O primeiro semestre da FURIA em 2023 foi tenebroso. A equipe disputou competições importantes e não desempenhou bem. Após fala de guerri que o time estava estagnado, o quinteto melhorou um pouco, mas logo caiu de rendimento novamente.
Essa queda de rendimento rendeu muitas críticas ao elenco e técnico. O time mudou seu estilo de jogo, mas sem resultados. Agora, especulações dão conta de mudanças no elenco, o que pode ser benéfico para a equipe no restante da temporada.
Atuações ruins e críticas
O melhor time do Brasil não vem de bons resultados no último ano, inclusive. Desde o segundo semestre de 2022, a FURIA acumulou eliminações em campeonatos importantes do cenário. Juntos desde janeiro de 2022, o quinteto chegou ao seu limite. As últimas exibições não parecem de um time com foco no coletivo.
Jogadores como drop e saffee são duramente criticados pela torcida. Nas redes sociais é possível ver muitas mensagens pedindo a saída da dupla da FURIA. Para se ter uma ideia, drop, nos últimos seis meses, em apenas 15 oportunidades o jogador ficou com Rating acima de 1.04, tido como patamar aceitável.
Já saffee tem um desempenho um pouco melhor. Por 21 vezes, o jogador ficou com um Rating aceitável para os padrões competitivos. O que incomodou a torcida foram as últimas atuações, onde o jogador chegou a ficar com Rating de 0.48. Fato que ocorreu durante a partida da FURIA contra a Monte no Major de Paris.
Não acho que os jogadores possam ser responsabilizados, sozinhos, pelo desempenho ruim da FURIA em 2023. Há muitas questões envolvidas: desde bastidores, onde ninguém (ou pouca gente) tem acesso, até o jogo propriamente dito da FURIA dentro dos servidores. O jogo da FURIA simplesmente parou de existir e a equipe, hoje, não é mais competitiva dentro dos servidores do CS:GO.
Clima de despedida e cara de fim de ciclo
Recentemente, o site Game Arena publicou um interesse da FURIA na contratação de FalleN. Segundo a reportagem, a organização já teria sondado a situação do Verdadeiro na Imperial. Além disso, guerri publicou no Instagram uma mensagem que indicava uma possível mudança no elenco. O treinador se referiu à IEM Dallas 2023 como Last Dance.
Após a eliminação precoce da IEM Dallas 2023 – mais uma no ano da FURIA -, a organização publicou um agradecimento ao elenco no Twitter. A publicação foi encarada como despedida pela comunidade, mas o próprio perfil da FURIA rechaçou a ideia.
A questão é que o clima de fim de ciclo é evidente. Não somente pelas declarações e pela sondagem de FalleN, mas também por conta dos últimos resultados, que foram vexatórios para uma equipe do nível da FURIA.
Mudança de ares é bom para todos
FURIA é o time brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, que tem mais expectativas por conta de toda a comunidade. Não só pelos campeonatos que disputa, mas também pelo projeto a longo prazo. No entanto, é possível ver que não deu certo.
Em toda sua trajetória, a FURIA não conquistou nenhuma competição Tier-S. Nem em sua melhor fase, o time chegou ao título de um torneio. A melhor colocação da FURIA foi um segundo lugar na Esports Championship Series Season 7 – Finals, ainda no ano de 2019.
O time precisa de novos ares, novos nomes, novos rostos e outra pegada. Claro que não é preciso dispensar o time todo, mas o elenco precisa ser renovado. Os resultados do último ano mostram que o quinteto não está em um nível competitivo alto.
- Veja também: CS 2: Fãs especulam possível data de lançamento