O League of Legends, desde que se tornou um Esport de nível global em 2011, atravessou o globo com torneios que reuniam os melhores jogadores do cenário competitivo mundial. Após dez anos, diversas cidades ao redor do mundo sediaram o Mundial de LoL (Worlds) e também o MSI, que é uma espécie de mundialito de meio de ano.
O Mais Esports preparou uma matéria completa para te mostrar todas as cidades que já sediaram o mundial de LoL e o MSI. Preparamos uma lista completa para te mostrar os países que receberam as competições.
- Leia também: Todos os times que já venceram o mundial de LoL
Cidades que sediaram o Mundial de LoL (Worlds)
- Jönköping (Suécia) – Worlds 2011
- Los Angeles (EUA) – Worlds 2012
- Los Angeles (EUA) – Worlds 2013
- Culver City (EUA) – Worlds 2013
- Taipei (Taiwan) – Worlds 2014
- Cingapura (Malásia) – Worlds 2014
- Busan (Coreia do Sul) – Worlds 2014
- Seul (Coreia do Sul) – Worlds 2014
- Paris (França) – Worlds 2015
- Londres (Inglaterra) – Worlds 2015
- Bruxelas (Bélgica) – Worlds 2015
- Berlim (Alemanha) – Worlds 2015
- Los Angeles (EUA) – Worlds 2016
- San Francisco (EUA) – Worlds 2016
- Chicago (EUA) – Worlds 2016
- Nova York (EUA) – Worlds 2016
- Xangai (China) – Worlds 2017
- Gwangju (Coreia do Sul) – Worlds 2018
- Incheon (Coreia do Sul) – Worlds 2018
- Paris (França) – Worlds 2019
- Berlim (Alemanha) – Worlds 2019
- Madri (Espanha) – Worlds 2019
- Xangai (China) – Worlds 2021
- Novo México (México) – Worlds 2022
- Nova York (Estados Unidos) – Worlds 2022
- Atlanta (Estados Unidos) – Worlds 2022
- São Francisco (Estados Unidos) – Worlds 2022
- Seul (Coreia do Sul) – Worlds 2023
- Busan (coreia do Sul) – Worlds 2023
- Berlim (Alemanha) – Worlds 2024
- Paris (França) – Worlds 2024
- Loinders (Reinos Unidos) – Worlds 2024
Cidades que sediaram o MSI
- Tallahassee (EUA) – MSI 2015
- Xangai (China) – MSI 2016
- São Paulo (Brasil) – MSI 2017
- Rio de Janeiro (Brasil) – MSI 2017
- Ho Chi Minh (Vietnã) – MSI 2019
- Hanoi (Vietnã) – MSI 2019
- Reykjavik (Islândia) – MSI 2021
- Busan (Coreia do Sul) – MSI 2022
- Londres (Inglaterra) – MSI 2023
- Chengdu (China) – MSI 2024
Relembre como foram os mundiais de LoL
2011 – O primeiro mundial de LoL foi na Suécia
Começando pela primeira edição do que se tornaria, hoje, uma das maiores competições de Esports do mundo, o Mundial de League of Legends, ou “Worlds”, como também é conhecido. Em 2011, ele reuniu equipes dos Estados Unidos, Sudeste Asiático e da Europa em Jönköping, na Suécia, durante a DreamHack de Verão.
O grande vencedor do primeiro torneio foi a Fnatic, da Europa. É, até hoje, a única conquista de um time ocidental na competição.
2012 – Na segunda edição, o Mundial de LoL foi para Los Angeles, nos EUA
A segunda temporada do Mundial de LoL foi realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Porém, diferente de como foi em Jönköping no ano anterior, as partidas foram realizadas em locais diferentes dentro da mesma cidade.
A Fase de Grupos e as Quartas de Final aconteceram em South Park District, no LA Live. Já as finais, e a decisão do Worlds, ocorreu em Exposition Park, no Galen Center, com capacidade para pouco mais de 10 mil pessoas. Na época, a Taipei Assassins venceu a competição.
2013 – Novamente tivemos o Mundial de LoL em Los Angeles
O Mundial da 3ª temporada foi novamente realizado nos Estados Unidos e também em Los Angeles. Porém, uma diferença em relação à edição anterior, a Fase de Grupos e as Quartas de Final foram realizadas em Culver City, na Califórnia, no Culver Studios.
