A TSM demitiu, nos últimos dias, o Head Coach Peter Zhang da sua equipe de League of Legends após denúncias e polêmicas envolvendo o treinador. Segundo uma reportagem lançada pelo Dexerto no último domingo (20), ele foi responsável por enganar e tomar dinheiro de vários jogadores da organização.
Na reportagem original, que apurou fontes próximas ao caso, Peter Zhang foi acusado de receber dinheiro em troca de garantia de vagas na TSM para jogadores da China ou Taiwan. O técnico também se envolveu em um episódio em que pediu dinheiro para todos os integrantes da equipe para pagar contas médicas da sua família — mas que mais tarde foi revelado que era para pagar uma dívida dele com o ex-suporte SwordArT.
Embora tenha negado o recebimento de dinheiro para garantir a vaga de jogadores estrangeiros, o treinador explicou mais sobre o caso da sua dívida com SwordArT. Peter Zhang foi o responsável pela venda de um carro para o jogador de Taiwan no valor de US$ 80 mil quando ele saiu da TSM e foi para a China competir pela Weibo Gaming.
No entanto, ele não repassou o dinheiro e utilizou esse valor para pagar as despesas médicas de uma operação de câncer da sua avó.
Depois de insistentes pedidos de SwordArT para reaver o dinheiro, Peter Zhang foi atrás de todos os jogadores da TSM pedindo por empréstimos, o que levantou suspeitas até mesmo em Doublelift. Em sua stream, o ex-jogador profissional confirmou que o treinador pediu “grandes quantias de dinheiro” para ele e os demais jogadores, mas a história era diferente a cada pessoa que ele pedia.
Para a Dexerto, Peter explicou que reconhece que ficar com o dinheiro foi errado. “A conta da minha avó estava vencendo no final deste mês e por isso não consegui pagar as duas dívidas. Eu estava passando por um momento financeiro muito difícil, mas pagarei cada centavo ao SwordArT”, explicou o treinador.
Confira a nota da organização originalmente em inglês logo abaixo. Por lá, a TSM cita que “esteve ciente de várias acusações sérias e conflitos de interesse e éticos” com o treinador, e optou por terminar o contrato após investigação inicial.
— TSM FTX (@TSM) March 18, 2022
Isso adiciona mais uma polêmica envolvendo a organização norte-americana. Em janeiro desse ano, o CEO da TSM estava em investigação pela Riot Games por bullying e má conduta de trabalho. Ele também foi duramente criticado por Doublelift no final do ano passado.
Peter Zhang atuou na TSM entre 2018 e 2022, assumindo o posto de treinador várias vezes nas line-up titulares e Academy da organização.