Após a eliminação da LOUD para a Cloud9 no LTA 2025, o tinowns, mid laner da equipe, conversou com o Mais Esports sobre os erros cometidos na série, as dificuldades enfrentadas contra os times norte-americanos e o que pode ser melhorado no futuro.
Erros no primeiro jogo e impacto do erro no swap
Questionado sobre os problemas no jogo 1, Tim explicou como a LOUD teve dificuldades com o swap e como isso comprometeu a partida logo nos primeiros minutos:
Na semana de treino, tivemos um bloco só contra um time brasileiro, a KaBuM, e o resto foi só contra times da NA. Tivemos muita dificuldade no swap e erramos. No nosso caso, erramos tudo. Tentamos divaar, morremos, o Robo ficou atrás e o Corki deles pegou muito recurso. Quando o swap saiu errado, o jogo já estava basicamente perdido.
O mid laner também comentou sobre um dos momentos decisivos da partida:
O jogo explodiu de vez quando o Route morreu para o Corki, o Wiz tentou ajudar e morreu também. A partir daí, eles apertaram todo o mid e abriram uma vantagem muito grande.”
Jogo 2 e falta de iniciativa
Apesar de um desempenho melhor na segunda partida, a LOUD ainda não conseguiu encontrar a vitória. tinowns explicou que a equipe tinha ferramentas para forçar jogadas, mas não conseguiu executá-las corretamente:
No jogo 2 teve mais jogo, mas eu acho que foi… Assim, eu realmente não sei porque a gente não conseguiu forçar as coisas. Porque a gente tinha uma comp que todo mundo tinha iniciativa. A gente conseguiu pegar 6 larvas. Então, onde a gente forçasse, os caras iam ter que responder a gente.
Só que o que tá acontecendo dentro do jogo, que eu não sei o porquê, não sei quem rotacionou errado, se é recall erado ou errado, tudo mais, tem que parar e ver. Mas, tipo, os caras pegaram o segundo Dragão. A gente atacou o topside deles.
A gente tem 6 larvas. Os caras não podem voltar na jungle topside. Os caras iam voltar, dar retake, defender o top. Tipo, não dá pra forçar nada. Mesmo tendo 6 larvas, a gente tnão conseguia bater em torre. Então, ficou meio que… Os caras ficaram segurando o jogo, fazendo Dragão, e as 6 larvas que a gente pegou, serviu de nada. Senti a gente muito passivo no segundo jogo, muito, muito, muito.

Diferença de nível entre LTA Norte e Sul
Com todas as equipes brasileiras eliminadas na primeira rodada, tinowns comentou sobre a diferença de nível entre as regiões:
Tem nem como falar que não né? (sobre a diferença de regiões). Os resultados já mostram essa diferença. Nos treinos, a constância deles nos conceitos básicos, desde o swap até a lane phase, visão e tudo mais, eles fazem tudo isso melhor que a gente, tem mais consistência.
Impacto do formato mais rápido do torneio
O jogador também refletiu sobre o impacto do novo formato do campeonato, com um split mais curto e uma eliminação rápida:
Eu acho que são poucos times que começam a treinar no ano anterior, geralmente é em janeiro. Eu acho que isso pro ritmo… Às vezes muitos jogadores também ficam sem jogar a soloQ, e isso é algo que prejudica, com certeza. Então, tipo, pra mim, eu vejo um cenário ideal, um cenário que você tem que jogar o ano inteiro e foda-se, tá ligado?
Sim. Cansa, é chato, mas se a gente quer melhorar, primeiro a gente tem que estar constante o ano inteiro pra estar bem em todos os campeonatos, tá ligado? Ainda mais agora que esse primeiro split é super rápido. Então, se não entrar bem, você vai jogar duas MD3 e vai pra casa. Simplesmente isso.
Contato frequente com a LTA Norte pode ajudar?
Com a LTA Sul e a LTA Norte se enfrentando diretamente em classificatórias para os torneios internacionais, tinowns acredita que esse contato pode ser positivo para evolução dos times brasileiros:
É bom que dá pra treinar com os caras, então, quanto mais contato pra gente é melhor. Querendo ou não, a gente é uma das piores regiões, sendo bem realista, se não é o pior. Então, tipo assim, qualquer contato com outra região que a gente tenha, de treino, de convivência, de como eles pensam o jogo, tipo, vai ser beneficente pra gente, sabe? Muito mais do que pra eles.
O time mais forte da LTA Norte
Por fim, ao ser questionado sobre qual time norte-americano mais impressionou nos treinos, Tim destacou a FlyQuest:
“A FlyQuest foi o time mais difícil contra quem treinamos. Todos os times da NA são muito chatos, principalmente no swap. Tivemos dificuldade nisso e nos fudemos hoje por conta disso.”
LOUD agora aguarda o segundo split da LTA Sul
Com o resultado, a LOUD está eliminada e agora aguarda o segundo split da LTA Sul. Além da equipe, a paiN também foi eliminada, e com isso não temos mais times brasileiros na LTA 2025.
Para não perder nada do que acontece dentro e fora no campeonato de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA 2025 1° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!