Já as semifinais e a grande final foram todas em LA, mas em localidades diferentes. As semis foram disputadas no Galen Center, assim como no ano passado, enquanto a decisão foi no Staples Center, lar do Los Angeles Lakers e do Clippers, equipes que disputam a NBA. Quem ganhou esse mundial de LoL foi a SKT T1.
2014 – Dessa vez o torneio foi disputado em Taipei e Coreia do Sul
O Mundial foi para o outro lado do globo e, pela primeira vez, foi disputado em mais de um país como sede. Começando em Taipei (Taiwan) e Cingapura, o Worlds 2014 teve seus playoffs realizados na Coreia do Sul.
As Quartas de Final foram em Busan, já as Semifinais e Grande Final foram na capital, Seul. Novamente tivemos um time sul-coreano vencendo, desta vez a Samsung Galaxy White.
2015 – MSI nos EUA e Worlds na Europa
Você deve ter reparado que não falamos do Mid-Season Invitational (MSI) até agora, certo? Isso acontece porque a primeira edição do torneio ocorreu somente no ano de 2015. O primeiro MSI da história foi realizado em apenas quatro dias, na cidade de Tallahassee, na Flórida (EUA).
Na ocasião, a EDG levou o título para casa, sendo o primeiro internacional da China.
Já o Mundial voltou à Europa pela primeira vez desde 2011 e manteve o mesmo formato de diversos países e cidades diferentes. A Fase de Grupos foi realizada em Paris, capital da França. Na sequência, as Quartas de Final foram em Londres, no Reino Unido, e as Semifinais voltaram ao continente, ocorrendo em Bruxelas, na Bélgica.
A decisão foi em Berlim, capital da Alemanha, na Arena Mercedes-Benz. A SKT T1 voltou a vencer o torneio e conquistou o bi-campeonato.
2016 – O MSI foi para a China e Worlds volta para os EUA
A segunda edição do MSI foi um pouco mais longa, com 11 dias de duração, mas seguiu em uma única localização. Todas as partidas da Fase de Grupos e dos playoffs foram disputadas em Xangai, na China. Novamente a SKT T1 conquistou o troféu da competição, sendo o seu primeiro do torneio.
O Mundial de 2016 voltou para os Estados Unidos, mas saiu de Los Angeles e rodou o país. A Fase de Grupos foi em San Francisco, na Califórnia, enquanto as Quartas de Final foram para Chicago, em Illinois. As Semifinais ocorreram no Madison Square Garden, em Nova York, porém a Grande Final voltou ao Staples Center, em LA.
A SKT T1 seguiu dominando o LoL mundial e ganhou mais um título, sendo o terceiro internacional em sequência.
2017 – Tivemos o MSI no Brasil e Worlds na China
O MSI de 2017 está na memória do fã brasileiro pois foi a primeira grande competição internacional de LoL realizada no Brasil. Este ano o campeonato assumiu um novo formato, com a Fase de Entrada antes da Fase de Grupos, além da abolição dos torneios International Wildcard.
Os play-ins foram em São Paulo, nos estúdios da Riot Games, enquanto que a Fase de Grupos e Eliminatória foram na Arena Jeunesse, no Rio de Janeiro. A SKT T1 novamente venceu a competição e conquistou seu segundo título do MSI.
O Worlds deste ano foi para a China e também andou bastante pelo país, assim como seu antecessor. A Fase de Entrada e de Grupos foram em Wuhan e cada etapa dos playoffs foi em uma cidade diferente. Guangzhou recebeu as Quartas de Final, as semis foram em Xangai e a decisão foi em Pequim, no estádio do Ninho do Pássaro, construído para as Olimpíadas nove anos antes.
Apesar de chegar na final, a SKT T1 finalmente perdeu seu trono após perder para a Samsung Galaxy, que havia chegado na final do ano anterior.
2018 – MSI na Europa pela primeira vez e Worlds de volta à Coreia do Sul
O Mid-Season Invitational foi levado para a Europa pela primeira vez. As Fases de Entrada e de Grupos foram disputadas no estúdio da Riot Games europeia, em Berlim, na Alemanha. Para as semifinais e Final, o campeonato foi a Paris, na França.
Na ocasião, a China voltou a vencer o torneio com o título indo para a RNG, sendo o primeiro internacional do jogador Uzi, um dos melhores da história.
Já o Mundial de 2018 voltou à Coreia do Sul, mas dessa vez, foi totalmente realizado no país. Os play-ins foram realizados no estúdio da LCK, em Seul. Já a Fase de Grupos e Quartas de final foram para Busan, no litoral sul da Coreia. As semifinais foram disputadas em Gwangju, enquanto a decisão foi para Incheon.
O torneio ficou marcado pelo primeiro título da China de Worlds, levantado pela Invictus Gaming.
2019 – MSI em dois países diferentes e Worlds de volta à Europa
Pela segunda vez na história, o MSI foi para uma região minor do League of Legends competitivo. Desta vez dois países sediaram a competição: o Vietnã recebeu as Fases de Entrada e de Grupos, nas cidades de Ho Chi Minh e Hanoi, enquanto que as Semifinais e Final foram em Taipei, no Taiwan.
Na ocasião a Europa conseguiu vencer o seu primeiro MSI, com a G2 derrotando a Team Liquid na grande final.
O Worlds, por sua vez, foi para a Europa e teve duas etapas (play-in e Fase de Grupos) disputadas em Berlim, na Alemanha. As quartas e semis foram para Madri, capital da Espanha, enquanto que a Grande Final foi em Paris, na França.
Novamente tivemos uma equipe chinesa levando o troféu para casa, dessa vez a Funplus Phoenix.
2020 – Mundial de LoL sediado na China
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o MSI 2020 não pôde ser realizado, sendo substituído pela Mid-Season Cup e que contou com somente times da China e Coreia do Sul. Vale ressaltar que cada equipe disputou o torneio a partir de seu respectivo país.
O Mundial também foi afetado pela pandemia. Ao invés de ir para diversas cidades, o torneio foi hospedado totalmente em Xangai, na China. A diferença é que todos os jogos foram no Xangai Media Tech Studio, enquanto a decisão foi disputada no Estádio Pudong Football.
Aqui tivemos a Coreia voltando ao topo novamente com a DAMWON Gaming garantindo o título para a região.
2021 – MSI na Islândia e Worlds novamente na China
Mesmo com o mundo ainda sob a pandemia de Covid, o MSI voltou a ser realizado em 2021. Apesar disso, o torneio ocorreu sob diversos cuidados e de forma discreta, na capital da Islândia, Reykjavik.
No torneio a RNG se igualou a SKT T1 (atual T1) para também conseguir o bi-campeonato da competição.
O Mundial deste ano terá o formato que a Riot havia planejado para o ano anterior, quando drásticas mudanças tiveram que ocorrer por conta da pandemia. Desta vez, o Worlds irá para diversas cidades, como Xangai, Qingdao, Wuhan, Chengdu e Shenzhen, todas na China.
2023 – MSI em Londres e mundial de LoL volta à Coreia do Sul
Em 2023 o MSI aconteceu em Londres, na Inglaterra. O título continuou nas mãos de um time chinês, desta vez a JD Gaming, que foi campeã da LPL. Além disso, o torneio estreou um novo formato e regiões Major enviaram dois times representantes.
Já o Worlds 2023 será na Coreia do Sul, com etapas em Busan e Seul. É a terceira vez que o campeonato acontecerá na região, mas será a primeira vez que Faker, maior jogador da história do LoL, terá a chance de jogar em casa.
Ainda não sabemos quem é o campeão do Worlds 2023, mas no momento, já temos todos os times classificados do mundial. A representante brasileira será a LOUD, que venceu o CBLOL pela terceira vez seguida e vai para o seu segundo mundial. Vale destacar que o campeonato estreará um novo formato.
O mundial de LoL começa no dia 10 de outubro e vai até 19 de novembro. Aqui no Mais Esports você confere a cobertura completa do evento, inclusive com conteúdo direto da Coreia do Sul, local que sediará a competição pela terceira vez.
- Confira a lista de skins do mundial de LoL e relembre todas as músicas temas do torneio!