A LTA 2025 chegou ao fim neste domingo (23), com o título da Team Liquid. Apesar do formato ter trazido personalidades para solo brasileiro, como o belga-brasileiro Bwipo, além do intercâmbio cultural com os times do Norte, em termos de audiência, o campeonato teve um fraco desempenho no geral, segundo o Esports Charts.
⚔️ The inaugural #LTA Cross-Conference tournament struggles with format and viewership.
In the first round of the Playoffs, #LTANorth eliminated all #LTASul teams, with audiences dropping by nearly half since then.
Check our analysis https://t.co/7pc2oRGJ2x
— Esports Charts (@EsportsCharts) February 24, 2025
Formato da competição não seduziu o público
Desde o começo do campeonato, havia temor pela possibilidade dos times do Sul não conseguirem alcançar a fase final do torneio. O que se concretizou, visto que todos os times brasileiros e latinos foram eliminados após as quartas de final. A partir desse ponto, a audiência do torneio caiu quase 40%, segundo os dados.
Tanto que a final da competição teve cerca de 50 mil a menos em pico de audiência, comparado ao jogo menos assistido das quartas de final, entre FlyQuest e LEVIATÁN.
A série mais assistida ficou entre Cloud9 e LOUD, seguida de perto por paiN Gaming e 100 Thieves.

Os números da final foram abaixo até mesmo de competições menores de outras ligas, como a disputa da Los Ratones contra a NORD no Tier 2 da Europa, que teve pico de 214 mil visualizações.
Inclusive, o dono da Los Ratones, Caedrel, já havia criticado publicamente o formato da LTA, que teve apenas uma MD5, enquanto outras regiões como LCK e LPL podem ter até oito disputas no formato.
Um dos comentários dados pelo streamer, na ocasião, foi bastante sincero sobre o assunto. Confira:
Nem o top 4 tem dupla eliminação? Só isso? E ainda é melhor de três! Que porcaria é essa? Eliminação simples, melhor de três, quatro times na cross conference. Vocês estão malucos? Que diabos vocês estão pensando? Você só tem uma melhor de cinco no split todo? Sério? Uma! Uma! Uma melhor de cinco!
Segundo split do campeonato terá formato “padrão”, mas sem Fearless Draft
A boa notícia é que o segundo split da LTA Sul é no mesmo molde que já conhecemos, com MD1 em ida e volta, e a fase eliminatória disputada em melhores de cinco. O campeão já terá vaga garantida no MSI, sem nenhum tipo de confronto direto contra times do Norte. A má notícia, para a maioria da comunidade, é que não teremos fearless draft.
Para acompanhar o último campeonato com o fearless draft, confira a cobertura completa do First Stand 2025, com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports!
