No terceiro split da LPL 2025, a BLG ainda não perdeu uma única série — e grande parte desse sucesso tem sido atribuída ao novo jungler, shad0w. No entanto, a lua de mel pode estar ameaçada por outros fatores.
Italiano? Chinês? Entenda porque a dupla cidadania do shad0w é uma “novela” na China
Antes de entender o “caso shad0w”, é preciso conhecer um princípio social importante na China. De acordo com as diretrizes da lei chinesa, existe o Princípio da Nacionalidade Única, que determina que cada cidadão deve possuir apenas uma nacionalidade, com o objetivo de fortalecer o vínculo com a nação. Ou seja, se um cidadão chinês adquirir outra cidadania, ele perde automaticamente a nacionalidade chinesa, como previsto na Lei de Nacionalidade da China.
Existem raras exceções, mas este não é o caso de shad0w, nascido em Milão, na Itália. Ao completar 18 anos, ele precisaria escolher uma nacionalidade — e o mundo acreditava que ele havia optado pela chinesa.
Afinal, o jogador já atuou na MAD Lions, na LEC, mas, mesmo naquela época, jogava como import, pois havia “assumido” sua cidadania chinesa, já que é filho de pais chineses. Durante sua trajetória na LPL — que já é longa — sempre se entendeu que ele havia renunciado à dupla cidadania.

Denúncias anônimas parecem provar o contrário
Porém, recentemente, denúncias anônimas levantaram a suspeita de que shad0w ainda manteria seu passaporte italiano e estaria viajando pela China com ele. A polícia de Wenzhou investigou o caso e divulgou um documento afirmando que o jogador havia perdido a cidadania chinesa. Confira a resposta recebida pelos denunciantes:
Prezado internauta, recebemos sua denúncia sobre a “dupla nacionalidade de Zhao Zhiqiang (shad0w)”. Após investigação do Departamento de Segurança Pública do Condado de Wencheng, respondemos da seguinte forma: Após verificação, Zhao Zhiqiang (masculino, nascido em 25 de fevereiro de 2001) obteve a nacionalidade italiana e perdeu automaticamente a nacionalidade chinesa. Unidade de Processamento: Departamento de Segurança Pública do Condado de Wencheng.

Vale ressaltar que as imagens anexadas na denúncia eram de 2024, quando shad0w ainda atuava na LNG. Com a repercussão do caso, o irmão do jogador foi às redes sociais defendê-lo:
Shad0w é da Itália, ele nasceu lá. Foi muito difícil ele voltar pra cá (China), mas ele realmente quis muito. Então, se ele conseguiu de qualquer jeito, qual o problema dele ter nascido lá? Isso realmente importa? O shad0w pode falar qualquer língua, seja o dialeto chinês de Wenzhou, inglês ou italiano!

Mas isso pode afetar a carreira do shad0w?
Para a BLG, ter shad0w como import não seria um problema, já que a equipe tem espaço para isso. Contudo, podem surgir processos trabalhistas caso a investigação avance. Ainda assim, não houve qualquer confirmação oficial até agora.
O fato é que a BLG, como organização, preza por manter cinco jogadores chineses no elenco. Além disso, existe uma “polêmica cultural” na comunidade, pois alguns veem a situação como se shad0w tivesse “optado por não ser chinês” — algo que, culturalmente, pode gerar rejeição.
Apesar do peso cultural, não há crime envolvido. Em caso de confirmação oficial, é possível que o jogador seja malvisto pela comunidade e que a BLG não queira associar sua marca a essa imagem. Mas, por enquanto, mesmo com todo o “exposed”, não há como afirmar que a carreira de shad0w na China será prejudicada.
Também vale ressaltar que o artigo 13 da Lei da Nacionalidade da China:
Cidadãos estrangeiros que já tiveram nacionalidade chinesa podem solicitar a restauração da nacionalidade chinesa se tiverem motivos legítimos; aqueles cujos pedidos de restauração da nacionalidade chinesa foram aprovados não poderão manter a nacionalidade estrangeira.
Dessa maneira, a BLG poderia restaurar a nacionalidade chinesa do jogador em troca de evitar polêmicas.








