Com o fim da Fase de Grupos do MSI 2022, que também encerrou a caminhada das equipes Minors no torneio, o Brasil com a RED Canids Kalunga teve a melhor campanha entre as regiões emergentes no torneio de meio de temporada. A Matilha acumulou duas vitórias, enquanto que as outras equipes, Team AZE, DFM e Istanbul Wildcats tiveram uma única vitória, já a Order não venceu nenhum jogo.
Com o fim da participação da DFM e Team AZE no #MSI2022, podemos cravar: o Brasil teve a melhor campanha entre os times Minors.
Com as duas vitórias da RED, o BR ficou acima de Japão, LATAM, Turquia e Oceania, algo que não acontecia há muito tempo num camp internacional pic.twitter.com/H0gZ1rIDL8
— Vitor Ventura (@VitorVentura_) May 15, 2022
No site Leaguepedia, onde a tabela de classificação geral já foi atualizada, mostra realmente a RED Kalunga à frente de todas as equipes já eliminadas do MSI, inclusive tendo direito a uma premiação de US$ 8.325, que na cotação atual, é um pouco mais de R$ 42 mil. Contudo, é válido lembrar que o Leaguepedia não é um site oficial da Riot Games.
No ranqueamento exibido pelo lolpedia, a RED figura em 7º lugar das 11 equipes que se classificaram ao MSI 2022. Porém, mesmo não sendo um site oficial, é fácil ver que os brasileiros foram os melhores emergentes do torneio pelo número de vitórias.
Brasil é a melhor Minor pela 2ª vez na história
Quando comparado com o desempenho de regiões Minors, ou emergentes, o Brasil foi o melhor pela segunda vez na história, desde que o país começou a participar de torneios internacionais, em 2014. Além da campanha da Matilha neste MSI 2022, a única vez que o CBLOL foi a melhor Minor em um torneio foi no Worlds 2015, com a paiN Gaming.
Vale lembrar que, na época, ainda era disputado um torneio chamado International Wildcard, onde reunia somente os times emergentes. Para o MSI, uma única equipe Minor se classificava, já para o Mundial, eram duas.
Em 2015, a paiN Gaming foi uma das Wildcards a irem ao Worlds, junto com a Bangkok Titans. Na classificação geral daquele torneio, os brasileiros ficaram à frente da equipe da Tailândia, já que a paiN venceu dois jogos, contra nenhum dos tailandeses.
Como o resultado do MSI 2022 impacta o Brasil?
Na teoria, um resultado superior às outras regiões emergentes mostra a força do país e o coloca em uma melhor colocação no Ranking Global da Riot Games, e se mantendo assim, o Brasil pode subir de Pool. Atualmente, o CBLOL está no Pool 4, o mais baixo.
Para o MSI 2022, as regiões Majors ficaram nos Pools 1 e 2, enquanto que as Minors nos 3 e 4. Junto com o Brasil, estavam Japão e Oceania, e acima, estavam América Latina, Turquia e Rússia, mas este último não enviou um representante.
Porém, para a definição dos Pools, que influenciam nos sorteios para os campeonatos internacionais, a Riot leva em consideração os resultados de cada região dos últimos quatro torneios. Para o Mid-Season deste ano, portanto, a publisher considerou o Worlds 2019, Worlds 2020 (não houve MSI naquele ano), MSI 2021 e Worlds 2021.
Com isso, o Brasil foi colocado no Pool 4 pelo Flamengo, que terminou em último no Mundial 2019, a INTZ que obteve o mesmo resultado em 2020, depois a paiN que ficou acima de Japão, Turquia e LATAM no MSI 2021 e também a própria RED Kalunga, que ficou acima de LATAM e Rússia, no Mundial 2021.
Se o Brasil vai ou não subir para a Pool 3 no sorteio do Worlds 2022, isso somente a Riot Games sabe, já que o Ranking Global é totalmente secreto, assim como os critérios da empresa. Porém, é seguro dizer que, caso o Brasil tenha uma campeã semelhante no próximo Mundial, as chances de uma promoção são reais para a próxima temporada.
Veja também: “Somos apenas o seed 2, o mundo deveria ter medo da GAM no mundial”, diz jungler da Saigon