Após os acontecimentos do CBLOL 2026, os questionamentos sobre NA x BR cresceram ainda mais. Porém, um dado chama atenção: o maior pico de audiência da liga vencida por uma organização norte-americana foi em língua portuguesa, e não em inglês.
Brasil foi a maior audiência da LTA Américas 2025? Entenda
O ex-caster da Riot, Montecristo, divulgou os números de audiência por idioma da LTA Américas, na fase geral dos playoffs, e os dados são preocupantes para a região norte-americana.
O pico de audiência das transmissões em inglês da LTA Américas 2025, mesmo com a conquista do título, foi de 98.225 espectadores simultâneos. Já o pico em transmissões em português chegou a 204.860 espectadores simultâneos — uma diferença de 106.635 pessoas.
O problema para os norte-americanos não para por aí: isso representa uma queda de 58% na audiência em inglês, já que o pico da LCS em 2024 havia sido de 233.818 espectadores. Confira as palavras do ex-caster:
A audiência em português carregou a LTA este ano, então é melhor a Riot rezar para que os espectadores de live em inglês retornem, ou a LCS será destruída por um erro não forçado.
English viewership of LTA absolutely cratered this year compared to LCS in 2024.
English viewership DOWN 58%
LTA Playoffs Peak Viewership: 98k
LCS Summer 2024 Peak Viewership: 234kPortuguese viewership carried the shit out of the LTA this year so Riot better pray that… pic.twitter.com/oV6Agi8feH
— MonteCristo (@MonteCristo) September 30, 2025
Sobre o CBLOL em 2026
O retorno do CBLOL 2026 traz uma série de novidades confirmadas pela Riot Games.
O torneio voltará a ser independente, com fim do sistema Cross Conference, terá vagas exclusivas para torneios internacionais e manterá a integração com equipes da LLA, além da possibilidade de rebaixamento por meio de times convidados.
Todos os detalhes da nova fase da liga podem ser conferidos na matéria completa sobre a volta do CBLOL.
Continue depois da publicidade






