O atual campeão da LTA 2025, UmTi, jungler da Team Liquid, comentou em entrevista sobre a possibilidade de disputar posição com um reserva. A ideia de ampliar o elenco parece estar ganhando força entre os principais times da LTA Norte, que avaliam a viabilidade de contar com mais de cinco jogadores no roster.
UmTi fala sobre possibilidade de ter disputa de vaga na Team Liquid
Em uma aparição recente no podcast The Sack Down, o técnico da Team Liquid, Spawn, comentou que todas as vagas da equipe estão em aberto. Ele também revelou que os jogadores têm revezado com os reservas durante os treinos, com destaque para a posição de jungle.
Já em uma entrevista pós-rodada da LTA Norte 2025 ao portal LCS Profiles, o jungler UmTi compartilhou sua visão sobre essa nova dinâmica na Team Liquid. Confira o trecho:
Então, quando eu estava jogando e assistindo aos nossos jogos, às vezes havia alguns pequenos erros. E eu sou um jogador — não acho que a comissão técnica possa simplesmente dizer: ‘Ah, sua fase de rotas está péssima. Você está errando muito individualmente, em detalhes pequenos. Foi solado demais’. Essas não são coisas que o time como um todo pode revisar.
Mas, como jogador, eu posso assistir e identificar alguns match-ups e mostrar pra eles: ‘Ei, acho que isso não deveria acontecer assim. Impact, dá uma olhada, isso aqui não devia estar rolando desse jeito. APA, isso aqui também não está certo.

Acho que essa dinâmica chegou em um momento muito útil. E eu sou um jogador que realmente prefere ter um reserva — às vezes, observar e competir pela vaga é algo muito positivo. Tive muitos junglers reservas ao longo da carreira: na Jin Air Greenwings, na KT Rolster, depois de novo na Jin Air e também na BRION. Sinceramente, eu gosto de ter um substituto e disputar a posição.
Além disso, se ele for um bom novato, eu realmente tento ajudá-lo a crescer. Pois, mesmo que ele acabe ficando com a vaga… bom, é assim que as coisas funcionam..
(Imagem: Divulgação/Riot)
Novo meta? Flyquest também está com jogador reserva no elenco
Não é só a Team Liquid que está buscando a inovação com mais “jogadores”, mas a Flyquest contratou um sexto jogador recentemente. Segundo o presidente da organização, Papasmithy, a decisão foi pensada no sistema Fearless Draft. Confira:
Quando tomamos as decisões de elenco para este ano, o Fearless Draft era apenas uma proposta para o primeiro split, como parte de um ‘início de temporada’ — e não o formato competitivo padrão. Sem a possibilidade de recorrer sempre aos campeões de conforto, ter várias ‘armas’ no draft se tornou algo muito mais importante da noite para o dia.
Escalações com mais do que apenas os cinco jogadores titulares passaram a ser um tópico completamente diferente do que era nos últimos 15 anos de competição de League of Legends.
Vale lembrar que a CFO chegou no First Stand já com um elenco com seis jogadores, será que este vai ser o “novo normal” do mundo do LoL?
