Após a derrota para a Vivo Keyd Stars, a RED Canids foi eliminada da LTA Sul 2025 2º split. Para comentar sobre os passos finais, Corradini e JP, CEOs da RED Canids, foram na coletiva final da Matilha.
Em uma primeira pergunta, os responsáveis comentaram sobre mudanças: as que já foram realizadas durante o split e as que planejam para o futuro. Confira:
Corradini:
O que a gente pensa é que muitas das decisões que foram tomadas, algumas a gente foi a favor, muitas fomos contra. Mas, a partir do momento que a gente tem pessoas capacitadas para tomar essas decisões técnicas, a gente tenta não intervir. Lógico que, como a gente sempre fala, eu e o JP, uma vez que tem cinco moleques com a nossa camiseta em um palco, a gente sempre vai torcer por eles, independente de qualquer coisa. E é por isso que a gente sempre apoiou eles, independente da gente concordar ou não.

Mas o que passa na nossa cabeça hoje é que a gente cansou também um pouco de como as coisas estão sendo levadas. Então, sim, mudanças.
JP Garcia:
Só falar que a mudança já tinha acontecido, né? Aí só retroagiram. Mas é o que a gente falou. Se você me perguntar agora qual vai ser o nosso time no terceiro split, eu não sei, mas eu sei que não vai ser esse. Então, assim, é uma coisa que a gente já vinha discutindo. Sincero e honestamente, esse split — a gente até falou lá na sala — com certeza foi o mais difícil que a gente passou.
Não pelo resultado, pelo dia a dia. Nem o split do ano passado, que foi difícil, que a gente teve que fazer a Miracle Run para classificar, foi tão difícil quanto esse, sabe? Angustiante, eu acho que é a palavra. E, sincero e honestamente, foi o único split, desde que eu estou na RED, que eu vinha com a sensação de que, meu, só vai ganhar se for por milagre.
Porque, assim, pelo reflexo dos treinos — e quando eu falo treinos, não é resultado — é o como os treinos acontecem. Muita gente fala que está ganhando treino, que está perdendo treino… Isso não importa. Mas a forma como são construídos os treinos, o dia a dia, isso importa muito. Então não é baseado em resultado, é baseado no dia a dia mesmo. A gente sabia que estava muito difícil.

Essas mudanças, com certeza, complicaram bastante o dia a dia no meio do campeonato. No nosso entender, não tinha necessidade, mas ok, já foi, não adianta ficar reclamando, né? É sempre pensar ali para frente, é o que a gente fala para eles.
E é isso. Então, assim, para a gente tem que mudar bastante coisa. Eu acho que a gente passou do limite até, sabe? Do desgaste. Como eu falei, sinceramente, a gente não via a hora também de terminar o campeonato.
Óbvio que a gente sempre vai torcer a favor, sempre vai querer ganhar, sempre vai querer ser campeão. Mas, assim, a gente quer resolver as coisas logo também, sabe?
Ficar nesse… empurra, classifica, aí mais uma semana, ou igual agora que a gente ficou 15 dias ali.Foram 15 dias que, normalmente, você falaria: “pô, dá para melhorar muito”. E não, foram 15 dias caóticos. Terríveis, sabe? Mão só para a gente, para os jogadores também, para a comissão técnica, sabe? Estava ruim para todo mundo. A realidade é essa.
Vocês falaram sobre uma mudança de postura. Vocês se incluem nisso? Algumas pessoas da comunidade criticaram a postura próxima de vocês do time, outras elogiam. Vocês incluem mudanças de estrutura nisso? Para além dos nomes, mas também da atitude de vocês? Ou é só as peças envolvidas no jogo?
Corradini
Eu nunca vou deixar de acompanhar o meu time. Um, porque é nosso. E a gente vai estar lá. É o nosso prazer estar lá. A gente é próximo dos jogadores, sim. A gente gosta de estar perto, gosta de assistir treino, gosta de estar junto. E isso eles nunca vão tirar da gente. Se quiserem tirar, aí já começa errado, e eu já não vou ter mais prazer em estar lá. E aí, qual que é a graça de estar investindo só dinheiro? Não faz sentido para a gente. A gente faz isso porque a gente ama. Ninguém está ali brincando. A gente está ali realmente para trabalhar e fazer um negócio legal.

O que pode aparecer aos olhos dos haters aí da internet e tudo mais é que a gente brinca muito, que não sei o quê, pipipopó. Tem olhos e olhos para verem isso. A gente é feliz do jeito que a gente é. Se a gente estivesse ganhando, não ia ter ninguém falando nada. Como a gente está perdendo, qualquer motivo é motivo para bater. Então a gente entende também a frustração dos fãs, a gasolina que a gente dá para os outros times também falarem da gente. Mas a gente sabe nossa essência.

A empresa, como RED Canids, é uma das melhores do cenário. Somos uma das empresas que mais tem patrocinadores no mercado brasileiro. A empresa roda tranquilamente. Não tem nem o que falar em relação ao empresarial. Então, de verdade, é o nosso prazer estar lá. A gente pode não entender do jogo, mas a gente entende muito de pessoas. Então, no que a gente puder ajudar e puder somar com os meninos, pode ter certeza que a gente vai estar lá, sim. E não vamos deixar de perder nossa essência por causa disso.

JP Garcia
Eu acho que a proximidade mais ajuda do que atrapalha. E, como ele falou (Corradini), vai ter muita gente que não gosta disso, ou que fala, ou reclama, ou xinga, enfim. Cara, cada time tem a sua dinâmica, cada empresa tem o seu jeito.
Nós aprendemos dessa forma.É o que ele (Corradini) falou: se a gente tivesse ganhando — e como a gente ganhou ano passado — aí todo mundo fala: “pô, é o melhor modelo”. Quando perde, é a mesma discussão: “ah, quando tem importe, se ganha com importe, ótimo; se perde com importe, é ruim”.
Então, assim, é o nosso jeito. É o que ele falou, é a nossa essência. O sentido da gente ter um time é esse. Senão, não teria time. Estaria em casa, jogando gol, futebol, estaria com a família, viajando… Então, assim, a gente giva tudo pra estar aqui porque a gente gosta. No dia que a gente não estiver mais lá, vocês podem ter certeza que não tem mais RED Canids. Essa é a real.

Acompanhe os playoffs da LTA Sul 2025
Para não perder nada do que acontece dentro e fora do campeonato sul-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA Sul 2025 2° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!