×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

O jogo virou nas Telecom Wars de 2018

League of Legends

Não existe maior clássico no cenário coreano de League of Legends que as Telecom Wars. Por mais que SK Telecom T1 tenha enfrentado times como ROX Tigers e Samsung Galaxy com mais frequência em finais, um confronto contra a kt Rolster sempre terá um gostinho a mais. Não somente eles proporcionam lutas e outplays mecânicas incríveis, como também são concorrentes da telecomunicação e inimigos diretos da época do Starcraft: Brood War.

Tudo ficou ainda mais intenso quando, em 2017, os jogadores que saíram dois anos antes no Êxodo Coreano voltaram para a LCK. A kt, em especial, foi a organização que mais fez mudanças ao trazer “PawN” Won-seok, Kim “Deft” Hyuk-kyu e Cho “Mata” Se-hyoung da China, assim como Song “Smeb” Kyung-ho para apoiar Go “Score” Dong-bin.

Na mesma linha, a SKT repatriou Heo “Huni” Seung-hoon  — que vinha de split de altos e baixos na Immortals — e garantiu Han “Peanut” Wang-ho para a selva. A ideia de ter o jovem caçador ao lado do melhor mid dda história era empolgante, mas o supertime montado pela kt parecia, pelo menos no papel, imbatível.

Tempos depois, sabe-se que essa não foi a realidade. Os tricampeões mundiais derrotaram os rivais em todas as oportunidades que tiveram ano passado. Começaram vencendo duas melhores-de-três seguidas por 2 a 1, a primeira sendo mais apertada possível e a segunda fazendo uso do topo reserva Kim “Profit” Jun-hyung para fechar. Na final do Spring, varreram a série por 3 a 0 e impediriam a classificação ao Mid Season Invitational.

Mata tentou tomar o trono de Faker em 2017. Tudo mudou esse ano (OGN)

Na etapa seguinte, ganharam mais duas vezes por 2 a 1 usando o também reserva Park “Untara” Ui-jin, que chegara depois para substituir Profit. A SKT, por sinal, não estava nem em boa fase no Summer. Ficaram duas semanas sem triunfar e não conseguiam decidir qual topo utilizar. Mas aparentemente sempre sairiam com a vitória, independente de quem fosse escolhido.

Para piorar, em duas ocasiões Lee “Faker” Sang-hyeok e companhia negaram o ticket da kt para o 2017 World Championship: na última partida da fase regular e na semifinal dos playoffs. Se Score pensou que o último reverse sweep que sofreria contra a SKT seria na final da Champions 2013 Summer, ele estava muito engando. A virada ocorreu novamente, a Montanha-Russa foi eliminada e, no fim, não conseguiu bater a Samsung nas Finais Regionais.

Tudo mudou, porém, em 2018. Huni e Peanut seguiram caminhos diferentes e em vez deles Park “Thal” Kwon-hyuk e Park “Blossom” Beom-chan foram recrutados para dividir posição com Untara e Kang “Blank” Sun-gu. O roster, que já vinha em baixa e perdera a final do Mundial, por boa parte do ano não conseguiu alcançar as mesmas alturas do passado e se viu entregando jogos para oponentes menores. Teve até Lee “Wolf” Jae-wan na selva pra tentar consertar a bagunça, com Lee “Effort” Sang-ho de suporte.

Nas Telecom Wars recentes, a kt levou a melhor em quatro dos cinco embates. Venceram o primeiro com grande atuação de PawN e Deft para se recuperar do déficit de ouro, despacharam os adversários no segundo às custas de Smeb, os eliminaram por 3 a 1 no Round 2 dos playoffs do Spring e ganharam o mais atual.

Não foi só contra a kt que tiveram dificuldade. Figuraram a oitava colocação por várias semanas, sendo as derrotas para MVP, Griffin e Hanwha Life as mais dolorosas. Chegou um ponto no qual todos os reservas foram escalados, com exceção de Untara. Jogadores como Choi “Pirean” Jun-sik e Han “Leo” Gyeo-re, que nunca haviam jogado na LCK, estrearam para tentar mudar o ambiente.

O experimento não deu certo e logo o elenco original foi reinstaurado. Os resultados, contudo, continuaram abaixo do esperado e o time parecia não progredir. Não fechavam jogos, mesmo com enormes vantagens. Foi apenas quando mandaram Faker para o banco e promoveram Pirean de vez para o time principal que as vitórias começaram a surgir.

Com o novo meio, a SKT venceu quatro partidas em sequência, uma delas contra a então segunda colocada Gen.G  — ex-KSV e Samsung. No que antes Blank jogava de forma passiva, sem ganks e morrendo constantemente, com Pirean ele passou a ser mais agressivo, participativo e inteligente. Antes, só era capaz de jogar de Trundle e Sejuani. Às vezes nem isso. Agora, tem se mostrado habilidoso tanto com esses campeões como também com Taliyah, Gragas e Kindred.

Em entrevista ao Inven, o caçador atribuiu essa melhora ao fato de Pirean focar em apoiar outros laners. Ele também declarou que os dois se comunicam muito enquanto jogam e formam uma boa dupla. Similarmente, o mid exaltou o conhecimento de macro do companheiro, dizendo que ele faz muitas das chamadas e ordens do time.

Resultado de imagem para skt pirean
Blank e Pirean vem trabalhando de forma brilhante na LCK (SPOTV)

A vitória sobre os atuais campeões do mundo provou a boa fase da SKT. Pirean foi nomeado MVP da série, carregando dois jogos de Ryze e Swain e indo bem na derrota com LeBlanc. Cedeu solokills para Song “Fly” Yong-jun, mas foi decisivo em outros instantes com algumas jogadas de efeito para si. Bang foi outro que ganhou espaço para carregar com a mudança. É estranho ponderar que uma equipe sem Faker esteja jogando melhor.

Mais estranho ainda é pensar que, do jeito que a tabela está arrumada no momento, a SKT é a melhor amiga da kt na busca pelo Mundial. Son “Ucal” Woo-hyeon e companhia vinham fazendo uma segunda metade de etapa perfeita, até que perderam pra Kingzone DragonX. Isso deveria tornar impossível a classificação automática pra final, mas a rival ter ganho da Gen.G foi de muita utilidade. Por causa dessa mãozinha, a kt conseguiu empatar na tabela com Kingzone e Gen.G e ficar na frente pelo saldo de mapas.

A SKT vem tendo confrontos dificílimos pela frente. Jogaram contra Afreeca Freecs, Griffin e pegarão Kingzone, todos na corrida pelos playoffs. Considerando que a kt deve ganhar as próximas partidas devido a fraqueza da competição, qualquer vitória aurirubra pode ajudar. Se ganharem de Gwak “Bdd” Bo-seong e os dragões, por exemplo, vão colaborar para que os rivais peguem o primeiro ou segundo seed coreano no Mundial.

Nesse momento, o jogo virou e não tem ninguém torcendo mais pra SKT do que a kt. Faker foi responsável por esmagar os sonhos de Smeb e Score diversas vezes e os dois por muito tempo certamente nutriram ódio pelo lendário jogador. Mas agora, mesmo que por esse pequeno período, terão que deixar isso de lado e rezar que o inimigo tenha bons resultados.

Rick Birman

por Rick Birman

Publicado em 06 de agosto de 2018 • Editado há quase 6 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
LoL: Um dos primeiros jogadores da LCS, Zuna morre aos 33 anos
League of Legends

LoL: Um dos primeiros jogadores da LCS, Zuna morre aos 33 anos

Há 4 horas
League of Legends
LoL: MSI 2? Copa do Mundo dos Esports revela times convidados
League of Legends

LoL: MSI 2? Copa do Mundo dos Esports revela times convidados

A Copa do Mundo de Esports revelou quais serão os times que disputarão o torneio de League of Legends; veja a lista.

Há 5 horas
League of Legends
LoL: Assista ao trailer da Ahri Lenda Imortalizada, a skin de Faker
League of Legends

LoL: Assista ao trailer da Ahri Lenda Imortalizada, a skin de Faker

A Riot Games revelou o trailer da nova skin de Faker. Trata-se da Ahri Lenda Imortalizada, personalização feita em parceria com o mid laner.

Há 7 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 24 de maio: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 24 de maio: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 24 de maio. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 13 horas
League of Legends
CBLOL Academy 2024: 2° split terá formato de picks da LPL
League of Legends

CBLOL Academy 2024: 2° split terá formato de picks da LPL

O CBLOL Academy vai adotar um sistema de draft igual o da LPL para o 2º split: o formato Sem Medo. Mais informações na matéria, acessa!

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Conheça a build da Sejuani AP Top soladora!
League of Legends

LoL: Conheça a build da Sejuani AP Top soladora!

Um Grão-Mestre na Coreia inventou uma build e estilo de jogabilidade que torna a Sejuani Top uma máquina de AP e soladora! Confira esta build.

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais