A GAM Esports venceu a VCS 2022 após derrotar a Saigon Buffalo por 3-1, mas não representará a região no MSI 2022. A equipe optou por representar a região no SEA Games 2022, uma competição parecida com os Jogos Asiáticos 2022, mas focada no sudeste asiático.
A informação ainda não foi confirmada pela Riot, mas já está circulando em vários fóruns há dias. No Facebook da VCS, também não há nenhuma menção ao MSI 2022 após o título da GAM. Com isso, a Saigon Buffalo entra na lista de times classificados para o torneio.
Atualização: Após a matéria ser postada, a Riot confirmou a Saigon como representante da VCS, mas ainda não explicou o motivo.
THE #VCS IS BACK AT MSI:
Congratulations to @MrBuffalo7 on being the VCS representative at #MSI2022! pic.twitter.com/SgNyzQWv3P
— LoL Esports (@lolesports) April 25, 2022
Um usuário vietnamita explicou a situação no Reddit. De acordo com ele, a GAM foi um dos times que aplicou para ser representante da região na competição e venceu essa qualificatória. Ele ressaltou que o time campeão era “obrigado” a representar a região, caso contrário, ele teria grandes problemas.
Dessa forma, a GAM já sabia disso mesmo antes de jogar a final da VCS, e não poderia escolher jogar o MSI 2022, caso vencesse a liga. “Como a GAM se inscreveu para as qualificatórias, eles meio que concordaram em perder o MSI 2022, se fosse necessário”, completou o usuário.
Até o momento a Riot ainda não confirmou a informação, mas é esperado que seja liberado uma nota em breve sobre. É válido lembrar que nos dois últimos anos a VCS não participou dos torneios internacionais de LoL devido às restrições de viagem do país, causadas pela pandemia do COVID-19.
Veja também: Turtle é campeão da LCS 2022 junto à Evil Geniuses