A LPL 2025 teve mais uma polêmica, agora envolvendo milkyway e FunPlus Phoenix. Após Shanks ser punido por cometer assédio verbal em livestream, o jungler recém-contratado da FPX foi suspenso por tempo indeterminado. Segundo a organização, a decisão foi tomada após o recebimento de materiais de denúncia contra o jogador.
FPX alega que milkyway esteve envolvido em condutas irregulares durante a Demacia Cup 2024
Em pronunciamento publicado na rede social Weibo, a equipe chinesa alegou que interromperá qualquer colaboração com o jogador até o fim da investigação, além de expor que milkyway esteve envolvido em “conduta irregular” durante a Demacia Cup de 2024.
Indo além, a organização também foi acusada de manipulação de resultados, porém alegou “difamação” e reiterou que tratará juridicamente da acusação.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver mensagens do jungler negociando a venda de informações sobre os drafts da Royal Never Give Up durante o torneio citado. Logo, os apostadores conseguiriam apostar na aparição de campeões específicos durante a seleção de campeões:
Diversas capturas de tela divulgadas no Weibo mostram o jogador compartilhando, supostamente, as escolhas de campeões que sua antiga equipe, a RNG, faria. Assim, apostadores poderiam lucrar apostando nos campeões selecionados durante o draft.
Caso as acusações sejam confirmadas, ele poderá ser banido permanentemente da LPL.
FPX Milkyway est impliqué dans un scandale de paris truqués en 2024
Plusieurs screens divulgués sur Weibo le montrent en train de partager les picks que son ancienne équipe RNG allait prendre,les parieurs pouvant miser sur les champions qui seront pick en draft
En cas… pic.twitter.com/uD4wwp6R43
— Bruxelles (@itsBruxelles) August 12, 2025
Eleito o melhor Rookie do primeiro split da LPL 2024, milkyway assinou contrato com a FPX há 14 dias
O jovem jungler é dos maiores prospectos da jungle na China. Eleito o melhor estreante da LPL 2024 1º Split quando jogava pela própria FunPlus Phoenix, o jogador aceitou proposta da RNG e se juntou à equipe. Porém, com a crise financeira do time, milkyway acabou se vendo preso em um projeto destinado a fracassar.
Após a RNG ficar sem calendário competitivo no Tier 1, devido à eliminação precoce no segundo split da LPL 2025, o jogador acertou seu retorno à FPX há cerca de duas semanas. Porém, ficará inativo por conta da punição recebida, e os fãs já começam a se perguntar se sua carreira está em risco. O Mais Esports comentou sobre a situação em vídeo, confira:
Confira o pronunciamento completo da FunPlus Phoenix sobre o caso milkyway
Em 9 de agosto de 2025, surgiram na internet declarações falsas envolvendo o Clube de Esports FPX. Conduzimos imediatamente uma verificação interna e, após investigação cuidadosa, confirmamos que as alegações não são verdadeiras.
Para esclarecer os fatos e proteger os direitos legais do clube, registramos um boletim de ocorrência junto às autoridades policiais e encaminhamos o caso para acompanhamento pela nossa equipe jurídica.
Na noite de 11 de agosto de 2025, o clube recebeu materiais de denúncia contra o jogador Cai Zijun (ID: milkyway), acusando-o de possível conduta irregular durante a Copa Demacia 2024.
Levamos o caso muito a sério: interrompemos imediatamente toda a participação do jogador em competições e treinamentos, reportamos o ocorrido à liga ainda naquela noite e temos cooperado integralmente com a investigação.
Atualmente, estamos aguardando o resultado da verificação por parte da liga. Até que a investigação oficial seja concluída, o clube, de acordo com as regras da competição, suspenderá por tempo indeterminado qualquer colaboração com o jogador Cai Zijun.
Manter a integridade do ambiente competitivo é um princípio inegociável para nós: não aceitamos difamações mal-intencionadas, tampouco toleraremos qualquer ato de violação de regras ou da lei.
O FPX se opõe firmemente a qualquer forma de conduta antidesportiva e seguirá trabalhando lado a lado com a liga para defender um cenário de eSports justo, íntegro e saudável.
Agradecemos a atenção e fiscalização de todos.








