Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LTA Sul 2025: “Mostramos ser um time maduro”, diz paiN TitaN

League of Legends

A paiN Gaming venceu a LOUD por 3×1 nos playoffs da LTA Sul 2025 – 2º split e garantiu sua permanência na Chave Superior. O Mais Esports teve uma entrevista exclusiva com o TitaN, ADC da paiN e falou um pouco mais sobre momento da paiN e sobre o Clássico. Confira abaixo em vídeo e/ou em texto:

Vocês escolheram a LOUD, né? Você sentiu que, chegou ali no final, pareceu que iria “perigar”?

Ah, “perigar” é uma palavra forte. Acho que o jogo nunca saiu do nosso controle. A gente tomou algumas decisões que prejudicaram nossos early games. Acho que entramos muito confiantes na série e cometemos erros que não poderíamos cometer. Querendo ou não, os caras estavam melhores no early game, mas nos conceitos do jogo, no geral, a gente tava muito melhor que eles.

Foto de titaN e Cariok pela paiN Gaming.
Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

Na semana passada, você comentou bastante na coletiva sobre sentir pressão de performar pro Xero.  Você tem sentido ele mais “duro” nessa reta final? Isso tem a ver com alguns vacilos recentes?

O Xero funciona assim: se ele vê que a gente tá ganhando muito, ele aperta. Sempre tenta puxar a orelha, manter a pressão, porque ele sente que a gente pode relaxar e não fazer o trabalho como deveria. Quando a gente tá perdendo muito, ele afrouxa um pouco, começa a desenhar melhor o jogo, molda o time de forma mais estratégica. O jeito que ele trabalha é super ideal, porque ele entende cada jogador, cada personalidade, e adapta o approach. Então, ele é árduo quando precisa e tranquilo quando precisa.

Na foto, TitaN, ADC da paiN Gaming na LTA Sul 2025 2º split
Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

E pra vocês se encaixarem nessa relação com o Xero, rolou também uma necessidade de deixar o ego de lado?

Com certeza. O ser humano, em geral, quando aponta o dedo pros outros é fácil, mas quando tá apontado pra você, o instinto é se defender. Isso vale não só pra LoL, mas pra esportes em geral — basquete, futebol… Então a gente, jogadores e comissão técnica, teve que baixar um pouco a cabeça, entender como cada um lida com cada situação. E tá funcionando muito bem. Eu tô feliz com o jeito que a gente lida com nossos problemas.

Contra a FURIA vocês foram punidos duro, né?

Total. A gente foi super desrespeitoso e tomou um hard punish por causa disso. Agora estamos tentando melhorar pra fechar o campeonato com sucesso.

Sobre esse confronto contra a LOUD… vi muita gente nas redes dizendo que, apesar da derrota, eles saíram da série melhores do que chegaram, principalmente pelo sufoco nos early games. Já a paiN, mesmo vencendo, teria saído com uma imagem pior. O que você acha?

Acho que tinha muita expectativa sobre a gente, o que é justo, dado o nível que temos. Eles realmente melhoraram, isso é mérito deles e não dá pra tirar. Mas acho que tem muito olhar de torcedor nisso, que não vê os detalhes ou entende profundamente o jogo. Dentro do jogo, a gente fez muita coisa boa. Voltar num jogo com early game ruim só uma equipe madura consegue. E a gente fez isso. Então, toda a equipe tá de parabéns.

Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

Nos treinos nossos early games estão muito bons, a gente geralmente sai com vantagem. Nossos setups, os conceitos de luta, de objetivo, a gente trabalha tudo isso muito. Até nos vlogs dá pra ver. A postura no campeonato é diferente da dos treinos, e melhor inclusive. Dá pra ver mais do meu jogo, do Roamer, em campeonato do que em treino. Hoje a gente deu uma decaída, sim, mas foi por overconfidence. E quando o problema é esse, é fácil de ajustar. Não é um problema real.

No fim da série, você falou que o time está num nível bom o suficiente pra ganhar a LTA. Mas hoje em dia isso não é tudo, né? Jogadores como você, que já ganharam bastante, têm ambições maiores. Acha que estão prontos pra bater de frente com os times lá de fora?

Quando você é ambicioso, sempre olha pra evolução. Eu acredito que estamos sim num nível pra bater de frente lá fora. Não estamos focados só em ganhar a LTA, estamos nos moldando pra chegar nesse nível internacional. O Roamer foi uma adição excelente, nosso potencial é enorme. Fazemos jogos muito clean, difíceis de lidar. Falta um pouco de consistência, e é nisso que a gente tá focando. Mas se você reparar nos detalhes dos nossos jogos, dá pra ver o quão forte a gente é.

Na foto, a comemoração do TitaN após a paiN Gaming vencer a LEVIATAN
Foto: Reprodução/Riot Games

Pra fechar: a gente sempre falava do duelo entre ADCs como TitaN e Route. Mas hoje, tanto ele quanto Brance e Morttheus não parecem estar no nível que você e o Kuri estão mostrando. Você sempre foi movido por rivalidades. Como você lida com isso agora, estando um passo à frente?

Cara, hoje meu foco é outro. Vai além da rivalidade com outros jogadores. É uma parada entre mim e o Xero. Eu tento impressionar mais ele do que qualquer outra pessoa. Já falei isso em outras entrevistas. E sinceramente, no momento em que eu tô vivendo, eu não tenho dificuldade nenhuma fora do jogo. Tô morando com a minha mãe, feliz por estar mais perto do meu filho.

Isso me move mais que qualquer rivalidade. Além disso, tô rodeado de pessoas certas no momento certo. A equipe tá maravilhosa — staff, os jogadores — todo mundo tá de parabéns. A gente tá fazendo um trabalho incrível e eu tô curtindo muito o momento. Se depender de mim, a gente vai ser campeão.

Na foto, TitaN, o ADC da paiN Gaming na LTA Sul 2025 1º split
Foto: Reprodução/Riot Games

Acompanhe os playoffs da LTA Sul 2025

Para não perder nada do que acontece dentro e fora do campeonato sul-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA Sul 2025 2° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports! 

Sérgio "Correslol" Fiorini

por Sérgio "Correslol" Fiorini

Publicado em 24 de maio de 2025 • Editado há 7 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: Jogador no Reddit faz teste de kite de WASD contra Mouse
League of Legends

LoL: Jogador no Reddit faz teste de kite de WASD contra Mouse

O WASD já está otimizado em um nível que supera o mouse? Um usuário do Reddit testou o kite nas duas movimentações e comparou os DPS possíveis.

Há 4 horas
League of Legends
LoL: Recompensa da Missão de Função do Mid está com um Tempo de Recarga alto
League of Legends

LoL: Recompensa da Missão de Função do Mid está com um Tempo de Recarga alto

A Missão de Função da mid-lane segue parecendo a mais polêmica dentre as missões, visto que seus impactos são menos expressivos e agora... limitados? Entenda.

Há 7 horas
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 1 dia
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026
League of Legends

LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026

Riot detalha como cada rota completa as novas Missões de Função no League of Legends 2026.

Há 1 dia

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais