Na tarde desta segunda-feira (27), o ex-jogador campeão do CBLOL e streamer, Yoda, anunciou seu mais novo projeto envolvendo música eletrônica e League of Legends, duas de suas maiores paixões. A nova empreitada recebeu o nome de X2, já possui um campeonato confirmado e promete ser “um novo divisor de águas”.
Termo comum em jogos online, o X1 (confronto um contra um), serviu de inspiração para a criação do nome do projeto, além de sua execução: ao unir música eletrônica e LoL, Yoda criou um campeonato onde os jogadores disputarão embates dois contra dois, com o detalhe de que, dentro do jogo, serão só os jogadores, com o apoio de DJs do lado de fora.
Desde que comecei no LoL, eu jogo o X1, mas o que fizemos com a criação do X2 é algo totalmente diferente. Foi muito divertido e, ao mesmo tempo, desafiador. O Game e a Música não estão simplesmente acompanhando um ao outro, mas sim coexistindo como protagonistas desse novo jogo. É um conceito inovador de juntar Game e Música, e acredito que o X2 é um episódio do PlaYlist que vale para o fortalecimento de novos talentos, quanto consagrados Streamers e DJs
Em conversa com os jornalistas, o streamer explicou como vai funcionar. Cada DJ irá performar durante uma partida, sendo um DJ por jogo. Enquanto isso, os jogadores estarão em Summoner ‘s Rift se enfrentando e buscando a vitória no X1, onde as regras são as de sempre: quem conseguir eliminar o oponente primeiro, abater 100 tropas ou levar a torre, será o vencedor.
Porém, a pontuação no X2 será um pouco diferente:
- Abate: 1 ponto
- Abate no drop do DJ aliado: 2 pontos
- Abate no drop do DJ adversário: 3 pontos
Para mostrar este novo formato em andamento, Yoda realizou uma disputa de apresentação com Jukes, em uma partida gravada e mostrada ao público em sua stream na noite desta segunda-feira. O campeão do CBLOL em 2017 se aliou com o DJ Zanon, enquanto Jukes formou sua equipe com DJ Born.
A partida foi narrada por Schaeppi, já bastante conhecido do cenário por ser o locutor do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL). O narrador, inclusive, foi bastante elogiado pelo Head de Planejamento e Criação do Grupo SehLoiro, Fabio Mergulhão.
“A presença do Schaeppi casou muito bem, porque sempre que o drop da música estava a caminho, ele aumentava a voz e criava aquela expectativa, ao mesmo tempo que quando o som estava mais tranquilo, ele diminuía junto.”
Yoda explica as partidas no X2
De forma simples, Yoda explica a ideia: “É um jogo dentro de um jogo […] Nós queremos unir as culturas, é a união do Gamer com o DJ.”
“Não dá para eu pedir para o Zanon colocar um drop na hora… A música vai ditar o ritmo da partida”, conta Yoda. Por isso, para que a dupla saia com a vitória, será necessária grande sinergia entre os dois membros. Como explicado acima, conseguir o abate na hora certa pode garantir mais pontos, porém, o adversário também escuta a música e pode tentar o outplay e somar três pontos, assim como também é possível que seja um “drop fake”, para servir como isca.
Yoda confirma campeonato já para o mês que vem
O X2 surgiu agora, mas já possui sua própria competição. Durante a apresentação nesta segunda, Yoda confirmou que irá realizar um campeonato do seu novo projeto, marcado para o dia 24 de outubro. Lá, oito DJs e oito jogadores irão se enfrentar pelo prêmio de R$ 10 mil, além de um troféu.
O streamer explicou que, num primeiro momento, a comunidade irá escolher os jogadores e DJs que deseja ver nesta competição inaugural, mas que no futuro, podem acontecer seletivas para definir os participantes. Yoda ressalta, porém, que o DJ deve conhecer um pouco o jogo para que ele possa disputar a competição e criar sua música da melhor forma possível.
A ideia de começar justamente com o LoL é porque o jogo não depende tanto do seu próprio som, como é o caso do CS:GO e Valorant, como Yoda cita como exemplo. “Você não pode ter uma fritação enquanto rola troca de tiro, já que você precisa ouvir os passos dos adversários.”
Apesar disso, nada impede que o X2 abrace outros jogos e até outros estilos de música. Yoda brinca, dizendo que queria muito um DJ de brega funk na competição.
Twitch dá aval Global e Riot fornece servidor de torneio
Tal projeto tem total aprovação da Twitch a nível global, como explica o Diretor de conteúdo e Parcerias LATAM da Twitch, Ignácio Estanga: “A Twitch está construindo um novo mundo de experiências de música ao vivo. Com parcerias proeminentes, eventos transmitidos ao vivo e apresentações espontâneas, estamos reimaginando como as pessoas experimentam a música ao vivo. O projeto PlaYlist X2 mostra as grandes possibilidades de inovação em música e entretenimento no serviço e como a cultura gamer e os amantes da música têm uma sinergia natural como comunidades.”
A Riot Games, criadora e detentora do LoL, aprovou o projeto e forneceu o servidor torneio, não só para a disputa entre Yoda e Jukes, mas também futuras competições. O streamer ex-RED Canids afirma que, caso a publisher deseje continuar a parceria, está nas mãos deles. “Nossas portas estão abertas.”
Conclusão deste ano e já pensando em 2022
Com o anúncio e apresentação do novo projeto, X2, a SehLoiro agora se prepara para realizar o campeonato da iniciativa, no fim de outubro. Depois disso, para fechar 2021, Yoda e companhia planejam um festival digital, o “PlaYlist Concept Virtual”, que reunirá todos os projetos do PlaYlist, como o próprio X2 e a Batalha de Rap. Tal evento está marcado para os dias 27 e 28 de novembro.
Com este ano concluído, Yoda já está pensando no ano que vem, com eventos presenciais e contando com presença de público. Ele lamenta que não possa chamar o público para os eventos de 2021, mas afirma que, caso tudo dê certo, novidades serão reveladas ainda neste ano sobre como será 2022.
Veja também: Yoda sola adversário e dá cheque mate no xadrez ao mesmo tempo