LTA Sul 2025: “Isso de jogar com ego foi nas scrims”, explica FURIA Tutsz

LTA Sul 2025: “Isso de jogar com ego foi nas scrims”, explica FURIA Tutsz

A FURIA venceu a Vivo Keyd Stars, manteve a campanha positiva na competição (2-1), mas ainda apresentou alguns vacilos na gameplay. Para falar sobre os méritos e também os pontos a melhorar, o mid-laner Tutsz concedeu uma entrevista exclusiva ao Mais Esports.

Tutsz, queria começar te perguntando: você saiu contente da sua atuação hoje?

Eu foquei muito na lane phase porque não queria ficar atrás do Mireu, já que, se ele fica na frente, é muito chato. Mas parece que gastei todos os neurônios na lane e, quando chegou no mid-game, sei lá… tive aquelas mortes de Ryze nada a ver. E no jogo 3 de Akali, mesmo estando forte, também morri de forma meio nada a ver. Acho que, por ter focado demais na lane e no early game, acabei desligando um pouco no mid-game. No geral foi ok, sinto que fiz meu trabalho bem de jogar a lane e ter uma lane feita bem, mas errei algumas vezes e isso custou caro, então vou ficar mais esperto nas próximas.

Durante o Talkeshi, o Jojo mencionou que o Thinkcard disse que a FURIA estava jogando com ego. Pode me explicar sobre isso?

Foi mais em treino. Quando a gente joga contra jogadores novos na liga, sinto que temos um pouco dessa coisa de focar demais no que eles estão fazendo, querendo provar que somos melhores, solar o cara e mostrar que o que ele está fazendo é ruim, em vez de simplesmente jogar o nosso jogo. Principalmente contra times novos ou com line-up alterada, com imports ou jogadores diferentes, a gente acaba caindo nisso. Mas não é bom pra ninguém — nem pro teammate, nem pra você.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/LoL Esports Flickr.

Se você for melhor que o cara, isso vai aparecer naturalmente, não precisa provar o tempo todo. E também é ruim pro time, porque você fica preso em 1v1 o jogo inteiro ou comentando demais sobre o que o outro está fazendo. Isso foi algo que ele comentou, e era mais nos treinos, não necessariamente no stage.

Eu ia complementar perguntando: isso influencia ou não no stage?

Então, não é que afete diretamente no stage, mas atrapalha os treinos e, indiretamente, influencia. Se você gasta 2, 3, 4, 5 jogos num dia só pra provar que é melhor que o cara, você não está jogando em time. Não está treinando direito. Depois que ele conversou com a gente sobre isso, ficamos bem mais tranquilos.

Ok, agora falando sobre “estilo FURIA”. Vocês parecem estar mudando suas prioridades de pick e estilo, jogando mais pro desengage. Por que isso?

Acho que o meta deu uma pequena mudada também. Campeões como Azir têm mais prioridade agora, até porque ele recebeu buff. Antes dava pra jogar full engage contra Azir e ganhar a maioria das vezes, mas hoje não é tão assim. Os times já sabem como gostamos de jogar, então eles forçam picks bons contra a gente, comps de desengage ou de maior alcance, e às vezes isso nos obriga a mudar a direção do draft pra jogar mais pra trás. Estamos tentando nos adaptar, porque Vi e campeões de hard engage não estão tão fortes, então é mais difícil forçar. Estamos trabalhando nisso.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

Hoje mesmo conversamos que, antes de cada jogo, precisamos discutir como a comp funciona, porque erramos nisso nos treinos. Desculpa tomar um pouco do tempo até demais nessa pergunta, mas acho que é interessante pontuar: no jogo 2, por exemplo, nossa comp era boa pra pegar duas Vastilarvas e recuar, já que eles tinham muito campeão early game e a gente estava de Sivir. Mas acabamos fightando até a morte em situação ruim, o que foi um coin flip desnecessário. Se fosse uma comp pra engajar e fightar sempre, faríamos melhor, mas esse tipo de composição exige mais disciplina — algo que ainda estamos trabalhando.

Sobre isso: hoje vocês deixaram passar Varus e Pantheon B1, não vemos isso com frequência. Vocês estão “se testando” em stage?

No jogo 2, queríamos testar Sivir contra Varus, porque gostamos bastante dessa matchup nos treinos e queríamos ver no stage. Com um pouco mais de disciplina, seria ótimo pra gente, já que é uma matchup comum lá fora. No jogo 3, pensamos em banir Pantheon, mas ficamos com receio deles pegarem Nocturne com Neeko e forçarem uma comp desconfortável. Preferimos deixar o Pantheon, que não é tão confortável pro Disamis, já que o Nocturne dele é muito bom. Foi uma decisão quase em cima da hora no stage. Essa matchup aparece às vezes na LPL e LCK, e queríamos testar, especialmente no Red Side, pra escolher suporte mais tarde e facilitar. Mas acabamos executando mal.

Confirmando essa leitura de jogo, hoje mesmo na LPL a BLG deixou o Varus passar e respondeu com Sivir. Confira abaixo o resultado:

Tutsz, você sente que isso da mudança de patch/estilo da FURIA está fazendo o time dar dois passos pra trás pra voltar a dar passos pra frente? Como você enxerga o estado atual da FURIA agora?

Então, os times também melhoraram. A Keyd, por exemplo, está bem melhor que no split passado, muito por conta do Mireu, que é um ótimo jogador. No geral, ainda somos um time sólido, mas pegamos adversários difíceis como paiN e Keyd. O Fluxo não era exatamente um desafio, mas se a paiN é o top 1 hoje, jogamos contra o top 1 e top 3, times fortes individualmente, com vários imports. É natural ter dificuldades. Mas como eu venho dizendo nas entrevistas: o foco é sempre o final do split. Se precisarmos perder alguns jogos agora pra chegar no fim com conceitos sólidos e todos na mesma página, eu acho que faz parte.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

E na sua opinião: o que falta pra FURIA hoje?

Acho que nos falta entender melhor como cada comp funciona. Queremos fightar em quase todas as comps, independentemente da situação, quando às vezes a melhor opção é pegar o que der e sair, ou usar o tempo pra objetivo e recuar. Pecamos nisso, como no jogo 2. Também precisamos terminar jogos de forma mais limpa. No jogo 3, aquela hora que morri no top foi péssima; podia ter dado B, perdido uns minions e ficado tranquilo, já que a Annie estava sem ult. Mas fui ganancioso e indisciplinado, e quase perdemos o jogo.

Então, pra mim, são duas coisas: mais disciplina e saber jogar diferentes comps da forma correta. É nisso que vamos trabalhar pra melhorar na próxima semana.

Acompanhe a LTA Sul 2025 3º Split

Para não perder nada do que acontece dentro e fora do campeonato sul-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA Sul 2025 3° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports! 

Caso você queira acompanhar nossa transmissão, não perca a chance de assistir a costream do Mais Esports no YouTube e na Twitch.


Continue depois da publicidade

Publicado em

Atualizado

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Jornalista nos Esports desde 2022. Tropa da Edificação. Jornalismo que incomoda.

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
ESTRELA★BET
ApostaGanha
Betfair
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias