Xero, treinador da paiN Gaming, já teve a oportunidade de treinar times da LPL e da LCK, por isso conhece bem o estilo de cada região. Durante o MD3 Podcast, o sul-coreano explicou a diferença de estilo de cada região e também ressaltou o porquê pensa que outras ligas não deveriam tentar “copiar” a LCK.
Ao ser perguntado sobre a diferença das ligas, Xero começou falando que na LCK é ensinado aos jogadores que eles não podem morrer no jogo, enquanto na LPL é incentivado que se jogue de uma forma mais agressiva, mesmo que isso resulte em eliminações.
O treinador continuou explicando que outras ligas não deveriam tentar imitar a LCK, pois na Coreia do Sul há uma cultura totalmente diferente de disciplina, então outras regiões também teriam que ter essa cultura.
Na cultura do Brasil há muitas etnias, então aqui é tudo mais aberto, normal, à vontade, enquanto na Coreia do Sul por causa de alguma coisinha muito pequena já rola alguns conflitos. Se formos falar culturalmente, quando estou com uma pessoa mais velha do que eu, eu não posso fumar, se eu estiver bebendo algo alcoólico preciso virar o rosto para beber. Essa diferença cultural pode abalar um pouco a confiança dos coreanos.
Xero continuou dizendo que, por isso, a palavra dos treinadores lá tem um “poder” muito grande, justamente por toda a questão cultural e hierarquia formada.
Claro que tem treinadores que jogam bem, mas eles não são do nível dos jogadores, então a primeira coisa que ficam falando é que você não deve morrer, e quando você tenta fazer isso, o jogo fica longo. Independente de isso ser certo ou não, já somos assim culturalmente, por isso quando outras ligas tentam imitar, acaba não funcionando.
- Leia também: Xero diz que provavelmente se aposentará no Brasil
O treinador complementou dizendo que a Coreia do Sul tem o costume de querer manter as coisas como estão, de estar pouco aberta a mudanças, então como eles já conseguiram vitórias jogando e pensando dessa forma, a tendência é que queiram manter isso.
Xero chegou na paiN no fim de 2019 e lá permanece até então. Com ele e Dionrray como treinadores, a organização voltou a vencer o CBLOL 2022 e atualmente é a vice-campeã do torneio.
Você pode assistir o corte completo do MD3 Podcast logo abaixo: