LoL: Tinowns é acusado de agressão, abuso e ciúme possessivo; jogador se defende em live

League of Legends
De:Bruno Rodrigues-
January 6, 2021

O dia 05/01 foi marcado por uma grande onda de acusações e revelações em cima de vários nomes do cenário, grande parte dessas envolvendo diferentes tipos de abusos. Tinowns, mid laner da paiN Gaming, foi acusado de agressão, abuso psicológico e ciúme possessivo por Thays Toledo, sua ex-namorada. 

O texto abaixo contém trechos de relato de abuso e pode remeter à memórias traumáticas.

Tinowns. Foto: Riot Games
Continue após a publicidade

Relato de Thays

Thays revelou que começou a namorar Tinowns em 2014, pouco depois do mundial daquele ano, competição em que o jogador participou junto à KaBuM. Ela revelou que com pouco tempo de namoro o jogador começou a mostrar sinais de abusividade. 

“[…] quando ele descobriu que eu fumava e bebia me dizia que era vergonhoso e que nunca ia imaginar estar com alguém que fazia isso, ou quando demorava para responder  por estar na faculdade e ele brigava comigo achando que eu estava traindo ele […]. Ele vivia me colocando para baixo, falando que tinha vergonha de estar comigo, que eu era surtada por perguntar se ele falava com alguém, etc.”, comentou Thays. 

Ela revelou que eles terminaram várias vezes, mas ela sempre voltava com ele, pois “achava que ia ser diferente”. Os relatos também incluem várias discussões em que Tinowns humilhava Thays, a chamava de lixo, vagabunda, entre várias outras ofensas, além de mostrar ciúmes possessivos em cima de qualquer coisa que sua ex-namorada fazia, desde ir para a faculdade até viagens com amigas.

“Ele desconfiava de todos os meus amigos, as únicas pessoas que eu conversava eram duas amigas que ele conhecia porque viviam comigo, eu me afastei de todos, não podia falar com amigo nenhum porque ele me xingava, perguntava se eu queria transar com algum deles, que eu era louca e nunca ia achar ninguém que me amasse igual a ele.”, revelou Thays. 

Ela também contou de uma vez em que os dois estavam dormindo juntos, e no meio da noite o Tinowns pegou o celular dela, achou uma conversa com um amigo dela e deduziu que ela estava traindo ele. 

“Ele me acordou gritando e me sacudindo, perguntando o que era, mas ele jurava que eu tinha ficado com ele (amigo), eu tinha provas que estava em casa, uma conversa minha com uma amiga no Skype porque estávamos jogando juntas, mas ele acha que eu pedi a minha amiga que forjasse a conversa para não parecer que fui ver o menino. Ele me pressionava para falar que trai ele, me xingou de tudo, puta, vagabunda, que eu não valia nada, que não sabia o porque estava comigo. Ele ficou louco e apertou minha coxa tão forte que chegou a formigar, perguntando o porque eu não admitia que trai ele. Depois ele jogou meu celular na parede que quebrou em vários pedaços, pediu para eu ir embora senão ia me tirar da GH. Eu estava em uma cidade onde não conhecia nada nem ninguém, não tinha Uber na época e eu não tinha dinheiro para ir para nenhum lugar, até que um amigo dele convenceu ele de eu ficar na casa dormindo em outro quarto”. 

Thays revelou que após esses e vários outros acontecimentos relatados por ela, em 2016 eles terminaram de vez. “Doeu muito, carrego sequelas até hoje, não consigo mais manter uma amizade porque na minha cabeça sempre acho que não vão gostar de mim”, finalizou. 

Você pode ver o relato completo publicado por Thays aqui ou nas fotos abaixo:

Relato de Thays parte 1. (Foto: Divulgação/Thays Toledo)
Relato de Thays parte 2. (Foto: Divulgação/Thays Toledo)
Relato de Thays parte 3. (Foto: Divulgação/Thays Toledo)

Tinowns comenta sobre as acusações em live

O jogador fez uma transmissão no mesmo dia (05/01) para comentar todas as acusações feitas pela sua ex-namorada. Ele confirmou boa parte do que ela disse e justificou que era imaturo na época, que por ter 17 anos não soube lidar com o relacionamento, com seu ciúme possessivo, o fato de ela estar indo para a faculdade, entre outras coisas. 

“Eu tinha 16 ou 17 anos e ela tinha 21 ou 22 anos. Naquela época eu era muito imaturo, o relacionamento que tivemos era muito ruim, abusivo dos dois lados. Eu era muito inseguro comigo mesmo, uma criança literalmente, tinha acabado de sair de casa para jogar LoL, não conhecia a vida. Ela já estava na faculdade, uma realidade totalmente diferente, bem mais vivida do que eu, então isso causava muita insegurança para mim”, contou o jogador.  

Tinowns disse que descobriu que ela estava o traindo e negou qualquer tipo de agressão física contra Thays. “Em nenhum momento eu quis agredir ela, tiveram momentos ali na briga que levantamos a voz um para o outro, mas em nenhum momento houve agressão física”, comentou o jogador. 

Tinowns ressaltou em vários momentos que era abusivo e que não soube lidar com os seus ciúmes. Ele pediu desculpas para a Thays em vários momentos da live e falou que também havia pedido desculpas para ela em 2016. 

“Ela está muito certa em expor isso para todo mundo. Eu fui um merda com ela, tinha 14 anos, era muito novo. Peço desculpas para você Thays, em nenhum momento eu quis abusar psicologicamente de você, fisicamente muito menos, isso é algo que eu não vou aceitar, você falar que eu abusei psicologicamente de você, porque isso não aconteceu”, ressaltou. Você pode ver parte da live em que o jogador comenta sobre as acusações aqui.

No começo da transmissão o jogador pediu para que os espectadores não se inscrevessem em seu canal ou algo parecido, mas mesmo assim o mid laner ganhou 116 subs (inscrições pagas da Twitch) durante o curto período de live. Após repercussão negativa na comunidade, que disse que ele poderia estar querendo “lucrar” em cima da situação, Tinowns fez uma publicação em seu Twitter revelando que esse não era o propósito, e que por isso iria doar o dinheiro dessas inscrições para uma instituição escolhida pelos seus espectadores.

O Mais Esports entrou em contato com a paiN Gaming em busca de algum posicionamento da organização sobre o ocorrido. Confira a resposta abaixo.

“A paiN Gaming está dando todo apoio necessário para que as responsabilidades de seus representantes nessas questões pessoais sejam apuradas e resolvidas dentro das conformidades da lei”.

Thaiga fala sobre seu relacionamento com Tinowns

Thaiga, ex-namorada do mid laner, publicou um texto falando sobre o relacionamento que ela teve com ele. Ela demonstrou total apoio a Thays, mas ressaltou que durante os três anos de namoro, conheceu o “pior do Thi”, por isso confirmou que ele passou por um processo grande amadurecimento.

“[…] eu já vi o Thi lidando com o ciúme dele, e todas as vezes resolvemos conversando com respeito. Tivemos tempos extremamente difíceis, um namoro público coloca a gente em situações que machucam muito. Mas a gente passou por tudo isso, terminamos, voltamos, sofremos juntos e hoje em dia a gente sempre se pega olhando pra esses últimos 3 anos e falamos “caramba, a gente cresceu muito juntos, a gente soma muito”. Acho que ensinei muito sobre relações e responsabilidade emocional pra ele, assim como ele me ensinou muito sobre foco e disciplina.”.

Você pode ler o texto completo da Thaiga aqui.

 

Veja também: