×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Obrigado, Baiano: CBOLÃO é um sucesso absoluto para a união do cenário

League of Legends

Mais um CBOLÃO acabou! Nesta segunda edição do torneio, muitas mudanças, evento mais enxuto e grandes novidades, como a presença de estrangeiros que não os que já estão no cenário brasileiro de LoL.

Na primeira edição presencial compareci e escrevi esse texto falando sobre a excelente experiência que tive, mas esse conseguiu superar e mostrou o quão importante o CBOLÃO é para a comunidade brasileira

Mesmo em cima da hora, trouxe a comunidade

Sinceramente, eu fui um dos críticos quando o evento foi anunciado na CCXP e bem em cima da hora. Os ingressos estavam caros por estarem nos lotes finais e não faziam sentido para a maioria da comunidade, fora que o pouco tempo limitava quem mora fora de São Paulo fazer todo o planejamento da viagem.

Durante e após o término do evento, pude entender a diversidade que o Ilha das Lendas trouxe em, mesmo com toda essa dificuldade, incluir o maior número de pessoas da própria comunidade, em um tempo curto. Não foi o ideal, é óbvio, mas tentaram algo que ainda sim englobasse a todos, e que também pudesse abrir portas para o futuro.

Como o próprio Baiano disse, ter o CBOLÃO na CCXP abre inúmeras, portas e oportunidades para o torneio. Por exemplo, na minha visão ter o time internacional só foi possível devido à dimensão da CCXP. 

Além disso, tenho certeza que a CCXP trouxe fãs que talvez nem acompanhassem o cenário de LoL, mas viram toda aquela interação, torcida gritando, e pararam ali para ver um pouquinho do campeonato.

Baiano CBOLÃO
Reprodução/CBOLÃO

O evento em si

Para mim, a pavimentação do sucesso que já havia sido a última edição e veio com melhorias consideráveis. Por exemplo, na primeira edição em que alguns times jogaram apenas um jogo e estavam fora, mas dessa vez a tabela da competição fez com que todas as equipes precisaram jogar ao menos duas partidas para estarem eliminadas. 

Falando em estrutura, não tenho o que reclamar. Desde a plateia, arquibancada até os torcedores agitando na bateria. O Ilha das Lendas dá aulas em como integrar o show da torcida com todo o espetáculo feito dentro de Summoners Rift, e o evento se torna tão convidativo que parece te colocar dentro da sua casa, na maior zona de conforto possível e que nada pode te tirar daquele momento único de interação.

De resto, gostei das equipes presentes, já que abrangeram boa parte de todos os jogadores que fizeram parte da história do torneio ao longo dos anos. O espaço para convidados em si era ótimo e com bastante formas de se criar conteúdo. Você sempre podia esbarrar em algum jogador, streamer ou criador de conteúdo do cenário  e trocar uma ideia.

O clima era o mesmo para todos: celebração. Celebrar o sucesso do Baiano, CBOLÃO e prestigiar esse projeto que ele construiu do zero para unir a comunidade ao longo de todos esses anos.

CBOLÃO
Reprodução/CBOLÃO

Clima festivo e doações para uma causa nobre

Essa edição do CBOLÃO reservou diversos acontecimentos que você não vê todos os dias. Por exemplo, a sensação de eliminar o time norte-americano e ainda vê-los sendo jogados para a lower bracket pelos monochampions. Os outros jogadores fazendo selfies, storys antes mesmo do jogo acabar e, tipo, tudo bem, sabe? Os que perdiam entravam na onda, sorriam e até faziam pose para o momento.

Além de tudo isso, o campeonato é para ajudar causas nobres. Desde o início, o CBOLÃO surgiu para arrecadar dinheiro para instituições de caridades ou projetos que precisem de ajuda para continuar sobrevivendo.

Desta vez, o CBOLÃO arrecadou mais de R$ 289 mil reais, que serão revertidos integralmente para o Hospital de Amor, uma instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento e prevenção de câncer. Diversos influenciadores, organizações e criadores de conteúdo, além da própria comunidade tem dedo nesse montante.

paiN x INTZ

Para mim, o maior acerto dessa edição. Ignoro os estrangeiros, estrutura, tudo. Ver esses dois times mais uma vez se enfrentando em um grande palco, com torcida e ainda com duas composições históricas valeu pelo evento todo.

Assistir a esse confronto foi como revisitar cada pedacinho do Showtana que se apaixonou pelo competitivo de LoL atrás. Aquele que acordou para ver a INTZ vencer a EDG e que sofreu até os últimos minutos com a derrota para a Flash Wolves que possivelmente traria a inédita classificação aos playoffs do Worlds para a paiN.

É claro que os Intrépidos levavam vantagem por estarem na ativa, mas, no geral, foi ótimo poder ter um gostinho de ver esses dez caras novamente em campo. Eles são o passado, presente e um pouco do futuro do nosso cenário.

PaiN 2015 CBOLÃO
Reprodução/CBOLÃO

Baiano é o pilar da comunidade

Sem eles (jogadores antigos de paiN e INTZ), o cenário, hoje, não seria nada. Como os vemos, acredito também que só daremos o devido valor para esse esforço do Baiano bem mais para frente, embora uma grande parte da comunidade já enxergue: ele é o nosso diferencial e, não só por ele, mas por toda essa união que o cenário brasileiro respira e vive muito bem sem precisar se alimentar de outras narrativas.

Obrigado, Baiano e, acima de tudo, obrigado comunidade.

Luis Santana

por Luis Santana

Publicado em 04 de dezembro de 2023 • Editado há 5 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
CBLOL Academy 2024: Rise Gaming garante vaga no 2° split
League of Legends

CBLOL Academy 2024: Rise Gaming garante vaga no 2° split

A Rise Gaming é a última equipe a se integrar no modelo novo do CBLOL Academy 2024 com 14 times! Confira mais detalhes na matéria, acessa!

Há 10 horas
League of Legends
MSI 2024: “Time brasileiro mais forte que já enfrentei”, diz FLY Jensen sobre a LOUD
League of Legends

MSI 2024: “Time brasileiro mais forte que já enfrentei”, diz FLY Jensen sobre a LOUD

Jensen, da Flyquest, revelou em entrevista ao CBLOL que treinou contra a LOUD e se surpreendeu com o nível da equipe para o MSI 2024.

Há 10 horas
League of Legends
LLA 2024: All Knights não segue na liga, time teve brasileiros no 1º split
League of Legends

LLA 2024: All Knights não segue na liga, time teve brasileiros no 1º split

A All Knights não fará mais parte da LLA! Confira mais detalhes na matéria sobre a equipe que teve três brasileiros no primeiro split, acessa!

Há 11 horas
League of Legends
LoL: Jogadores relatam diversos problemas com o VANGUARD
League of Legends

LoL: Jogadores relatam diversos problemas com o VANGUARD

O VANGUARD chegou no LoL nesta quarta-feira (1) e está causando muitos problemas técnicos nos PCs de jogadores ao redor do mundo.

Há 11 horas
League of Legends
MSI 2024: Primeira adversária da LOUD, TES tem elenco com campeões mundiais!
League of Legends

MSI 2024: Primeira adversária da LOUD, TES tem elenco com campeões mundiais!

A TES, primeira equipe que a LOUD vai enfrentar no MSI 2024, conta com diversos jogadores campeões do mundo! Confira o histórico dos jogadores da Top Esports.

Há 11 horas
League of Legends
LoL: Corki receberá mini-rework e perderá habilidade íconica
League of Legends

LoL: Corki receberá mini-rework e perderá habilidade íconica

O Campeão Corki, um dos mais antigos e populares do LoL, perderá uma de suas habilidades icônicas no patch 14.10 de LoL. Veja mais detalhes.

Há 13 horas

















































Campeonatos Atuais