A FlyQuest jogou a altura das expectativas e despachou a LEVIÁTAN pela LTA Sul, em uma série que pareceu protocolar para a equipe norte-americana.
No stage, o jogador que mais teve o carinho da torcida foi Bwipo, onde ele retribui o carinho e deixa ainda mais evidente sua conexão com o Brasil. Afinal, a mãe do jogador é brasileira, apesar de ele ter nascido na Bélgica.
Bwipo jogaria no Brasil?
O Mais Esports perguntou, em coletiva dada pelo jogador após a vitória, sobre se esses fatores o colocam mais próximo de atuar no Brasil em um futuro próximo, que hoje jogou pela primeira vez em terras brasileiras. O top laner da FlyQuest foi bastante direto:
Pensei muito sobre, na verdade, acho que gostaria de representar a região como membro da equipe técnica, provavelmente como Head Coach. Não acredito que gostaria de jogar, porque vejo que o que a região realmente precisa é de uma liderança firme.
“Não existem milagres”, diz Bwipo sobre desempenho internacional
O jogador foi além, e discorreu sobre a sua experiência jogando nos maiores palcos do mundo, e o que torna o sucesso internacional possível, afinal, a equipe surpreendeu o mundo ao levar a Gen.G ao limite no Mundial de 2024. Se liga:
A maior dificuldade para alcançar o sucesso internacional e competir em alto nível não está em fazer algo completamente diferente, mas em aperfeiçoar o que já está sendo feito. Muitas pessoas buscam milagres, mas eles não acontecem simplesmente porque queremos. Eles acontecem porque praticamos continuamente as mesmas coisas, todos os dias.
O que permite que um jogador brasileiro compita de igual para igual com um jogador belga? O treino intenso e consistente. Aqueles que se destacam sabem que, ao repetir diariamente os mesmos processos que todos os outros profissionais seguem, é possível alcançar o mais alto nível.

Para Bwipo, falta “foco e disciplina”
Acredito que muitas pessoas, quando se trata de League of Legends, não absorvem corretamente o que os melhores jogadores do mundo fazem. Se olharmos, por exemplo, do ponto de vista do Canyon, ao jogar de jungle, ele mantém a barra de espaço pressionada durante todo o clear da selva, garantindo eficiência máxima. Ele joga de forma extremamente disciplinada, sem buscar jogadas mirabolantes, apenas tomando decisões inteligentes repetidamente e se conectando bem com seus companheiros de equipe.
O problema é que falta foco em manter esse nível de disciplina ao longo de toda a partida. Muitos jogadores conseguem jogar bem nos primeiros 14 minutos, mas depois perdem essa consistência. Hoje, por exemplo, joguei contra o Zothve, que estava de Gnar. Ele executou bem a fase de rotas, jogou de maneira sólida e disciplinada, mas assim que o laning phase terminou, comecei a me perguntar: “Por que ele está fazendo isso?”
A resposta é simples: muitos acreditam que precisam fazer mais do que o necessário, apenas porque, às vezes, os melhores jogadores do mundo fazem jogadas impressionantes. Mas essas jogadas extraordinárias só acontecem em momentos de necessidade — quando o jogo está desfavorável e é preciso correr riscos. Muitas vezes, o melhor a se fazer é simplesmente manter o que já está funcionando e não tentar forçar jogadas desnecessárias.
Acredito que essa é uma linha tênue, e ter alguém experiente e respeitado para ensinar isso aos jogadores é essencial. Não há muitos jogadores ou treinadores que dominam essa habilidade, mas é algo extremamente valioso. Fico muito feliz por ter aprendido isso durante meus três anos de experiência internacional na Fnatic.
Durante esse tempo, não fizemos nada de extraordinário. Escolhíamos campeões de escalação, jogávamos de forma coordenada e lutávamos em equipe. Não houve nada que nos tornasse especiais ou únicos, apenas seguimos uma fórmula bem treinada e fizemos os adversários jogarem no nosso ritmo.
A visão do top laner da FlyQuest sobre como ajudaria o cenário brasileiro
Bwipo finalizou destacando onde poderia ajudar mais, além de dizer que já cometeu os mesmos erros várias vezes e sabe como ele se manifesta. Confira:
Por isso, se algum dia eu trabalhasse no Brasil, gostaria de estar na comissão técnica, pois assim poderia orientar meus jogadores diretamente e dizer: “Você não precisa fazer isso, pare de fazer isso.” A maioria dos erros vem da necessidade de agir sem que haja uma real justificativa para isso.
Eu mesmo já fui vítima desse erro inúmeras vezes, sempre tentando fazer mais do que o necessário. Justamente por isso, sei muito bem como esse problema se manifesta.
Acompanhe a LTA 2025 1° split
Será que algum dia Bwipo poderá vir ao Brasil para ajudar o LoL brasileiro a chegar em um novo nível? Esperamos que sim, porque por hora, nos resta torcer para a LOUD frear o avanço dos times norte-americanos na LTA!
Para não perder nada do que acontece dentro e fora no campeonato sul-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA 2025 1° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!
