faz 5 anos que nenhum time vence o mundial em casa