LoL e DotA 2 sempre compartilharam muitas semelhanças principalmente em aspectos de gameplay, mas outros pontos diferenciam como se joga um e outro. Enquanto o jogo da Riot Games é mais “modesto” com alguns efeitos negativos como stuns e controles de grupos, o da Valve sempre extrapolou esses conceitos desde a época de ouro do Dotinha raiz.
Para verificar isso, um dos jogadores lançou, por meio do Reddit, uma comparação simples da duração dos efeitos negativos nos dois jogos. Veja essas diferenças entre LoL e DotA 2 no vídeo logo abaixo.
Por um lado, o DotA 2 tem itens que podem resetar a recarga das magias e até lançar CCs pesados — como é o caso do Scythe of Vyse no vídeo acima, que transforma o jogador adversário em um creep e desabilita ele.
Do outro lado, o League of Legends não conta com itens similares em seu arsenal, mas muitos oferecem aceleração de habilidade para diminuir a recarga. Mas isso normalmente não permite você a emendar uma magia na outra, como é o caso do DotA 2.
Vale notar aqui que essa é uma comparação específica que chama a atenção pelos números, mas há motivos dos dois jogos terem durações tão diferentes.
Enquanto o jogo da Valve oferece opções pesadas de CCs, o próprio game design também fornece meios de se prevenir quanto a isso. Esse é o caso da Black King Bar, que te deixa invulnerável por 10 segundos da maior parte desses efeitos negativos (um número que também diminui com os usos).
Podemos resumir isso em uma coisa: grandes CCs, grandes counters.
Tudo isso traça uma comparação hipotética que nem sempre vai se refletir no meio das partidas, mas é um pouco curioso de vê-la em ação na parte teórica.
Recentemente as comparações entre LoL e DotA 2 voltaram a acontecer depois que um dos responsáveis da área de desenvolvimento da Riot Games elogiou a “loucura” de DotA 2. Confira aqui no Mais Esports!