O competitivo de LoL teve um formato diferente para 2025. Três splits, mais jogos, porém, já estamos no começo de abril, e, na prática, o cenário teve um mês de março bastante parado. Com o retorno de algumas das principais ligas, como LEC, LCK e LPL, pudemos matar a saudade de ver os melhores do mundo se digladiando no Rift.
No entanto, na prática, o que importa mesmo para boa parte dos espectadores, é a LTA Sul – algo que foi comprovado no split passado. Portanto, se você não tem assistido muito competitivo, e quer se inteirar de quais campeões estão em alta pelo mundo, esse é o seu momento.
Iremos utilizar as estatísticas do gol.gg para elencar o que tem sido prioridade nas ligas que já reiniciaram ao redor do mundo. Lembrando, sempre, que a amostragem da LPL é maior, por conta de ter iniciado antes. Logo, as escolhas aqui citadas tem maior taxa de aparição por lá.
Gwen e Ambessa são os picks do momento no top
As duas campeãs são personagens que oferecem capacidade de dano acima da média e fase de rotas estável. Para Gwen, o ponto de virada foram as mudanças no 25.06, que a tornaram uma prioridade na top lane, e é adorada por jogadores da nossa região, como fNb e Guigo, por exemplo.
Já Ambessa tem sinergia interessante com outros picks do meta, como Vi, e entrega uma ferramenta forte para dar follow up nas lutas, além de conseguir resistir e causar dano a partir do mid game. No primeiro split da LTA Sul, ela foi uma das top laner mais pickadas, com 8 seleções.
Pelo mundo, ambas contam com um PrioScore (cálculo que leva em conta posição de seleção do campeão e taxa de banimento) alto. Gwen é a vice-líder no quesito, com 74%, enquanto Ambessa tem 47%. Apesar da disparidade entre as duas, a General de Noxus é a quarta colocada na rota superior.
É importante destacar que Rumble e Jayce tem números muito robustos nas ligas mundo afora, porém, acumulam alta quantidade de banimentos. Pensando nesse quesito, é bem capaz que eles não passem para jogadores que gostam do pick, como Burdol, por exemplo.
Por fim, é importante destacar que K’Sante não tem aparecido muito no patch 25.06, mas é um campeão que apareceu bastante no 1º split da LTA Sul, logo, vale ficar de olho.

Naafiri, Vi e Sejuani devem aparecer na jungle
Nas principais ligas, Skarner e Vi aparecem com um PrioScore elevado entre os caçadores. Ambos registram 74%, dividindo a liderança na selva neste início de patch. Apesar disso, Skarner tem sido banido com mais frequência, enquanto Vi aparece mais nos jogos, o que deve minar a presença do escorpião.
Já Naafiri e Sejuani também possuem presença relevante nas ligas internacionais. Respectivamente, a primeira soma 56% de PrioScore, enquanto a outra tem 45%. A campeã canina e sua matilha tem tido bons desempenhos nas grandes ligas.
Vale observar que campeões como Maokai e Xin Zhao não estão entre os mais prioritários neste patch, mas são escolhas frequentes de caçadores experientes e podem voltar ao radar conforme o cenário competitivo evolui.

As opções preferidas na mid lane
Yone e Aurora se destacam entre os mid laners com um PrioScore, com o caçador de Azakanas liderando com 58%, sendo uma escolha constante, enquanto a maga aparece logo atrás com 51%, mantendo presença sólida no meta.
Taliyah também vem sendo utilizada nas ligas internacionais, com um PrioScore de 45%. Apesar de não figurar entre as prioridades absolutas, a campeã oferece versatilidade e impacto em rotações, sendo uma boa opção em composições que querem ir das rotas laterais para o mid.
Nomes como Azir e Ahri seguem aparecendo, e são favoritos de vários jogadores da função, como tinowns e Tutsz. Ainda que não estejam no topo das prioridades, continuam relevantes em mãos certas.

Varus domina o meta de atiradores no 25.06
Entre os atiradores, Varus domina o cenário global com um PrioScore impressionante de 81%. A combinação equilibrada entre número de escolhas e banimentos mostra que o campeão é, atualmente, a principal prioridade na posição. Kalista vem logo atrás, com 76%, muito por conta de sua altíssima taxa de banimento.
Ezreal também se mantém firme no meta, com 65% de PrioScore. O campeão, conhecido por sua segurança e capacidade de poke, tem sido uma escolha sólida para equipes que buscam estabilidade na rota inferior, principalmente em partidas mais longas.
Por fim, vale ficar atento a nomes como Kai’Sa e Miss Fortune, que se destacam como escolhas um pouco mais alternativas, porém, tem sua força em composições que buscam engage e possibilidade de follow up a distância, ou, no caso da Exploradora do Vazio, realizar um front-to-back.

Alistar tem prioridade entre os suportes
Para finalizar, Alistar lidera com um PrioScore de 58%, sendo presença constante nos drafts ao redor do mundo. Sua combinação de iniciação confiável e resistência o torna uma escolha segura para composições que apostam em engage forte.
Logo atrás, Rell e Renata Glasc disputam espaço, com 38% e 37% de PrioScore, respectivamente. Enquanto a dama de ferro tem ganhado mais espaço com seu kit de controle de grupo, Renata oferece utilidade e poder de reversão em lutas, especialmente quando bem posicionada.
Vale lembrar que campeões como Rakan e Nautilus continuam aparecendo com certa frequência, mesmo que não liderem as estatísticas. São escolhas seguras, e as equipes costumam variar bastante com base na composição e no atirador que utilizam. B

Acompanhe a LTA Sul 2025 2º Split
Os times começam a disputar o título da competição amanhã (5), às 13h, com o jogo de abertura entre paiN Gaming e Isurus Estral! Quem alcançará a glória no torneio de League mais importante da América do Sul? O vencedor tem vaga garantida para MSI e EWC, a Copa do Mundo de Lol!
Acompanhe a cobertura completa da LTA Sul 2º Split com calendário de jogos, resultados, tabelas, times e outras informações aqui no Mais Esports! Não se esqueça de votar nos times que você acha que vão vencer no Bolão Mais Esports!