LTA Sul 2025: paiN Cariok é o melhor jogador da competição até aqui?

LTA Sul 2025: paiN Cariok é o melhor jogador da competição até aqui?

Conquistando 5 dos 6 possíveis MVP’s em suas 7 atuações na LTA Sul 2025 2º split, Cariok fez acender a percepção na comunidade de que, sim, ele pode ter sido o melhor jogador dessa fase MD1.

Entenda o por que o jungler da paiN Gaming está vivendo uma fase tão insana:

O que tornou o Cariok tão absurdo neste início de 2º split da LTA Sul 2025?

Ao analisar qualquer jogador que vem se destacando individualmente, é fundamental também considerar o contexto e os jogadores ao seu redor. Para entender o que mudou no jogo do Cariok, é preciso entender o que mudou na própria paiN Gaming — e a resposta tem nome: Roamer.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

O novo mid-laner da paiN Gaming tem fases de rota “ok” — o Roamer não se destaca por vencer seus early games. Prova disso é que ele tem a 2ª pior diferença de XP aos 15 minutos (-115) e a pior diferença de ouro no mesmo tempo (-315, o equivalente a um abate). Ainda assim, é muito raro vê-lo “afundado” ou precisando de grandes coberturas.

Mesmo sem criar grandes vantagens individuais, o Roamer consegue se envolver em abates desde o início. Um dado que reforça isso: em 5 das 7 partidas, ele teve pelo menos uma assistência ou abate nos primeiros 15 minutos. Essa “independência” é justamente o que torna a vida do Cariok muito mais fácil e versátil.

De “Rei do First Blood” para “Rei do Early Game”

A carreira do Cariok sempre foi marcada por muita presença no early game — fosse para apagar incêndios ou para gankar, a ponto de ficar conhecido como o Rei do First Blood. No entanto, isso mudou de forma bastante incisiva.

O jungler adaptou seu impacto direto no early game nesta nova fase da paiN Gaming. Em três dos sete jogos, ele sequer chegou a armar um gank nos primeiros 15 minutos — o que evidencia a nova força do Cariok.

Cacá, que costumava buscar muita ação de combate cedo, agora evita se arriscar, priorizando o farm e a eficiência no mapa. Com isso, está sempre “on-point” para realizar trocas de objetivos com precisão.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

Por não perder tempo, Cariok garante que a paiN Gaming esteja à frente em objetivos neutros até os 15 minutos em 6 dos seus 7 jogos, dando prioridade aos dragões. Não é à toa que a paiN tem a maior porcentagem de Proezas de Força e de dragões por partida na LTA Sul.

Confira os números dos primeiros 15 minutos de ação do jungler da paiN Gaming em cada partida:

  • Contra a Keyd (Ivern): 1º set de “larvas” e 2º dragão (team fight);
  • Contra a LEVIATAN (Skarner): 1º set de “larvas” (team fight), 2º set de “larvas” e 1 dragão;
  • Contra o Fluxo W7M (Vi): 1º dragão e 2º dragão;
  • Contra a RED (Lillia): 1º set de “larvas”, tentativa de 2º set com vitória na team fight e 2º dragão;
  • Contra a LOUD (Ivern): 1º set de “larvas” e 2º dragão;
  • Contra a Isurus Esports (Maokai): 1º set de “larvas”, 1º dragão e 2º dragão;
  • Contra a FURIA (Maokai): 2º dragão (único jogo em que a paiN ficou atrás em objetivos)

Mais objetivos = menos ganks? Vamos entender

O “Rei do First Blood” só garantiu um First Blood neste split por ter se tornado muito mais versátil na criação de objetivos para a paiN Gaming.

Contra a RED, VKS e LOUD, Cariok não realizou nenhum gank nos primeiros 15 minutos. No jogo contra a Verduxa, houve uma contenção do Cacá de Ivern para proteger o Wizer, e a força do Roamer também apareceu. Confira:

Porém, se falamos de versatilidade, ele faz outras coisas. Isso vai ser visto nos jogos que ele ganka. Confira:

  • Foco no Wizer: 3 ganks nos 15 minutos iniciais contra a LEVIATAN (beneficiando o top-laner) e 2 contra a Isurus Esports. Nessas duas partidas, a paiN encaixou um skirmish cedo que resultou em 4 abates.;
  • Quem é rei, nunca perde a coroa: Contra o Fluxo W7M, Cariok não fez full clear para gankar aos 3 minutos na bot-lane, mas, aos 5, apareceu em gank para TitaN e Kuri, forçando o flash do Jayce e garantindo o First Blood dois minutos depois.

Provando a força do Cariok pela dificuldade da paiN Gaming

A paiN Gaming não é perfeita, mas é justamente nas partidas mais desafiadoras que o diferencial do Cariok se destaca. Nos primeiros 15 minutos de todas as partidas, ele morreu apenas duas vezes — e foi só uma morte em cada um desses jogos (FURIA e LOUD), ambos adversários que puniram muito bem o estilo roame.

  • Contra a FURIA, o Cacá precisou intensificar os ganks para manter o controle das lanes. O Roamer acabou perdendo a pressão muito cedo também, Cariok morreu cedo “por isso”. O que complicou o jogo;
  • Contra a LOUD, além de ceder a morte aos 15 minutos, a paiN também não dominou os objetivos iniciais — padrão que se repetiu contra a VKS, outro time que explorou bem as limitações do Roamer.

Quando Cariok não pôde jogar de forma mais cadenciada, precisou agir mais cedo nas lanes ou não conseguiu igualar a troca de objetivos… e a Tradicional sofreu.


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

Resumindo a ópera, o Cariok é um maestro

Coordenando ritmo e Tempo, Cariok é, literalmente, o maestro da paiN Gaming. Suas escolhas estruturam as lutas — o chamado “setup” — habilitando o Wizer a carregar e o TitaN a ser agressivo com campeões que não têm isso naturalmente. Por exemplo, a Miss Fortune do nosso ADC avança muito mais quando o Ivern está no time.

Graças a essa versatilidade de champion pool, à sua influência nos objetivos até os 15 minutos e ao seu habilitar de lutas, Cariok foi eleito o melhor jogador da MD1 do 2º split da LTA Sul 2025. Resta saber: será que ele manterá esse nível na próxima fase?


Continue depois da publicidade

Foto: Reprodução/LTA Sul Flickr.

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Jornalista nos Esports desde 2022. Tropa da Edificação. Jornalismo que incomoda.

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias