LPL 2025: milkyway é suspenso por tempo indeterminado

LPL 2025: milkyway é suspenso por tempo indeterminado

A LPL 2025 teve mais uma polêmica, agora envolvendo milkyway e FunPlus Phoenix. Após Shanks ser punido por cometer assédio verbal em livestream, o jungler recém-contratado da FPX foi suspenso por tempo indeterminado. Segundo a organização, a decisão foi tomada após o recebimento de materiais de denúncia contra o jogador.

FPX alega que milkyway esteve envolvido em condutas irregulares durante a Demacia Cup 2024

Em pronunciamento publicado na rede social Weibo, a equipe chinesa alegou que interromperá qualquer colaboração com o jogador até o fim da investigação, além de expor que milkyway esteve envolvido em “conduta irregular” durante a Demacia Cup de 2024.

Indo além, a organização também foi acusada de manipulação de resultados, porém alegou “difamação” e reiterou que tratará juridicamente da acusação.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver mensagens do jungler negociando a venda de informações sobre os drafts da Royal Never Give Up durante o torneio citado. Logo, os apostadores conseguiriam apostar na aparição de campeões específicos durante a seleção de campeões:

Diversas capturas de tela divulgadas no Weibo mostram o jogador compartilhando, supostamente, as escolhas de campeões que sua antiga equipe, a RNG, faria. Assim, apostadores poderiam lucrar apostando nos campeões selecionados durante o draft.

Caso as acusações sejam confirmadas, ele poderá ser banido permanentemente da LPL.

Eleito o melhor Rookie do primeiro split da LPL 2024, milkyway assinou contrato com a FPX há 14 dias

O jovem jungler é dos maiores prospectos da jungle na China. Eleito o melhor estreante da LPL 2024 1º Split quando jogava pela própria FunPlus Phoenix, o jogador aceitou proposta da RNG e se juntou à equipe. Porém, com a crise financeira do time, milkyway acabou se vendo preso em um projeto destinado a fracassar.

Após a RNG ficar sem calendário competitivo no Tier 1, devido à eliminação precoce no segundo split da LPL 2025, o jogador acertou seu retorno à FPX há cerca de duas semanas. Porém, ficará inativo por conta da punição recebida, e os fãs já começam a se perguntar se sua carreira está em risco. O Mais Esports comentou sobre a situação em vídeo, confira:

Confira o pronunciamento completo da FunPlus Phoenix sobre o caso milkyway

Em 9 de agosto de 2025, surgiram na internet declarações falsas envolvendo o Clube de Esports FPX. Conduzimos imediatamente uma verificação interna e, após investigação cuidadosa, confirmamos que as alegações não são verdadeiras.

Para esclarecer os fatos e proteger os direitos legais do clube, registramos um boletim de ocorrência junto às autoridades policiais e encaminhamos o caso para acompanhamento pela nossa equipe jurídica.

Na noite de 11 de agosto de 2025, o clube recebeu materiais de denúncia contra o jogador Cai Zijun (ID: milkyway), acusando-o de possível conduta irregular durante a Copa Demacia 2024.

Levamos o caso muito a sério: interrompemos imediatamente toda a participação do jogador em competições e treinamentos, reportamos o ocorrido à liga ainda naquela noite e temos cooperado integralmente com a investigação.

Atualmente, estamos aguardando o resultado da verificação por parte da liga. Até que a investigação oficial seja concluída, o clube, de acordo com as regras da competição, suspenderá por tempo indeterminado qualquer colaboração com o jogador Cai Zijun.

Manter a integridade do ambiente competitivo é um princípio inegociável para nós: não aceitamos difamações mal-intencionadas, tampouco toleraremos qualquer ato de violação de regras ou da lei.

O FPX se opõe firmemente a qualquer forma de conduta antidesportiva e seguirá trabalhando lado a lado com a liga para defender um cenário de eSports justo, íntegro e saudável.

Agradecemos a atenção e fiscalização de todos.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/FPX.