Tetracampeão da LCK e bicampeão Mundial, um dos maiores suporte do mundo Lee “Wolf” Jae-Wan está pendurando o mouse. O sul-coreano anunciou nessa sexta-feira (29) sua aposentadoria, pela sua situação psicológica, depois de sete anos atuando profissionalmente
Em entrevista ao portal Inven Global, revelou que sua saúde mental foi o motivo pelo qual deixou a carreira profissional de lado: “Isso é desconhecido por todo mundo praticamente, somente o kkOma e algumas pessoas mais próximas sabem disso, mas eu cheguei à decisão de que não posso continuar como jogador por causa da minha doença mental”.
“Eu tenho quatro transtornos mentais. Inicialmente, eu nem imaginava tê-las. Eu tinha depressão, mas hoje em dia, muitas pessoas lidam com isso, então não fiquei tão preocupado. Além dela, tenho ansiedade, ataque de pânico e transtorno de adaptação. As descobri em 2017, já faz um tempo”, disse Wolf.
Wolf também comentou sobre o início dos sintomas: “Acho que começou em 2016. Sempre que eu estava jogando, sentia vontade de vomitar, mas eu achava que era só nervosismo. No entanto, tudo ficou pior em 2017. Nós ganhávamos ou perdíamos uma partida e eu ia vomitar logo depois”.
Tendo consultas semanalmente com um psicólogo, Wolf declarou que foi aconselhado a deixar o cenário competitivo: “Eu fui avisado que só ficaria melhor se eu me afastasse desse ambiente”.
Com passagens curtas em equipes como NaJin Shield e Chunnam Tech U, o jogador se encontrou na SKT o caminho para o sucesso. Todos os títulos da sua carreira foram conquistados pela organização, entre os anos de 2015 e 2017. Seu último troféu foi o Mid-Season Invitational 2017, disputado no Brasil.
Porém, o ano de 2018 e 2019 foram sem títulos para o jogador. Em 2018, ainda pela SKT, ficou na quarta colocação do primeiro split da LCK, enquanto no segundo split, a equipe ficou na sétima posição. Em 2019, passou a defender a SuperMassive, organização turca. Lá, disputou os dois splits da TCL e ficou com o vice-campeonato em ambas oportunidades.