A Riot acabou de anunciar que o MSI 2017 será no Brasil. A competição irá reunir as melhores equipes do mundo inteiro em São Paulo e Rio de Janeiro.
RESUMO
- O MSI 2017 vai rolar em São Paulo e Rio de Janeiro de 28 de abril a 21 de maio.
- Ele agora será um torneio entre 13 equipes com representantes de todas as 13 ligas profissionais de LoL.
- O posicionamento de seeds regionais será feito com base em resultados dos dois anos anteriores de MSI e Mundial.
- Os resultados do MSI 2017 continuarão a ter influência sobre os seeds regionais do Mundial 2017.
Equipes
No MSI 2017, 13 equipes participarão de diversas etapas. O campeão mais recente de cada split regional (Spring Split ou Etapa 1) participará do MSI 2017:
- Brasil (BR)
- China (CN)
- Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
- Europa (EU)
- Japão (JPN)
- Coreia (KR)
- América Latina Norte (LAN)
- América Latina Sul (LAS)
- América do Norte (NA)
- Oceania (OCE)
- Sudeste Asiático (SEA)
- Taiwan, Hong Kong, Macau (LMS)
- Turquia (TUR)
Seeding
Esse ano, o posicionamento de seeds regionais será feito com base em resultados dos dois anos anteriores de MSI e Mundial. Estamos usando dois anos como tamanho de nossa amostragem para considerar os resultados competitivos porque:
- No período de um ano pode haver variação considerável nos resultados competitivos, então não queremos depender unicamente do ano mais recente de desempenho para determinar os seeds. Por exemplo: embora a Albus NoX Luna, da CIS, tivesse um desempenho muito bom no Mundial 2016, essa foi a primeira vez que participaram de um MSI ou Mundial. Não acreditamos que é justo usar somente esse desempenho para presumir que a CIS é mais forte que a LMS, que não tiveram uma equipe nas Quartas de Final, mas que tiveram desempenho bom em eventos anteriores.
- Do outro lado do espectro, grandes alterações estruturais ocorreram globalmente desde 2015 (por exemplo: a divisão da LMS e da GPL), e continuarão a ocorrer em nosso jovem esporte. Com este tipo de evolução rápida, os resultados de três anos atrás não são grandes indicadores de força regional atual.
Assim que determinamos a janela adequada de resultados a ser considerada, olhamos para todas as regiões e comparamos seus resultados do MSI 2015, Mundial 2015, MSI 2016 e Mundial 2016. Ao avaliar os pontos fortes relativos, usamos três princípios básicos para ajudar a distinguir resultados similares:
- Priorizamos resultados do Mundial sobre os do MSI (já que o Mundial é o torneio mais importante do ano e abrange mais equieps)
- Priorizamos resultados mais recentes sobre mais antigos como indicadores melhores de força atual
- Avaliamos os resultados do torneio pela fase alcançada, independente do oponente ou resultado da partida.
Aqui estão os resultados agregados dos dois últimos anos:
Como podem ver no gráfico acima, a LMS e a NA não tiveram resultados tão bons quanto CN, EU e KR ao longo dos últimos 2 anos e, como resultado, começam na Rodada 2 da Fase de Entrada. Mais especificamente: CN, EU e KR tiveram resultados melhores que NA no MSI 2015, Mundial 2015 e Mundial 2016 em termos de posicionamento geral e pico de desempenho. As três regiões também terminaram melhor ou praticamente iguais à LMS no MSI 2015, Mundial 2015 e Mundial 2016.
Com base nesses resultados, o 1º colocado da CN, 1º da EU e 1º da KR terão seeds automáticos na Fase de Grupos do MSI 2017, que continua compreendendo seis equipes.
O 1º seed de cada uma das regiões abaixo começa na Fase de Entrada, Rodada 1: BR, CEI, JPN, LAN, LAS, OCE, SEA e TUR. Essas regiões não são tratadas como o coletivo que costumavam ser — não há mais condição de “Wildcard”. Em vez disso, o desempenho de cada região é avaliado individualmente, determinando o seed do evento de 2017 e continuando a afetar o seed de futuros eventos internacionais.
Formato
Três equipes avançarão da Fase de Entrada para enfrentar a CN, EU e KR na Fase de Grupos. A Fase de Grupos continua a mesma que era em 2016, com seis equipes participantes em um “Todos contra Todos” Ida e Volta MD1.
Assim como no ano passado, as quatro melhores equipes avançam para a Fase Eliminatória em MD5.
Agenda e Locais
- Fase de Entrada: De 28 de abril a 1º de maio; dias 3 e 4 de maio; dia 6 de maio no Estúdio do CBLoL em São Paulo
- Fase de Grupos: De 10 a 14 de maio na Jeunesse Arena (ex-Rio Arena), no Rio de Janeiro
- Fase Eliminatória: De 19 a 21 de maio na Jeunesse Arena (ex-Rio Arena), no Rio de Janeiro
Implicações no Mundial 2017
Assim como no ano passado, os resultados do MSI terão influência no posicionamento de seeds regionais do Mundial 2017.
Similar ao ocorrido em 2016, as melhores regiões do MSI garantirão os quatro melhores seeds na Fase de Grupos do Mundial. Além disso, a região com melhor colocação entre BR, CEI, JPN, LAN, LAS, OCE, SEA, e TUR receberá um seed adicional no Mundial: seu 1º seed começa na Fase de Grupos e o novo seed (o 2º da mesma região) começa na Fase de Entrada. Caso duas regiões dentre BR, CEI, JPN, LAN, LAS, OCE, SEA e TUR terminarem no top 4 do MSI, os seus primeiros seeds começarão na Fase de Grupos como seed primário, seus segundos seeds começarão na Fase de Entrada, e o restante da Fase de Entrada se ajustará de acordo.