Na coletiva após o título da FlyQuest em cima da Vivo Keyd Stars, a primeira pergunta foi sobre o Bwipo – jogador que foi amplamente vaiado no seu retorno após ter sido punido pela FLY.
As pessoas estavam bem barulhentas, porém o barulho pra você era de vaias. Como foi levantar o troféu e ainda assim receber vaias?
Esta foi a pergunta feita pelo Cloud Sidky, criador de conteúdo da LCS. Confira abaixo a resposta do top-laner:
Eu acho que faz sentido. Eu não acho que me comportei de forma muito apropriada nas últimas semanas. No fim das contas, sou muito grato à FlyQuest por ainda me dar a chance de jogar. Quero agradecer às pessoas da FlyQuest que se esforçaram para me reeducar em como ser uma pessoa melhor, sabe, e ser mais inclusivo para todos. No fim, estou trabalhando em mim mesmo, reeducando minhas opiniões.

Acho que fiquei realmente amargo porque me negaram um “soquinho”, e acho que reagi de forma extremamente exagerada, e me arrependo disso. Então, no fim, faz sentido. Eu tenho muito a aprender, muito a crescer como pessoa, e sou grato a todos que continuam me dando a chance.
A falta do “soquinho” de Dhokla e o que realmente fez Bwipo perder uma série
KKKKKKKKKKKKKKKKK O fdpta toma um ESPANCO e vêm com essa de desrespeitar o Bwipão.
Mereceu ter perdido.
Bwipão GOD.
Teve classe. pic.twitter.com/5V8q7EmM4C— ؘ (@L1nkCrypto) September 7, 2025
Este é o momento do “soquinho” citado pelo top-laner da FlyQuest após perder a série, contudo as razões da treta entre Dhokla e Bwipo são bem profundas e nascidas de provocações entre os dois, contudo ainda não foi isso que resultou na punição/vaias para Bwipo.
Tal qual a origem da treta com o top-laner da 100 Thieves, a punição para o top-laner da Flyquest veio de uma fala dele mesmo na sua própria live. Segundo Bwipo, mulheres não deveriam competir durante o período menstrual. Confira a fala do jogador:
Bem, eu acho que não há apoio suficiente para jogadoras profissionais mulheres. Basicamente, a anatomia das mulheres e seus ciclos mensais são extremamente diferentes dos homens, e não há um sistema de apoio adequado para que elas passem pelo que precisam enfrentar quando se trata de competição, na minha opinião.
Eu acho que muitas pessoas, até homens que jogam esse jogo, simplesmente perdem a cabeça quando jogam League of Legends. Então, quando uma mulher está no momento errado do mês para jogar competitivamente, sabe o que quero dizer? Há um tempo do mês em que, na minha opinião, você não deveria jogar jogos competitivos como mulher.
Essa é a minha experiência. Eu já vivi com uma, por um tempo, e ela jogava muito League of Legends. Ficava muito óbvio quando estava ficando super irritada com cada pequena coisa.

Não estou tentando ser sexista nem nada disso, foi só o jeito que foi. Acho que entender que não é um bom momento e, na verdade, levantar, respirar e relaxar pode ser melhor. Talvez se dedicar a estudar o jogo, talvez usar outra conta inteiramente para jogar quando estão passando por isso.
Acho que essas podem ser soluções para tornar o campo de jogo muito mais justo. E acredito que, no fim das contas, o problema é que a competição não é planejada em torno do período menstrual, ou em torno das semanas do mês em que você não tem tanto espaço para ser competitiva.
Eu não acho que seja impossível, só acho que é muito mais difícil. Essa é a minha experiência, posso estar errado, mas acredito que é bem válido, porque, no fim, isso é verdade em todos os esportes, até nos esportes mentais. Se você olhar para o xadrez, por exemplo, acho que eles fazem um trabalho melhor nesses jogos.
Mas, definitivamente, quando se trata de e-sports, é algo de que nem se fala. As pessoas simplesmente não consideram isso, entende?
Você pode conferir o trecho completo da fala de Bwipo abaixo:
Bwipo on why he thinks women can’t be competitive players
byu/DionCassius9 inleagueoflegends
Por conta da fala, FlyQuest imediatamente afirmou que, apesar de o primeiro impulso ser de educar, a “responsabilidade também é um valor fundamental”.
Portanto, o top laner será suspenso da próxima série da equipe, contra a Vivo Keyd Stars pela Cross Conference da LTA 2025. Toda a premiação que Bwipo receberia da competição será doada para causas que apoiam mulheres nos games. Confira trecho do comunicado da Flyquest:
Recentemente, Bwipo fez comentários sexistas que são antitéticos aos valores centrais da FlyQuest. Todos os dias, buscamos tornar o espaço dos games melhor, e isso inclui ajudar qualquer pessoa com paixão pela competição a alcançar os mais altos níveis de jogo.
É por isso que temos tanto orgulho do programa RED e do nosso trabalho em elevar comunidades diversas e sub-representadas dentro dos games.
Comentários que possam desmotivar até mesmo uma jovem mulher de perseguir seu sonho de se tornar jogadora profissional prejudicam o futuro dos esports, e levamos isso muito a sério. Embora nosso primeiro impulso seja educar quando comentários claramente ignorantes como este são feitos, a responsabilidade também é um valor fundamental de nossa organização.
Como resultado, estaremos suspendendo Bwipo da próxima série dos playoffs da LTA e doando sua premiação do evento para causas que apoiam mulheres nos games.
Recently, Bwipo made sexist comments that are antithetical to FlyQuest’s core values. Every day, we try to make the gaming space better and that includes helping anyone with a passion for competition reach the highest possible levels of play.
That’s why we’re so proud of the RED…
— FlyQuest First & Only LTA CHAMPIONS (@FlyQuest) September 9, 2025
Então, com o título, tudo indica que a premiação destinada ao Bwipo será transferida para alguma causa que apoia mulheres nos games.








