Recentemente, a Riot fez alterações em uma campeã que até tinha bons números, mas não atraia muitos jogadores – Naafiri. As mudanças foram muito bem recebidas pela comunidade, que viu a personagem dominar o patch atual na jungle, aparecendo inclusive na LPL.
Agora, a empresa traz outro mini-rework visando o mesmo objetivo, que é modernizar o kit de habilidade de Yorick, buscando ajustar alguns aspectos do Coveiro, como não ser tão útil em teamfights e ter uma taxa de sucesso muito maior em elos menores.
O que será alterado no Yorick
As mudanças no campeão já estão no PBE, o servidor de testes da Riot, e estão previstas para chegar ao jogo na próxima atualização. Confira o que a empresa alterou no Pastor das Almas:
Mudanças na Passiva (P)
- Tempo de recarga das covas alterado de 12/6/2s (níveis 1/7/13) para 8 – 2s (níveis 1-13, a cada 2 níveis)
- Ratio de AD dos Ghouls reduzido de 20% do AD total para 20% do AD bônus
- Vida base dos Ghouls alterada de 110 – 212 (linear) para 110 – 400 (crescimento por nível)
- Ratio de vida dos Ghouls reduzido de 20% do AD total para 15% do AD bônus
- Velocidade de ataque dos Ghouls alterada de 8% por nível para 100% da velocidade de ataque bônus de Yorick
- Redução de dano dos Ghouls contra monstros aumentada de 50% para 60%
- Redução de dano dos Ghouls contra minions aumentada de 0% para 60%
- Ghouls não morrem mais instantaneamente para habilidades de alvo único
- Ghouls agora recebem 200% de dano de ataques corpo a corpo
- Redução de dano em área dos Ghouls alterada de 50% fixa para 34% – 60% (níveis 1-14)
Mudanças no Q
- Ratio de AD aumentado de 40% para 50%
- Tempo de recarga reduzido de 7-4s para 6-4s
- Agora deixa uma cova ao atingir monstros grandes ou campeões (mas não gera duas se matá-los)
Mudanças no E
- Não causa mais dano com base em 15% da vida atual (agora apenas dano mínimo)
- Limite de dano contra monstros removido
- Ratio de AP aumentado de 70% para 100%
- Não aumenta mais o dano dos Ghouls em 20%
- Agora reduz a armadura do alvo em 18% – 30% por 4 segundos
- Velocidade de movimento dos Ghouls em direção ao alvo aumentada de 20% para 30%
Mudanças no R
- AD base da Donzela aumentado de 0-40 para 60-120
- Ratio de AD da Donzela reduzido de 50% do total para 30% do bônus
- Vida base da Donzela aumentada de 400-1650 para 1050-3200
- Ratio de vida da Donzela reduzido de 60% do total para 60% do bônus
Importante destacar sempre que pode haver alterações nos números para a chegada das mudanças nos servidores oficiais, dependendo de confirmação oficial da Riot. Tanto que, segundo o perfil no X (ex-Twitter), Spideraxe, a empresa já fez pequenos ajustes para o R do Yorick no PBE, a Donzela da Névoa. Confira:
Continuação das mudanças no Yorick:
– Nerf de dano da marca R revertido
– AD da base de donzela reduzido de 60 – 120 para 50 – 100 (0 – 40 no servidor oficial)
Continued Yorick changes:
– R mark damage nerf reverted
– Maiden base AD reduced from 60 – 120 to 50 – 100 (0 – 40 live) pic.twitter.com/N4d6eb5FtL— Spideraxe (@Spideraxe30) March 24, 2025
Mais andarilhos e mais impacto nas lutas: Phreak explica mudanças
O Riot Phreak, como de costume, fez um vídeo explicando sobre as mudanças do campeão, e alegou que elas já estão sendo pensadas desde janeiro. Segundo ele, a ideia geral é que Yorick seja capaz de utilizar sua horda de Andarilhos da Névoa mais frequentemente, mas que seja menos dependente dela para causar dano:
Ele terá capacidade de utilizar seu exército com mais frequência, e agora terão uma barra de vida real em mais interações, tornando-os mais resistentes em algumas situações e mais frágeis em outras. No entanto, seu dano será reduzido.
Seu impacto não será mais focado apenas no dano de longo alcance ou no poder dos minions. Em vez disso, ele contará com um número maior de Andarilhos da Névoa, fortalecendo-se individualmente, enquanto suas criaturas ganham mais resistência, mas causam menos dano.
Veja o corte da fala do Phreak abaixo:
Indo além, o Rioter ainda comentou que o early game do campeão deve parecer melhor, mas que ainda podem ocorrer mais ajustes nessa direção:
Uma mudança importante é a melhoria significativa no desempenho de Yorick entre os níveis 1 e 6. O objetivo é tornar sua fase inicial de jogo mais impactante, permitindo que ele tenha mais presença na rota e consiga lutar por si com mais eficiência.
Ainda pode ser necessário reforçar esses ajustes, já que essa melhoria foi uma das últimas adições ao rework. No entanto, a expectativa é que essa mudança torne seu jogo inicial mais forte e perceptível.
O porta-voz da empresa ainda reforça que a ideia é torná-lo menos dependente das rotas laterais, e de sempre ter a Donzela das Névoas à disposição. Isso ainda fará parte de sua identidade, mas terá menos impacto:
A principal mudança no rework de Yorick é que ele se tornará mais autossuficiente. Embora ainda dependa dos andarilhos e da Donzela para maximizar seu potencial — afinal, ele continua sendo um “Minionmancer” —, seu nível de dependência dessas unidades será um pouco menor.
Agora, Yorick terá mais controle sobre a invocação de seus minions, sem precisar estar tão preso a ondas de tropas inimigas para ativá-los. Essa mudança representa uma melhoria significativa, tornando sua jogabilidade mais flexível e poderosa. No geral, as alterações são positivas e devem reforçar sua presença no jogo.
O vídeo completo das mudanças no Yorick, feito pelo Phreak, pode ser assistido abaixo. Lembre-se que está em inglês, logo, não se esqueça de ativar as legendas! Confira:
