A Riot Games anunciou todos os detalhes da volta do CBLOL 2026, e entre as mudanças, está o encerramento do sistema “Cross Conference” da LTA após apenas uma temporada.
Com o fim da Liga das Américas, anunciado durante a final entre FlyQuest e Vivo Keyd Stars em 28 de setembro, a Riot Games confirmou que o CBLOL voltará a ser uma liga regional com sua própria identidade e calendário competitivo.
Fim da LTA e do sistema entre conferências

Durante o ano de 2025, o CBLOL passou a integrar a LTA Sul, conferência da Liga das Américas. O sistema envolvia três splits, sendo que em dois deles havia confrontos entre os melhores times do Sul (Brasil e LATAM Sul) e do Norte (América do Norte e Central).
Esses confrontos entre conferências, chamados de Cross Conference, serviam para definir os representantes da LTA em torneios internacionais, como o MSI e o Worlds.
Em 2026, cada liga voltará a ter seu próprio campeão. Os playoffs entre conferências deixam de existir, dando lugar a finais regionais realizadas em solo nacional.
A LTA proporcionou aprendizados valiosos, mas os fãs também deixaram claro que seu orgulho e paixão mais profundos estão ligados às suas ligas originais. O orgulho e a história regionais são a essência do Esports de LoL, e nossas comunidades consistentemente nos disseram que queriam suas ligas de volta, não apenas no nome, mas em sua identidade completa.
Formato de 2026 ainda indefinido
O CBLOL 2026 continuará três splits, já que o First Stand, primeiro campeonato internacional do ano, será mantido. No entanto, o formato de cada split ainda não foi revelado.
O último formato conhecido antes da LTA foi o de 2024, quando o campeonato brasileiro contava com fase de grupos de 8 rodadas (todos contra todos) e playoffs em eliminação dupla, com jogos presenciais no estúdio em São Paulo.
Durante a LTA, o torneio passou por diversas reformulações. O primeiro split trouxe séries MD3 com Fearless Draft — sistema que impede a repetição de campeões dentro da mesma série.
Já no segundo split, a Riot implementou fases em MD1 seguidas por grupos em MD3, buscando mais equilíbrio competitivo. O terceiro split inovou com o sistema “Pick & Play”, onde os times escolhiam seus adversários semanalmente.
Fearless Draft deve continuar
O segundo e terceiro split de 2025 contaram com Fearless Draft, algo que inclusive foi adicionado no meio da temporada após boa recepção da comunidade.
Ainda que não tenha sido mencionado no comunicado da Riot sobre 2026, é provável que o Fearless Draft seja mantido. A mecânica foi bem recebida por jogadores e pela comunidade durante os splits de 2025, além de ter sido adotada em outras ligas ao redor do mundo.
E as vagas em torneios internacionais?
Com o fim da LTA, o CBLOL 2026 volta a ter vagas próprias nos torneios internacionais. O Brasil terá direito a um representante no First Stand, um no MSI e outro no Worlds.
A LCS seguirá com mais vagas: uma no First Stand, duas no MSI e três no Worlds. No entanto, agora cada liga volta a se classificar de forma independente, sem necessidade de confrontos entre conferências.








