Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LoL: WASD chega ao PBE já com ajustes para nerfar “kiting automático”

League of Legends

A Riot irá implementar a nova opção de movimentação pelo WASD nesta quarta-feira (26) no servidor de testes (PBE) do League of Legends. A novidade foi anunciada pelo perfil de Andrei “Meddler” van Roon no X (ex-Twitter), desenvolvedor da empresa. Segundo o rioter, o objetivo é “é manter o jogo justo entre os esquemas de controle”:

O WASD deve estar habilitado no PBE nesta quarta-feira (26), então queríamos compartilhar um pouco mais sobre como estamos pensando nisso com base nas conversas recentes.

(…) Estamos testando formas de o WASD ainda parecer bom de usar e tão eficaz quanto o clique para mover, se executado corretamente, ao mesmo tempo, em que recompensa habilidade mecânica e não se torna um esquema de controle dominante demais.

Com base em testes internos, com streamers como Caedrel falando que o controle estaria demasiadamente forte em atiradores, Meddler já anunciou que a Riot implementará mudanças pensando em campeões que utilizam mecânicas de kiting, para que elas ataquem um pouco mais lentamente:

As primeiras alavancas de balanceamento que estamos planejando testar são:

– Fazer com que, se você estiver usando WASD e apenas segurando movimento + ataque constantemente, o tempo de ataque fique um pouco atrasado

– Movimento com WASD não cancelar animações no primeiro quadro possível

– Reduzir a velocidade de ataque se você estiver usando WASD e simplesmente segurando as teclas de movimento o tempo todo

Meddler afirma que movimentação irá para as ranqueadas quando estiver “comprovadamente justa”

O porta-voz da Riot aproveitou para responder questões e sugestões de usuários nas redes social e reiterar que o novo sistema de movimentação deve passar por um período estendido no PBE antes de chegar nos servidores oficiais — e mais tempo ainda para alcançar partidas ranqueadas:

Solução: NÃO HABILITAR o WASD em partidas ranqueadas/profissionais, manter apenas nas normais

Nosso plano:

PBE até acharmos que o WASD está bem ajustado para entrar nas filas de normal game.

Fica nas normais por um período prolongado até que esteja comprovadamente justo para ir para as Ranqueadas.

A suposição atual é algo como um ou dois meses no PBE, depois algum número desconhecido de meses (múltiplos, no mínimo) antes das rankeds.

“Sem planos para adicionar mais opções de controle”, diz rioter sobre uso de controles com joystick no LoL

No Reddit, Meddler também respondeu dúvidas sobre possíveis novas adições de controle e se a Riot já estava pensando na utilização deste sistema de movimentação quando implementou o modo Enxame, que também utilizava o WASD. Um usuário no fórum de discussões fez essa questão, e o rioter respondeu de maneira categórica:

“Ei, Meddler, estava me perguntando, as explorações do WASD vieram originalmente de outros experimentos de controle, como Swarm ou Wild Rift?”

Não exatamente. Eles ajudaram a informar como construímos esta versão do WASD, mas não foram o ponto de partida. O começo veio do feedback de novos jogadores em nossas pesquisas, em que o esquema de controle era uma das maiores barreiras para entrar no League.

Quando implementamos até mesmo uma versão bem básica de WASD para a rodada seguinte dessa pesquisa, vimos que os novos jogadores conseguiam se envolver muito melhor com o jogo, aprendendo outros conceitos porque não estavam travando tanto contra um esquema de controle desconhecido.

O porta-voz da empresa foi além, e afirmou que, por enquanto, o WASD será o único modo de controle alternativo oficialmente dentro de jogo. Segundo Meddler, “não há planos de adicionar novos esquemas de controle no momento.”

Confira o pronunciamento completo de Meddler no X

E aí, pessoal!

O WASD deve estar habilitado no PBE amanhã, então queríamos compartilhar um pouco mais sobre como estamos pensando nisso com base nas conversas recentes.

Acreditamos que o WASD pode ajudar muitos novos jogadores a se apaixonarem por League do mesmo jeito que todos nós, e por isso o vemos como um esquema de controle alternativo importante a longo prazo.

Dito isso, entendemos que é uma mudança e há muitos detalhes que precisamos acertar. O WASD vai continuar no PBE enquanto testamos, ajustamos e consolidamos uma filosofia sólida de balanceamento. Ainda não há data para o servidor oficial, queremos apenas focar em acertar no PBE primeiro.

As primeiras alavancas de balanceamento que planejamos testar são:

– Fazer com que, se você estiver usando WASD e apenas segurando movimento + ataque constantemente, o tempo de ataque fique um pouco atrasado.

– Movimento com WASD não cancelar animações no primeiro quadro possível.

– Reduzir a velocidade de ataque se você estiver usando WASD e simplesmente segurando as teclas de movimento o tempo todo.

Em cada um desses casos, estamos testando formas de o WASD ainda parecer bom de usar e tão eficaz quanto o clique para mover, se executado corretamente, ao mesmo tempo em que recompensa habilidade mecânica e não se torna um esquema de controle dominante demais.

Nosso objetivo é manter o jogo justo entre os esquemas de controle — não queremos que ninguém se sinta forçado a usar um estilo que não gosta para se manter competitivo. Não se trata de substituir o que já funciona.

Trata-se de oferecer uma escolha real para jogadores que preferem um estilo de controle diferente. Você pode perceber quando alguém estiver usando WASD, mas isso nunca deve ser uma vantagem ou desvantagem significativa.

Estamos ansiosos para aprender com o feedback de vocês enquanto ele estiver no PBE. Contem pra gente o que acham.

Imagem do jogo League of Legends
(Imagem: Divulgação/Riot)
Ian Teixeira

por Ian Teixeira

Publicado em 26 de agosto de 2025 • Editado há 3 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 8 horas
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 9 horas
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 9 horas
League of Legends
LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026
League of Legends

LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026

Riot detalha como cada rota completa as novas Missões de Função no League of Legends 2026.

Há 10 horas
League of Legends
LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL
League of Legends

LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL

O campeão mundial BeryL comentou momento atual da carreira e afirmou que a LCK 2026 pode marcar sua despedida do competitivo.

Há 10 horas
League of Legends
CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2
League of Legends

CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2

A Riot anunciou a saída da Isurus do CBLOL 2026. A empresa comunicou a decisão nas redes sociais da liga e já procura uma substituta.

Há 14 horas

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais